Como dirigir na Inglaterra

londres
Foto: Oltion Bregu

Viagem marcada para conhecer a Inglaterra e você está pensando em alugar um carro em Londres para conhecer o país? Então preste atenção nestas dicas para saber como dirigir na mão inglesa.

Importante saber, na Inglaterra se dirige alinhado ao lado esquerdo e o motorista senta do lado direito. Ou seja, ao contrário do que estamos acostumados a fazer no Brasil. Por isso, vale a pena ler estas dicas para aprender um pouco mais sobre as leis de trânsito desse país antes de cair na estrada.

O catarinense Ricardo Luis morou em Londres durante 18 anos e trabalhou fazendo delivery de documentos na capital inglesa. Ninguém melhor do que ele para dar algumas dicas pra quem vai dirigir na mão inglesa pela primeira vez. ¨Na hora de sair da locadora é muito importante observar com calma o fluxo do trânsito e se a rua tem duas mãos ou não¨, adverte.

Ultrapassagens
Na hora de ultrapassar um veículo tanto na rua como nas estradas inglesas, lembre que você terá que fazer isso pela direita. Na Inglaterra, a pista da esquerda é a lenta.

¨A faixa do meio da pista sempre vai estar do lado do volante do motorista. Nos primeiro 15 minutos pode até parecer complicado, mas em seguida o cérebro entende a mudança e se acostuma em poucos minutos¨, explica Ricardo. 

Câmbio automático
Já que a cabeça vai dar um pouco de nó logo no início, uma boa dica de quem já dirigiu na mão esquerda é usar um carro com câmbio automático. Isso vai facilitar bastante. Dessa maneira o motorista não vai precisar trocar de marcha com a mão esquerda, algo que não estamos acostumados a fazer no Brasil.

londres
Foto: Negative Space

Rotatórias
Se você optar pelo aluguel de carro em Londres  para andar pela cidade ou para viajar pelo país, atenção redobrada nas rotatórias (roundabout em inglês). O Ricardo adverte que é preciso prestar muita atenção para não entrar no sentido contrário. ¨Na Inglaterra o sentido das rotatórias é sempre o esquerdo. Muito cuidado nessa hora porque é fácil confundir¨, diz.

Pedestres
Pela lógica inglesa, os pedestres devem aparecer pelo lado esquerdo, mas é preciso tomar cuidado em dobro com eles quando estiver dirigindo por lá.

Não é à toa que em muitas ruas de Londres é comum ver a frase Look left ou Look right pintadas no asfalto, principalmente em lugares turísticos.      

londres

Outro detalhe para prestar muita atenção nas faixas de pedestre, pintadas no chão ou sinalizadas com postes de luz, é que o motorista deve parar. A prioridade é da pessoa que está caminhando, sempre!

E mais uma informação curiosa, sabia que não é só no Reino Unido que existe esse costume de usar a mão inglesa? Em países como a Índia, Austrália, África do Sul, Barbados, Japão, entre outros, também se dirige pelo lado esquerdo.

Participe e deixe seu comentário.