Bondinhos de Lisboa

bondinho-lisboa

A capital portuguesa já é puro charme e com os bondinhos que circulam pelo centro histórico, Lisboa fica quase irresistível. Antigos e coloridos, esse meio de transporte não atrai só turistas. Muitos lisboetas usam os elétricos, como são chamados lá, para circular pela cidade diariamente.

São seis linhas e cerca de 57 bondinhos que fazem a festa de adultos e crianças na cidade. Vermelhos e amarelos eles circulam pelas ladeiras da cidade e são uma ótima opção para salvar sola de sapato e fôlego com tanta subida e descida.

Eu acho que os bondinhos são a atração turística mais famosa da capital portuguesa. Quando eu andava pelas ruas do Chiado e ouvia o sino tocando de algum deles se aproximando, sentia como se eu estivesse fazendo uma viagem ao  passado.

bondinho-lisboa
Eu me diverti bastante andando nos bondinhos

Rotas
Compartilho com vocês as rotas das seis linhas dos bondinhos de Lisboa e alguns detalhes de cada um.

12E
Esse é o trajeto mais curto de todos, apenas 4km, que são feitos em 20 minutos. O percurso vai da Praça da Figueira até à colina de São Tomé e depois percorre a Alfama. O último passa às 20h45.

15E
Este bondinho faz minha rota preferida: liga o centro de Lisboa a Belém, onde fica a famosa Torre de Belém, o Mosteiro dos Jeronimos e a confeitaria que faz os deliciosos pastéis de Belém.

O elétrico sai da Praça da Figueira e também tem embarque na Praça do Comércio. O trajeto todo dura cerca de 22 minutos e passa por uma ponte suspensa. Este bondinho funciona até à 1 da madruga. 

18E
Este vai do Cais do Sodré até o Mosteiro dos Jeronimos (em Belém). A rota toda dura cerca de meia hora, funciona até às 19h30 e não circula nos domingos ou feriados.

bondinho-lisboa

24E
Este bondinho tem um trajeto curto de cerca de 20 minutos e vai do Campolide até à Praça Luis Camões. O último circula até às 20h30.

25E

Esta é uma rota mais utilizada pelos trabalhadores de Lisboa mesmo, por isso só funciona nos dias de semana e até às 20h. O bondinho liga a Praça da Figueira ao Campo Ourique.

28E
Essa linha é a mais popular de todas e a preferida dos turistas porque além de ter a rota mais longa (28km), corta o famoso bairro Alfama, passa pela frente da antiga Sé Catedral e depois vai aos bairros Graça, Mouraria, Alfama, Baixa, Chiado, Madragoa e Bairro Alto.

bondinho-lisboa

Os vagões desse bondinho são originais dos anos 30 e as máquinas circulam até às 23h.

Para saber mais detalhes de cada rota e dos horários dos bondinhos elétricos, confira aqui.

bondinho-lisboa

Quanto custa
A passagem dos elétricos custa 3 euros (valor de julho/2019) e pode ser comprada diretamente com o motorista. Agora anota esta dica, se você tiver o cartão Viva Viagem paga 1,5 euro.

vivaviagem-lisboa
Esse é o cartão Viva Viagem

Esse cartão serve para usar qualquer transporte público na cidade pagando um pouco menos em cada viagem e pode ser comprado dentro das estações de metrô, por 0.50 centavos de euro.  

Outra maneira de economizar é comprar o passe por um dia que custa 6,4 euros. Ele deve ser comprado nas estações de metrô ou em locais autorizados. Com esse bilhete, todos os elétricos, ônibus e metrôs estão incluídos e a pessoa pode fazer quantas viagens quiser durante 24h.

Participe e deixe seu comentário.