Dicas para visitar a Acrópole

acropole, atenas

A famosa frase ¨É como ir a Roma e não visitar o Papa¨, funciona perfeitamente com Atenas. Estar na capital da Grécia e não visitar a Acrópole é um mega sacrilégio para qualquer viajante!!

E olha que isso aconteceu comigo da primeira vez que estive lá!! Em 2002 não tive tempo de conhecer a Acrópole porque só passei uma noite em Atenas. Por isso desta vez fiz questão de conhecer de perto esse incrível cartão postal e compartilho com vocês algumas dicas.

Acrópole
O ponto máximo dessa visita é, sem dúvida, o Partenon. De várias partes de Atenas dá para avistar o monumento. Aliás, Acrópole significa cidade alta, em grego.

acropole, atenas

acropole, atenas

A construção do Partenon é dedicada à deusa Atena, que é a padroeira da cidade. O monumento é todo feito em mármore e tem colunas altíssimas. Pensar que ele começou a ser construído no ano de 447 A.C e só ficou pronto depois de nove anos e que ainda hoje podemos visitar esse lugar!!

Gente, a caminhada até lá vale cada esforço. Lá de cima se tem uma vista de 360 graus de Atenas!! Quando chegar ao topo, aproveite para descansar e apreciar as belas vistas da cidade.

atenas, grecia vista da acropolis, atenas

Além da beleza, me surpreendi ao ver andaimes, guindastes e várias pessoas trabalhando na restauração, que fiquei sabendo depois que já leva vários anos. Seja como for, até que consegui driblar a maquinária e tirar belas fotos.

Ah, para ver as esculturas que antes estavam dentro da Acrópole é preciso ir ao Museu da Acrópole, que fica na parte de baixo, ou ao Museu Britânico, em Londres (da época em que os britânicos saqueavam o tesouro alheio, well well).

Além do Partenon
A minha dica é subir aos poucos para apreciar também os outros monumentos que fazem parte da Acrópole, antes de chegar ao Partenón. Logo no início da subida vemos o Teatro Dionísio, nada menos do que o teatro mais antigo do mundo!!

acropolis, atenas acropolis, atenas

Alguns metros mais de caminhada e dá para ver o Odeão de Heródes, que tem uns arcos de pedra belíssimos muito bem conservados. Hoje em dia, os gregos aproveitam esse teatro quando há shows e espetáculos. Fico só imaginando a bela acústica sentada nessas arquibancadas.

Selfie e o Odeão de Heródes ao fundo

acropolis, atenas

Outro monumento que dá para ver é o Templo Erechtheion. As esculturas das mulheres com túnicas, como se estivessem segurando o teto com as suas cabeças, chama a atenção.

Templo Erechtheion
Templo Erechtheion

O estilo da construção desse templo é jônico e as esculturas são todas réplicas. As originais estão no Museu da Acrópole. Além desses monumentos, há outras ruínas para visitar, mas acredito que esses sejam os principais.

Passeio pelo bairro Plaka
Antes ou depois de conhecer a Acrópole, não deixe de passear pelas charmosas ruazinhas de Plaka. Esse bairro que fica aos pés do Partenón é também o mais antigo de Atenas.

bairro de plaka, atenas bairro de plaka, atenas

Tem dezenas de lojas de souvenires para todos os gostos e preços, além de restaurantes que servem a deliciosa comida grega, uma das minhas favoritas do mundo.

Os preços das refeições ali não são dos mais econômicos, afinal de contas essa é uma região mega turística, mas vale sentar em algumas das mesas do lado de fora só para beber alguma coisa e ver a vida passar à la grega 🙂 O bairro de Monastiraki, que fica ao lado, também vale a visita.

Evite os horários do meio-dia no verão

caminho até a acrópolis

A caminhada para chegar até a Acrópole é um pouco cansativa e o verão em Atenas é úmido e pode passar dos 42° C fácil. A melhor opção é fazer a visita antes das 10h (para evitar os turistas que descem dos cruzeiros) ou no fim da tarde quando o sol já baixou pelo menos um pouco.

Eu cometi o erro de ir em agosto, pleno verão, lá pelas 15h e suei muuuuito. Quando cheguei lá em cima eu tava tão cansada e suada que a minha bateria ficou pela metade. Por isso, acorde cedo ou deixe esse passeio para o fim do dia, sem esquecer que o complexo fecha às 19h30.

Horário
No verão (de abril a outubro) a Acrópole abre das 8h às 19h30; no inverno (de novembro a março) abre das 8h30 às 15h.

Como chegar
A estação de metrô mais próxima é Akropolis (linha vermelha M2). De trolley, as linhas 1, 5 e 15 passam por lá.

Preço
O valor do ticket para entrar na Acrópole é de 20 euros por pessoa (preço de 2018).
Se você der sorte e estiver em Atenas em algum destes dias, vai poder entrar de graça: 6 de março, 18 de abril, 18 de maio, último fim de semana de setembro, 28 de outubro e de novembro a março, o primeiro domingo de cada mês é de graça.

Participe e deixe seu comentário.