Tudo o que você precisa saber para fazer boia cross

boiacross morretes

Descer o rio de boia, bem pertinho de Morretes, é um dos programas mais divertidos, diferentes e baratos (e um dos que eu mais amo)! Fazendo boia cross, a diversão e o contato com a natureza estão garantidos.
Neste post dou dicas do que levar e como se preparar para esta aventura.

O famoso boia cross (descer o rio sentado em grandes câmeras de ar de caminhão) próximo de Curitiba é feito no Rio Nhundiaquara, que fica a 6 km de Morretes, na região litorânea do Paraná.

Eu já escrevi outro post bem completo com todos os detalhes para fazer boia cross que você também pode ler aqui.

O que vestir
Para descer o rio, super recomendo vestir roupas leves e flexíveis (não use jeans)! Quanto mais fininho o tecido, melhor vai ser. Como essa roupa vai molhar toda, lembre de levar uma muda extra para trocar no final do trajeto.

Use calça comprida ou legging. A calça deve ser o mais leve possível porque quando estiver molhada vai pesar mais. Dá para vestir bermuda também, mas eu prefiro algo mais comprido para não assar as pernas;

Vista uma camiseta fininha de manga comprida. Pelo mesmo motivo da calça, também recomendo que seja de manga comprida;

Use tênis ou um calçado de borracha, mas que prenda atrás. Atenção, não vá de chinelo porque há grandes chances de perdê-lo no meio do trajeto. Sapato tipo Crock´s é perfeito pra isso. Acho melhor calçado fechado porque no rio tem muita pedra;

Não esqueça de levar óculos de sol que deveria ter uma cordinha para prender melhor. Uma amiga minha perdeu os dela no rio;

Leve boné e passe bastante protetor solar;

E a última dica é levar máquina fotográfica à prova d´água (tipo GoPro), para fazer boas fotos!! Não leve celular (só se for à prova d´água) porque vai molhar na certa.

Antes da descida
Se você for a Morretes só pra fazer boia cross, vale a pena ligar antes para alguma pousada da região para saber se o rio está com um bom nível de água ou se não há previsão de chuva forte, para não perder a viagem.

boiacross morretes

Em caso de chuva intensa, há um controle feito pelos bombeiros que ¨habilitam¨ a descida ou não a cada dia, dependendo do clima. Nessa região são famosas as trombas d´água que é quando chove bastante no alto da Serra do Mar e a água desce com muita força.

Conheço duas pousadas ali na região que alugam boia e que podem dar informação sobre o clima pelo telefone, Pousada do Oásis ou a Pousada Itupava.

Almoço esperto
Depois da aventura, não vá embora de lá sem antes comer o famoso barreado, prato típico da região. Tem vários restaurantes legais para saborear essa comida tanto em Morretes como em Antonina. Confira neste post as minhas dicas de restaurantes em Porto de Cima.

barreado morretes
Esse é o delicioso barreado

Como chegar
Morretes fica a 68 km de Curitiba, aproximadamente 1 hora de carro.

De carro –
Tem que descer pela BR-277 (sentido Paranaguá) e depois pegar a PR-408 até Morretes. A descida de boia é feita em Porto de Cima, que fica a 6 km de Morretes.

Para quem não estiver com pressa, super recomendo ir pela Estrada da Graciosa (BR-116). Nessa estrada antiga, além da natureza e das belas paisagens, o mais legal é parar pra comer um milho verde ou tomar um suco no meio do caminho.

Estrada da Graciosa

Tem muitos quiosques que oferecem vários produtos locais, como a saborosa bala de banana (prove)!!

De trem – Também dá para chegar em Morretes descendo com o famoso trem da Serra Verde Express. Esse passeio é um dos mais lindos do país. Tem precipícios, túneis e paisagens de tirar o fôlego. O trajeto dura cerca de 4 horas. Em alta temporada é preciso reservar com antecedência.

De ônibus – Outra opção é ir de ônibus. A empresa Viação Graciosa faz o trajeto saindo da rodoviária de Curitiba até Porto de Cima e a viagem dura cerca de 1h20.

Você já fez boia cross e quer compartilhar sua experiência ou contar alguma dica? É só deixar um comentário aí embaixo.

Participe e deixe seu comentário.