Não tem jeito, quando a gente lembra da culinária argentina a primeira coisa que pensamos é num churrasco ou em um super pedaço de carne suculento, macio e saboroso, não é mesmo? Imagina agora se esse bife de chorizo for assado ao estilo argentino, na parrilla, e vier acompanhado de outros pratos e cinco vinhos de adegas boutique?
O argentino Luis teve a ideia de compartilhar como se prepara e se faz um verdadeiro churrasco argentino. Em um loft acolhedor, bem no meio do chique bairro de Palermo, uma simpática inglesa é quem recebe aos que chegam para o jantar.
No estilo dos restaurante a portas fechadas, o Steak by Luis, oferece a experiência de comer muito bem, conhecer outros viajantes e passar uma noite diferente em Buenos Aires. Os passos a seguir são; se inscrever pela internet, esperar o endereço chegar no seu email e aparecer por lá na hora marcada. O resto fica por conta do anfitrião.
Dica, não coma nada de tarde ou tente comer bem pouco antes de ir pra lá. Eu garanto que o jantar é bem abundante e você não vai sair de lá com fome. Muito pelo contrário, sai suuuuper satisfeito.
O evento é um jantar de 5 passos, maridado com 5 vinhos. Como não sorrir com uma proposta dessas? Na noite que fui, 10 pessoas participaram do jantar. Como a ideia é manter esse perfil de ¨casa da gente¨, o Luis avisa que recebe no máximo 30 convidados por noite.
As boas-vindas ficam por conta de uma taça de champagne e uma picada, que é um tábua de frios com vários tipos de queijos, presunto, salame, pães, nozes e beringela. Essa é uma ótima ocasião para conhecer as outras pessoas e bater um papo.
Em seguida, é a vez de uma salada gourmet com verduras e frutas e um vinho branco Torrontés que eu ameiiiiiii. Como eu adoro vinho branco, não foi difícil me apaixonar por ele; doce, suave e gelado.
A churrasqueira fica bem em frente da mesa e só um vidro separa os ambientes. Por isso, entre uma taça e outra é bacana acompanhar como a carne vai sendo assada. Enquanto o jantar vai rolando, você pode levantar e ir lá bater papo com o churrasqueiro. O simpático Luis tem o maior prazer em contar por que faz o assado com a grelha bem baixa, por que ele só tempera a carne com sal fina, entre outros segredinhos do chef.
Depois de um pouco de conversa chega a hora de provar o terceiro prato. Bom, esse não é só um prato, é uma tábua enorme de achuras, algo muito típico em dias de churrasco na Argentina. As achuras são pequenos pedaços que não se comem no Brasil, mas que no país vizinho não podem faltar em nenhum churrasco que se preze; molleja, chinchulín e riñones. E as famosas morcilla e chorizo, é claro.
E como se isso fosse pouco, não faltou nem mesmo a provoleta, tipo um provolone derretido, maravilhoso!! Tudo isso acompanhado de um bom Cabernet.
Ok, eu sei que é muita comida, mas o jantar ainda não terminou. O pedaço mais nobre e o momento mais esperado de experimentar o bife de chorizo está a caminho. E o vinho que acompanha esse momento não poderia ser outro, um bom malbec.
São quase 400g de carne para cada um e você pode escolher o ponto da sua; jugosa (sangrando), a punto (ao ponto) ou bien asada (bem passada).
Eu não como carne de vaca, mas a minha mãe que foi comigo disse que o bife estava delicioso, macio e mega saboroso. Bom, todos os que estavam na mesa falaram a mesma coisa. Eu comi um prato de verduras grelhadas e uma empanada de acelga que também estava uma delícia.
Conversa vai, vinho vem, chega a hora da sobremesa. Aliás, esse é um dos meus momentos favoritos. Eu sou bem formiguinha. Amo doces!! Para fechar o evento da melhor forma possível, um cheesecake de doce de leite apareceu por lá.
Era uma mistura entre sorvete e torta. Eu ameiiiii!! Nunca tinha provado um cheesecake de dulce de leche, o xodó dos argentinos, e essa receita é incrível. Juro!! Gostei tanto que acabei pedindo a receita.
Quando olhei no relógio não acreditei que já tinham se passado três horas. O jantar foi tão tranquilo, abundante e divertido que não vi a hora passar, literalmente.
Essa experiência é mais do que um jantar em um dos melhores restaurantes de Buenos Aires. É um evento para relaxar, ser paparicado, conhecer outras pessoas, beber e comer muito bem, e descobrir os segredos do sagrado churrasco argentino.
O jantar foi uma cortesia, mas isso não influencia a minha opinião neste post, que é totalmente pessoal.
Mais informações
O preço do jantar do Steak by Luis (com vinho, água e sobremesa incluídas) é de US$90 por pessoa. Para quem é vegetariano o valor é de US$70. (valores de 2018).
O loft fica em Palermo Soho, pertinho da Avenida Córdoba, mas o endereço você só recebe depois que fizer a reserva pela internet. Para fazer a sua reserva, é só seguir este link!
Quer saber tudo sobre Buenos Aires? Confira o guia de viagem digital para ter a capital portenha aos seus pés!
Quanto tempo
O jantar começa às 20h e dura em torno de 3h a 3h30. Os churrascos são feitos de segunda a quinta e aos sábados. Nas quartas-feiras tem show de tango incluído.
Ana, estava tudo tãoooo gostoso que dá vontade de ir todo fim de semana, né? Besos!!
A vida moderna inspira criatividade e quando proporciona momentos tão agradáveis e diferentes como esse encontro para conhecer e saborear um asado típico do campo num jantar em B.Aires, é muito prazeiroso.
Realmente adorei participar. É mais do que ir para comer a melhor carne argentina. Simplesmente é algo diferente; a integração entre os participantes, a atenção bem dedicada, refinada, sem falar da comida…o bife de chorizo parecia uma manteiga!
A provoleta e as achuras uma delícia! Tudo muito bom!
Aaaahhhhh, mas que pena!! Bom, agora você já tem mais uma ótima desculpa pra ir para B. Aires de novo 🙂 Bjs
Fiquei profundamente chateada agora que porque não ouvi falar disso antes de ir a BUE. Queria muito experimentar a famosa Parrilla Argentina, mas acabei não encontrando lugar nenhum pra comer.
Quem sabe na próxima visita né? :/