Alugando bicicleta em Londres

londres-bicicleta-aluguel

Uma boa maneira de conhecer Londres é alugar uma bicicleta e pedalar pela cidade. A capital inglesa oferece uma opção bacana e barata para passear pelas suas ruas, conhecer vários pontos turísticos e ainda fazer um pouco de exercício.

Na minha opinião, a opção mais econômica e a melhor de todas são as bicicletas públicas vermelhas do Santander. É muito fácil usar. Conto todos os detalhes neste post.

Quanto custa?
Qualquer adulto pode alugar uma, é só ter um cartão de débito ou de crédito. O usuário tem que ir até uma das estaçãoes, são mais de 700 em Londres, e começar o processo de aluguel.

A pessoa paga 2 libras por dia e pode usar uma bike a cada 30 minutos. Na máquina ao lado das bicicletas, a primeira tecla que tem que apertar é ¨hire a cycle¨ e depois é só seguir as instruções na tela. No final do processo você recebe um ticket com um código que terá que apertar para liberar a bike. Com um cartão você pode alugar até 4 bicis.

Ao apertar esse código no terminal para liberar a bicicleta, uma luz verde vai indicar que ela foi liberada e a pessoa pode pegar. Se aparecer a luz vermelha, significa que essa está com problema. Escolha outra e digite o mesmo código.

É preciso devolver a bicicleta em até 30 minutos na próxima ou na mesma estação. Se passar desse tempo, será cobrado no cartão mais duas libras a cada meia hora.

Para não pagar mais do que 2 libras por dia, vale dar uma olhada nas estações mais próximas ou no percurso para já saber onde deixar e pegar a próxima bike. De qualquer maneira, tem muitas estações em Londres, muitas mesmo, principalmente nos pontos mais turísticos. Confira aqui onde estão essas estações.

Resumindo, o custo de aluguel de uma bicicleta do Santander é de 2 libras por dia. Essa é a maneira mais barata de circular pela cidade! Confira comigo, o ticket de ônibus mais barato custa 1,5 libra (durante 1h).

Ou seja, se você pegar dois ônibus já vai ter que pagar 3 libras. Se usar a bicicleta, paga 2 libras e pode fazer quantas viagens quiser durante 24h! O sistema de aluguel funciona durante o dia e de noite também.

As bikes
Pela experiência que tive, todas as bicicletas que peguei em várias estações estavam ótimas. Dá pra ajustar a altura do selim e as bicicletas têm 3 marchas.

Algumas têm uma espécie de cestinha de ferro e um elástico grosso para prender alguma sacola ou mochila. Além disso, todas têm farol noturno. De uma maneira geral, achei que as bicicletas estavam em ótimo estado.

Dica, se você chegar em alguma estação para devolver a bicicleta e não tiver mais nenhuma porque alguém logo pegou a que você estava usando, caminhe até a próxima estação para pegar outra. Evite fazer as trocas nas estações mais próximas de pontos turísticos para ter mais chance de encontrar outras bicicletas disponíveis.

Lembre que você deve esperar 5 minutos na devolução para só então poder pegar outra bicicleta. Se quiser, também pode baixar o aplicativo Santander Cycles e pegar o código diretamente na tela do celular, é mais prático.

londres-bicicleta-aluguel
Esse é o ticket com o código para liberar a bike

Roteiros
Eu acho uma delícia pedalar pelas cidades que visito, acho essa uma maneira diferente de conhecê-las.

Neste link do governo de Londres você pode conferir vários roteiros que eles propõe para fazer de bicicleta. Tem para todos os gostos: para quem é fã de esportes, outro só de parques, um de mercados de rua e outro de jardins secretos.

Cara de feliz e pronta para passear de bike em Londres

Eu usei essas bikes num sábado de verão e adorei a experiência. Pedalei de Putney Bridge (meu lugar favorito aqui), até o Wandsworth Park, depois cruzei a ponte e fui para Fulham. Dali segui para o bairro chique de Chelsea e encontrei esta rua fofa de casinhas coloridas. O nome da rua é Bywater Street.

Depois aproveitei para visitar de novo, já perdi a conta de quantas vezes entrei no Museu de História Natural. Adoooro esse museu e tem uma estação de bicicletas quase na esquina.

Saindo do museu fui conhecer o Memorial da Princesa Diana que fica no Hyde Park. Ali tem uma fonte de água em formato de serpentina e no verão tem várias pessoas refrescando os pezinhos.

Também aproveitei para pedalar nas ruas internas que estão entre o Hyde Park e o Kensington Park. Uma delícia e muuuuito verde para descansar os olhos e a cabeça!

Terminei meu passeio na High Street Kensington que é uma rua comercial bem bonita, também área nobre de London. Aliás, ali tem o Design Museum que também recomendo a visita.

Procurando mais passeios para fazer em Londres? Confira todos os tours que a Civitatis oferece pela capital inglesa, faça sua reserva e divirta-se!

Cuidados
Antes de começar a pedalar, lembre que em Londres se dirije usando a mão inglesa (pela esquerda). Vale parar uns segundos antes de sair pedalando para analisar o sentido dos carros, principalmente nas rotátorias.

Além disso, fique esperto porque tem muuuuitos carros e ônibus elétricos em Londres. Como esses motores não fazem quase nenhum barulho, quando você perceber o carro está na tua cara e você não sabe nem de onde veio!!

Quase não há ciclovias na cidade, as bikes vão pela rua mesmo. Em algumas partes tem uma faixa especial pintada no asfalto para bicicletas, tente circular por ali. Se for virar, lembre de dar o sinal com o braço para avisar o motorista que está atrás.

londres-bicicleta-aluguel

Circule devagar e seja prudente, afinal de contas você estará pedalando em um país com regras e idiomas diferentes. De resto, curta muito o passeio.

Aproveite que Londres tem tantos parques maravilhosos e tire um dia para pedalar e se deleitar com tanto verde, lagos e belas paisagens!!

Hospedagem
Aproveite para conferir também ótimas opções de hotéis em Londres! Reservando pelo Booking através deste link, o blog ganha uma pequena comissão, você paga a mesma coisa e ainda ajuda a manter o blog no ar.

Participe e deixe seu comentário.