Um dos passeios que mais gosto de fazer cada vez que vou pra Curitiba é boia cross no Rio Nhundiaquara e depois me esbaldar comendo um barreado em Morretes.
Para quem gosta de um pouco de adrenalina, lindas paisagens e não tem medo de se molhar, recomendo muito descer esse rio de boia, pelo menos uma vez na vida.
Na minha época de escotismo, quando desci o rio várias vezes, bastava alugar a boia, caminhar ladeira acima e curtir a descida pelo rio. Hoje em dia tem um pouco mais de segurança e as empresas que alugam as boias também fornecem capacete e colete salva-vidas, os dois são obrigatórios para a descida pelo rio.
A aventura começa em Porto de Cima, ali tem várias casas que alugam boias (câmaras de ar de caminhão). Depois de escolher onde alugar as boias é preciso subir cerca de 3km por uma estrada de terra até o ponto onde começa a descida. Geralmente, o aluguel da boia vem com o transporte incluído. Se quiser subir a pé também dá, mas é meio cansativo e demora cerca de 50 minutos.
Capacete e coletes bem amarrados e chega a hora de colocar a bunda na água. Já vou avisando que o rio é um pouco gelado, mas é só no começo…depois o corpo acostuma bem.
Qualquer pessoa com bom estado físico pode fazer boia cross. Minha dica, o importante é sentar bem na boia, levantar os pés e ficar com a cintura sempre mais pra cima para não bater nas pedras. Depois é só relaxar, deixar a correnteza te levar e curtir a paisagem, que é muito linda!!
Por mais que a descida seja bem tranquila, eu não recomendo deitar na boia de bruços. Sentado se tem mais controle dos movimentos e do corpo. Tem muitas pedras nesse rio.
Só tem um ponto que é um pouco mais forte, a escadinha, que é uma pequena corredeira que anima os mais aventureiros. Se você não quiser descer por ali, dá pra pegar a boia na mão e ir pelo lado esquerdo, muito mais tranquilo (e sem graça)!
Eu amo fazer este passeio com amigos que vem me visitar e vou cada vez que posso. Adoro estar em contato com a natureza e relaxar nesse belo rio.
O tempo de descida vai depender da quantidade de água do rio no momento. Geralmente, o trajeto é de 3 km e dura entre 1h30 e 2 horas. A descida começa na ponte de arame e termina na famosa ponte de ferro da foto acima.
Confira neste post muitas dicas para se preparar para o boia cross e o que levar no passeio.

Quanto custa?
Da última vez que desci usei os serviços da Pousada Itupava, que fica logo na entrada de Porto de Cima à esquerda. O aluguel da boia custa R$25 (valor setembro 2020) e inclui o transporte até o ponto de descida.
Bom, o transporte foi feito numa kombi bem caindo aos pedaços e as janelas não abriam. Ou seja, a sauna durante o trajeto de 3km também estava incluída 😉 Tirando isso, o serviço é bom e na volta dá pra tomar uma ducha e trocar de roupa nos vestiários da pousada.
Dicas
- A descida não é recomendada para crianças menores de 12 anos ou que tenham menos de 1m50 de altura;
- Se começar a chover forte, saia do rio imediatamente;
- Nunca desça o rio sozinho. Sempre vá acompanhado, caso aconteça alguma coisa;
- E só pra lembrar, não entre no rio se tomar bebidas alcoólicas.
Se você tiver carro para chegar até Porto de Cima, pode tranquilamente fazer o passeio por sua conta. Só precisa alugar o equipamento e pronto. Outra opção é procurar uma agência de turismo que ofereça o passeio e o transporte desde Curitiba.
Comida típica
Depois de tanta aventura na água é hora de repor as energias e pra isso nada melhor do que comer barreado. Esse prato típico é feito à base de carne desfiada (músculo) que fica cozinhando na panela de barro por cerca de 12 horas.
É uma delícia. Eu amoooo essa comida, que é típica da região de Morretes. O barreado (foto abaixo) é servido com arroz, farofa e banana. Tem quem goste de fazer um pirãozinho com a farofa, enquanto outros preferem comer a carne sem acompanhamento algum.
Um lugar onde costumo almoçar quando desço o rio de boia é a Pensão da Dona Siroba, que fica em Porto de Cima mesmo. Se você almoçar lá, não vá embora sem antes atravessar a rua e provar um sorvete no Banana da Terra. O meu sabor favorito é o de abacaxi com vinho tinto. Tãoooo bommm!!
Aproveite para ler também: O que fazer em Morretes
Quando ir
A melhor época pra fazer boia cross é quando o rio está mais cheio, de outubro a maio. Porém, fique de olho na previsão do tempo porque quando chove forte na cabeceira do rio o nível de água aumenta repentinamente, as famosas trombas de água, que podem causar afogamentos ou acidentes sérios.
Antes de descer, pergunte para o pessoal que aluga as boias qual é a previsão do tempo e se há perigo de chuva. Os bombeiros da região costumam avisar se a atividade está liberada ou não a cada dia.
Como chegar
De carro – Descer pela BR-277 (sentido Paranaguá) e depois pegar a PR-408 até Morretes. A descida de boia é feita em Porto de Cima, que fica a 6 km de Morretes.
Para quem não está com pressa, super recomendo ir pela Estrada da Graciosa (BR-116). Nessa estrada antiga, além da natureza e das belas paisagens, o mais legal é parar pra comer um milho verde ou tomar um suco no meio do caminho. Tem vários quiosques que oferecem vários produtos locais, como a saborosa bala de banana.
De trem – Também dá pra chegar em Morretes descendo com o trem da Serra Verde Express. Esse passeio é um dos mais lindos do país. Entre precipícios, túneis e paisagens de tirar o fôlego. O trajeto dura cerca de 4 horas.
De ônibus – Outra opção é ir de ônibus. A Viação Graciosa faz o trajeto Curitiba – Porto de Cima e a viagem dura cerca de 1h20.
Mais posts sobre Curitiba:
Pontos turísticos da cidade
Passeio de bicicleta por graffitis e murais
Como ir do aeroporto ao centro
Mirante Torre da Oi em Curitiba
Existe, sim. Dá uma lida no post que você vai ver que indico um lugar que conheço, mas chegando em Porto de Cima tem várias empresas e pousadas que alugam boias. Só tem que dar uma boa pesquisada no tempo, antes de se aventurar rio abaixo.
esse Boia Cross ainda está funcionando??ainda existe para ir??
Oi, Rodrigo. Hummmm 4 anos eu não levaria de jeito nenhum. A recomendação é a partir de 12 anos ou que a criança tenha uma altura boa como para não passar pelo meio da boia. Sinceramente, eu não levaria com essa idade. Pode que não aconteça nada, como ele pode cair da boia e se machucar feio. Um abraço!
Posso levar meu filho d 4 anos no bóia Cross? Ele tem colete, ele vai amarrado por uma corda(2mm aguenta 70k) no meu pulso.
Oi, Fabiana. Acho que no fim do trajeto de boia têm churrasqueiras, sim.
Alguém sabe se tem churrasqueira próximo ao rio?
Oi, Bruna. Sim, é o ano todo, mas quando chegar em Porto de Cima sempre tem que perguntar para as pessoas que alugam as boias se dá pra descer e se não tem previsão de chuva na hora em que você estiver no rio, porque pode ser perigoso pela famosa ¨tromba d´água¨. Abraços e divirta-se!
agora em janeiro desse de boia?
é o ano todo?
Bah adorei esse passeio muito legal, eu e meu marido fazemos trilhas mas a pé para cânions e cascatas ou de quadriciclo, mas assim nunca fizemos, amei as fotos lindas, parabéns !!!!
Ei, obrigada!
Oi Luisa, as suas coisas vc pode deixar no lugar onde vc aluga as boias que costumam ter lockers. E o trem para em Morretes, que fica a 6km de Porto de Cima, onde começa a descida de boia. Abraços.
Olá! No passeio de bóia cross, aonde deixou seus pertences? E a ponte na qual o passeio começa, é perto do lugar que o trem deixa?
Obrigada!
Oi Rafael. Quando eu fui em 2014 paguei R$18 pra descer com a boia. Hoje em dia não sei mesmo quanto está. Se você for, depois conta aqui pra gente os novos valores, por favor.
Alguém sabe quanto ta custando hj para descer de bóia
Obrigada, Sandro. Que bom que você gostou!!
Belo post! Parabéns e obrigado!
Olá. Infelizmente não tenho o telefone de nenhuma empresa. Tenta ver se você acha pela internet esse lugar que eu comentei que aluguei as boias. De qualquer maneira, não precisa comprar antes. É só chegar meio cedo que vc consegue na boa. Abraços.
ola, preciso comprar um ingressos para o boia cross para empresa, você tem telefone ou e-mail de alguém que possa nos ajudar?
Uhuuu e tomara que a gente possa fazer juntas alguma vez em Curitiba 🙂
Beijos!!
This adventure is already on Julia’s bucket list!!