Cânion Guartelá, um dos maiores do mundo

Cânion Guartelá

Sabia que um dos maiores cânions do mundo fica perto de Curitiba? O Cânion Guartelá é um lugar incrível para visitar, ficar em contato com a natureza e fazer uma boa caminhada pela Mata Atlântica.

O Guartelá é considerado o sexto maior cânion do mundo em extensão, tem cerca de 30km. Eu tinha visitado uma vez quando era escoteira há muitos anos e estava com muitaaaa vontade de voltar. Finalmente consegui visitar o Guartelá de novo este ano e adorei o passeio!!

guartela
Felicidade de estar ali de novo


Se prepare pra se esbaldar com paisagens incríveis, muito ar limpo e nada de sinal de celular. É natureza em estado puro, literalmente!

Além da vista incrível do cânion, outro atrativo do parque (pra mim o melhor de todos) é que dá pra tomar banho num córrego transparente e entrar nos panelões.

guartela canyon


Esses buracos naturais no meio das pedras são como uma hidromassagem natural. A água é meio geladinha, mas se for um dia de sol é uma delícia!! O Córrego Pedregulho é bem transparente e a água vai descendo nas tuas costas ali dentro dos panelões. Uma sensação deliciosa.

Trilhas
A entrada é gratuita e não precisa de guia. Como o Parque Estadual do Guartelá é uma unidade de conservação, o passeio ali dentro deve ser feito somente pelas trilhas marcadas. É tudo autoguiado e bem sinalizado.

Cânion Guartelá trilhas



A trilha mais famosa tem cerca de 5km (ida e volta) e vai até o mirante do cânion e também passa pelo Arroio Pedregulho, o único local onde dá para entrar na água.

Essa trilha pode ser feita em umas 3h, em um ritmo bem tranquilo. A maior parte é feita sobre esses trapiches de madeira. Já vou avisando, a ida é bem tranquila mas a volta tem uma subida meio pesadinha.

A outra caminhada é a trilha das pinturas rupestres, mas essa só pode ser feita com um guia e deve ser agendada. São cerca de 6km (ida e volta) e além dos outros pontos da trilha anterior, também dá pra ver pinturas rupestres que foram feitas por indígenas, há cerca de 7 mil anos. Eu não fiz essa trilha, mas sei que o tempo é de umas 4h mais ou menos.

Eu li que dentro do parque tem algumas espécies em extinção como tamanduá bandeira, lobo guará, jaguatirica e até onça, mas não vi nenhum. Imagino que esses animais costumam sair de noite ou no fim da tarde pra caçar e se tiver muito gente caminhando e conversando, não vão aparecer tão facilmente, né?

Enquanto fiquei sentada admirando essa paisagem, fiquei me perguntando como os cânions se formam. É pela ação da água e do vento, que durante milhares de anos vão esculpindo esses paredões rochosos. A natureza é mesmo incrível, gente!

Aproveite para ler também sobre os principais pontos turísticos de Curitiba.

Como chegar
O Cânion do Guartelá fica entre as cidades de Tibagi e Castro, na região dos Campos Gerais, a 200km de Curitiba.

Saindo de Curitiba tem que pegar a BR-376 até Ponta Grossa. De Ponta Grossa, tem que seguir pela PR-151 até Castro. De Castro é só seguir pela PR-340 até Tibagi.

Acho meio puxado fazer um bate e volta, mas até dá. São cerca de 3h de carro desde Curitiba. Eu fui de excursão e daí foi tranquilo porque não tive que dirigir e deu pra descansar no carro. Realmente não precisa de uma excursão, só fiz porque eu não tinha transporte pra chegar até lá.

Se você aproveitar pra dormir na região, super recomendo visitar também o Parque Estadual de Vila Velha (que fica no caminho) ou algumas cachoeiras próximas do Guartelá.

Ou seja, este pode ser um passeio de um dia só para ir e voltar ou de um fim de semana, aproveitando também para visitar outras atrações pelo caminho.

O que levar
Super recomendo levar roupa de banho, toalha, boné ou chapéu, protetor solar e repelente. Leve também água e um lanche para comer lá dentro (não tem nenhum lugar para comprar no parque). E não esqueça de levar um saquinho para levar seu lixo de volta pra casa.

Cânion Guartelá



Eu almocei um lanche com esta vista incrível e recomendo todo mundo a fazer o mesmo. Afinal de contas, não é todo dia que a gente tem o privilégio de ter esta paisagem na sua frente!

Privilégio dessa vista
Privilégio desta vista

Fenda do Nick
Nesta excursão que fiz, na parte da tarde, também visitamos a Fenda do Nick (que fica a uns 30km do Guartelá).

Esse lugar está dentro de uma propriedade particular. É um corredor de pedra no meio de uma montanha. Essa fenda se formou depois de um terremoto. A trilha tem cerca de 3km.

Sinceramente não curti muito e achei bem caro para o que oferece. A entrada custa R$60. Tem um guia local (mas não achei muito enriquecedor). A trilha é meio lamacenta e eu não recomendo esse passeio para idosos nem para crianças pequenas.

Mais informações
O Parque do Guartelá abre de quarta-feira a domingo e feriados, das 9h às 16h30.

Participe e deixe seu comentário