Uma visita ao Castelo de Windsor

CastelodeWindsor

A família real britânica tem muitos castelos espalhados pela Inglaterra. Um dos mais famosos é o Palácio de Buckingam, mas sabia que a poucos quilômetros de Londres também é possível visitar o Castelo de Windsor?

Aproveitando que estou morando em Londres pela segunda vez, decidi que era hora de conhecer esse famos castelo e um pouco mais da história da Inglaterra.

Windsor fica só a 40km de distância da capital inglesa, em menos de 1h de viagem se chega a uma das residências oficiais da Rainha Elizabeth. Aliás, dizem que ela costuma passar os fins de semana ali.

Um dos mais recentes grandes eventos em Windsor foi em 2018, o casamento real da Meghan Markle e do Príncipe Harry (agora, acho que ex príncipe, né?).

Tava frio, mas a gente sorri mesmo assim
CastelodeWindsor

Vamos lá! Gente, não mostro o interior do castelo porque não deixam tirar fotos lá dentro, infelizmente. Eu visitei os luxuosos state apartments (apartamentos de estado) que são usados pela rainha em funções oficiais. Tapetes, quadros, mesas enormes e muito dourado decoram impecavelmente cada cômodo.

Lá dentro tem uma coleção de peças de porcelana incrível. Esse castelo que tem 900 anos de história já foi residência oficial de 39 monarcas ingleses, gente.

 Outra coisa que achei legal de visitar foi a casa de bonecas em miniatura da Rainha Mary. Os móveis estão feitos em uma escala 12 vezes menor que na vida real e foram feitos por 150 artesãos. A mini casa tem até elevador e eletricidade, luxo de monarca mesmo.

Aliás, não posso deixar de mencionar que o que realmente me choca cada vez que visito algum monumento da monarquia é a opulência e o luxo com que essas pessoas vivem até hoje. Com tanta desigualdade no mundo, eu juro que não entra na minha cabeça que alguém possa viver assim.

CastelodeWindsor
CastelodeWindsor


Voltando a visita, além do interior do castelo, também é possível visitar a Capela de São Jorge. E se você estiver lá às 11h da manhã, poderá ver a troca da guarda que acontece nas terças, quintas, sábados e domingos.

No total eu acho que entre 2h e 3h são suficientes para visitar todo o castelo. A visita é feita com um áudio guia que vale a pena usar para ouvir explicações e ficar por dentro de detalhes da história.

Depois de visitar o castelo super indico conhecer a pequena cidade de Windsor que tem várias lojas e restaurantes.

Windsor
windsor
Diferença do céu nessa foto que foi tirada no verão. Foto: Diego Sacchetti

Caminhando pelo centrinho achei esses bichinhos de pelúcia fofos, com temáticas bem inglesas. Como você pode imaginar, souvenir é o que não falta por lá.

Outra atração do centro de Windsor é a Crooked House (a casa torta), que foi construída no século XVI. Há várias hipóteses que explicam como essa casa entortou. Alguns dizem que ela foi feita com madeira de carvalho verde e com o tempo o material acabou trabalhando.

casatorta-windsor
Foto: Diego Sacchetti

Também dizem que esse imóvel tinha uma passagem secreta que dava diretamente no castelo. Por ali eram enviados produtos frescos até a cozinha da realeza.

Mais informações
A entrada ao castelo custa 22 libras (crianças menores de 5 anos não pagam) e a minha dica é comprar o ingresso antecipadamente pela internet e chegar antes do castelo abrir, por volta das 9h30. Quase sempre tem fila pra entrar, principalmente no verão.

Eu fiz essa visita num tour a convite da Musement e não tive que me preocupar em comprar o ingresso porque isso já estava incluído no valor da excursão. Durante o passeio também recebi um sanduíche, um pacote de batata frita e uma bolacha de almoço e no ônibus também tinha um guia em inglês.

O único ponto negativo de fazer excursão, na minha opinião, é que ficamos quase 40 minutos na fila e depois só tivemos 1h30 para fazer a visita ao castelo porque depois continuamos o passeio para Stonehenge e Bath. Você pode ler sobre esses dois destinos aqui.

Participe e deixe seu comentário