Como é voar com a Aerogal

Aerogal

Atualmente existem três companhias aéreas que voam pra Galápagos; Lan Ecuador, Tame (Línea Aérea del Ecuador) e Aerogal (Aerolíneas Galápagos), que foi a que eu usei.

O arquipélago fica no Oceano Pacífico, a mil quilômetros da costa equatoriana. O voo desde Guayaquil dura 1h40. Também dá pra viajar desde Quito, mas a maioria das empresas faz escala em Guayaquil.

Quando pesquisei os valores das passagens, já sabendo que o trecho Equador-Galápagos não ia ser barato, vi que os preços eram muito parecidos entre as companhias. Que novidade, né? Então, acabei decidindo pela Aerogoal (que é do mesmo grupo da Avianca-Taca) porque essa foi a única que aceitou pagamento via Paypal, pelo menos quando eu comprei a passagem (setembro de 2013). Paguei US$430 pelo trecho (ida e volta) Guayaquil-Galápagos.

Os voos saíram pontualmente e não tive nenhum problema com o check-in nos aeroportos. Na ida, o avião não era dos mais novos, mas a viagem foi confortável. A comida foi bem gostosa; arroz com frango e azeitonas e um pedaço de bolo. Já na volta voei com uma aeronave nova, porém, a comida deixou a desejar. Já era hora do almoço e a única coisa que nos serviram foi uma refeição bem frugal; essa bandeijinha com pequenos pedaços de queijo, uvas e pão.

Aerogal

Pra ser a equação perfeita, teria que ter sido o almoço do avião antigo com as comodidades da aeronave nova, que tinha poltronas de couro com encosto lateral para apoiar a cabeça e entretenimento a bordo individual.

Aerogal

Além disso, outro ponto positivo de ter voado com a Aerogal foi poder chegar pelo aeroporto de San Cristóbal (Baltra) e voltar desde a ilha de Santa Cruz. Ou seja, a vantagem é que dessa forma eu não tive que fazer outro trecho de barco (de ilha pra ilha) e economizei 2 horas de navegação “chacoalha chacoalha” e mais US$30 da travessia de lancha.

Se a ideia é conhecer várias ilhas, como eu fiz, aconselho chegar por um aeroporto e voltar por outro. Galápagos só tem dois aeroportos; o de Santa Cruz (Baltra) e o de San Cristóbal. Detalhe importante, quando comprar a passagem pra Galápagos, fique de olho pra não comprar errado já que há várias categorias. Por exemplo, os equatorianos pagam bem menos que os turistas estrangeiros. Se comprar como equatoriano ou residente no país, por engano, você terá que mostrar identidade no aeroporto pra comprovar, caso contrário vai ter que pagar uma multa ou a diferença do ticket.

bannergalapagos

 

Pra saber mais sobre Galápagos; taxas, como se locomover de ilha pra ilha e mais dicas, dá uma lida neste outro post:

– Descobrindo Galápagos
– Tartarugas gigante – Santa Cruz
– O que fazer na Ilha Isabela
– Leão-marinho de San Cristóbal

Join the Conversation

2 Comments

Participe e deixe seu comentário

  1. says: Lucila

    Que bom, Túlio. Nos próximos dias tem mais Galápagos aeeee!!!