Fileteado porteño tour

fileteado porteño

[dropcap letter=”S”]e você já foi a Buenos Aires, com certeza já viu alguma destas placas coloridas. Nas feiras de San Telmo, por exemplo, sempre tem alguma pessoa vendendo plaquinhas com esses traços coloridos. Faz um bom tempo que tenho curiosidade em saber de onde vem esse estilo artístico e, por sorte, acabei fazendo um tour bacana que tirou todas as minhas dúvidas.

A gente se reuniu no Abasto, o bairro tangueiro de Buenos Aires, e lá fomos nós. Caminhando pelas ruas desse bairro é comum encontrar várias casas com as fachadas decoradas com traços fileteados.

fileteado porteño

Carlos Gardel - museu

fileteado porteño

A guia começou com uma breve introdução e ali fiquei sabendo que esse estilo e o tango têm muito em comum. Os dois nasceram em bairros pobres e hoje ambos são símbolo de Buenos Aires. No fim do século IX, o fileteado era usado para decorar as carroças de cavalos.

Quer mais dicas sobre Buenos Aires? Aqui tem mais de 50 passeios para você descobrir e se divertir na capital portenha.

tour fileteado porteño

Depois dessas explicações, demos uma caminhada pelo Passeio do Tango, onde tem várias estátuas de personagens que fizeram história no tango argentino. Achei uma graça a hora que a guia colocou alguns tangos pra gente ouvir numa caixinha de som portátil, enquanto explicava sobre cada personagem.

E logo veio a parte mais esperada do tour, a aula de fileteado portenho. Um casarão antigo do Abasto nos recebeu junto com o fileteador Gustavo Ferrari. O artista e professor nos explicou passo a passo como fazer um fileteado. Vendo assim até parece fácil, né? Mas eu garanto que não é mole não. Além do mais, eu não tenho nenhuma veia artística e sou meio tosca pra isso.

fileteado porteño

Gustavo ensinando
Gustavo Ferrari ensinando

tour fileteado porteño

O fileteado é colorido, carregado, usa muitas flores e tem um efeito tridimensional pelo uso de luz e sombra. ¨Os pincéis são longos e para que os traços saiam bem tem que segurar com firmeza na parte de baixo e encostar o dedo mindinho na mesa pra dar mais estabilidade ao traço¨, explicou Gustavo. Juro que tentei e me esforcei em fazer tudo como ele falou, mas a minha arte fileteada custou a ficar decente.

tour fileteado porteño

Achei curioso saber que esses pincéis com as pontas longas são feitos com pelo de orelha de vaca. A aula durou cerca de 1h, com direito a um pouco de chimarrão e algumas bolachinhas, e a minha plaquinha acabou ficando assim. Dá só uma olhada na que o Gustavo pintou e depois olha pra minha hehe.

fileteado porteño
Adivinha qual é a minha?

Depois dessa aula bacana, caminhamos 3 quarteirões até chegar ao Museu Carlos Gardel. Como estava chovendo nessa tarde, não tivemos algumas paradas com explicações da guia pelo bairro. Fomos direto para o museu.

Carlos Gardel - museu

Quem quiser saber mais sobre a Casa Carlos Gardel, escrevi este post contando tudo sobre esse interessante lugar. Depois de uma passada rápida pelo museu, chegou a hora da aula de tango no seu pátio coberto. Afinal de contas, o fileteado e o tango caminham de mãos dadas. Eu acabei não ficando na aula, porque não sou muito chegada em tango, mas várias pessoas do tour ficaram.

Procurando hospedagem em Buenos Aires? Confira as melhores ofertas de hotéis do Booking na capital portenha. Se você reservar através deste link, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

fileteado porteño

Me despedi e fui embora toda orgulhosa com a plaquetinha de fileteado pintada por mim, embaixo da chuva.

Também encontrei a blogueira Gisele, do Aqui me Quedo, por lá. Quem quiser ler a sua experiência do tour, dá uma passadinha no blog dela.

Quer saber tudo sobre Buenos Aires? Confira o guia de viagem digital para ter a capital portenha aos seus pés!

Mais informações
O tour de filetado porteño, organizado pelo 054Online, dura 4h e é feito aos sábados, em espanhol e inglês. O passeio também pode ser feito em português, se for avisado com antecipação. O valor por pessoa é de cerca de 30 dólares, e inclui a aula de fileteado, de tango e um lanchinho.

Fiz esse tour a convite do pessoal do 054online e a minha opinião neste post é sincera e pessoal, mesmo quando o blog é convidado por empresas.

Join the Conversation

2 Comments

Participe e deixe seu comentário

  1. says: Lucila

    Oi, Alessandra. O tour de fileteado continua existindo. Acabei de atualizar o link do site deles que ao parecer eles mudaram. Abraços!!

  2. says: Alessandra

    Boa tarde Lucila!
    Você sabe se esse passeio ainda existe?
    o link da página que vc indica não está acessando.
    Se vc tiver uma outra dica de tour com uma programação parecida eu agradeço.
    Grata, Alessandra.