Sabia que é possível visitar o Uruguai partindo da capital argentina em poucas horas? Vou te contar como ir de Buenos Aires até Colônia de ferry.
A viagem é super rápida e o passeio é uma delícia. Em apenas 1h20 cruzamos o Rio de la Plata e chegamos até Colônia (que é o ponto mais próximo) ou também dá pra ir até Montevidéu, a capital do Uruguai.
Vou te contar quais empresas oferecem esse serviço, a diferença de cada uma e várias dicas. Vem comigo!
Como é a embarcação Os ferrys são enoooormes, tem muito espaço para as malas, dá para ver o rio do lado de fora e das janelas. Também tem freeshop (igual ao do aeroporto), várias poltronas uma do lado da outra distribuídas em dois andares.
Além de passageiros (que pode variar de 200 até 600, dependendo do tamanho), os ferrys também levam carros na parte de baixo. Gosto desse tipo de viagem porque dá pra ficar do lado de fora e curtir uma paisagem diferente. No começo e no fim da viagem é melhor porque não venta muito. Quando está já no meio do rio o vento bate mais forte e achei bem ruim ficar do lado de fora.
Nas viagens que fiz até agora peguei tempo bom e o barco não balançou. Dica: no andar de cima balança um pouquinho mais. Já ouvi de outras pessoas que tiveram uma viagem onde o barco balançou mais porque o rio estava bem mexido e o clima mais ou menos. Mas até agora eu tive sorte e foi bem tranquilo.
Se você sofre de enjoo nesse tipo de travessia, melhor levar um remédio na bolsa só pra garantir.
Imigração Como a viagem é entre dois países precisa fazer imigração ao sair de Buenos Aires e ao voltar do Uruguai. Por isso, lembre de levar RG ou passaporte ou você não embarca!
As bagagens também passam pelo raio-x e tem alguns alimentos que não deixam entrar no Uruguai. Vale checar antes da viagem.
A Colonia Express costuma ser a empresa mais barata e o barco é menor que o das outras empresas. Se você for até Colônia super indico pelo preço. Agora se você quiser ir até Montevidéu não recomendo tanto porque você vai de barco até Colônia e depois de ônibus (que já está incluído no valor da passagem). Geralmente é 1h20 de barco até Colônia e depois quase 3h de ônibus até Montevidéu.
Eu fiz e achei meio cansativo, principalmente porque o ônibus era bem normal, o enconsto quase não reclinava e tive que sentar na última poltrona (do lado do banheiro) e nessa viagem o banheiro cheirava horrível. Foi tenso 🙁 A empresa Colonia Express também oferece o mesmo trajeto de ferry até Colônia e depois ônibus até Punta del Este (mais 5h de busão).
Resumindo, recomendo essa viagem a Montevidéu ou Punta del Este de ônibus só se você não estiver com pressa e quiser economizar.
Buquebus e SeaCat
Essa empresa é a mais famosa de todas e as embarcações vão direto até Colônia ou Montevidéu. A diferença é que os preços costumam ser mais altos.
Uma vantagem é que a Buquebus oferece a travessia direto de ferry de Buenos Aires até Montevidéu, são 2h45 no total. Fique de olho na hora de comprar a passagem porque também tem a opção de ônibus que costuma ser mais em conta.
Os ferrys da Buquebus são maiores e mais novos que os da Colonia Express.
A Seacat é outra empresa mas o dono é o Buquebus. Acabei de entrar no site deles e percebi que o domínio agora cai direto na página da Buquebus. Ou seja, acho que agora literalmente viraram uma empresa só.
Preços Continuando com as dicas sobre como ir de Buenos Aires a Colônia de ferry, quando você entrar no site das empresas vai ver que existem preços diferentes dependendo da categoria que escolher. Tem classe turista, business e primeira classe. Na minha opinião, como a viagem é curtinha não vale a pena comprar uma categoria mais cara, sinceramente.
Mas fique de olho na possibilidade de mudar a data da viagem, se isso está incluído na tarifa ou se cobram extra por isso. Hoje em dia, com tantas mudanças em cima da hora e pela Covid, acho que vale pagar um pouquinho a mais na passagem e depois garantir mudanças sem ter que pagar taxas.
Os valores também vão mudar dependendo da época da viagem. É temporada alta durante o verão, principalmente depois do Natal. Os argentinos amam passar o verão no Uruguai; do fim de ano até fevereiro, as passagens são mais caras, é claro.
Bate e volta Quem não tiver tempo sobrando, pode escolher ir e voltar no mesmo dia só para conhecer Colônia. Se eu acho que vale a pena? Recomendo essa opção só se você já tiver visitado tudo o que queria em Buenos Aires e quiser conhecer um pouquinho do Uruguai.
Pra mim, Colônia super vale a pena mas um bate e volta acho meio pouco. A cidade é super fofa e recomendo ficar lá pelo menos uma noite. Se mesmo assim você escolher ir e voltar no mesmo dia, cheque nos sites das empresas de ferry porque eles costumam oferecer um daytrip com almoço e tour incluídos.
Embarcando Duas empresas saem de Puerto Madero e a outra mais para o lado de La Boca. Atenção porque elas não saem do mesmo lugar. Eu não sabia disso e quase perco a viagem por ter ido no lugar errado.
A Buquebus e a SeaCat (que são a mesma empresa com nomes diferentes) saem da terminal de Puerto Madero (Av. Antártida Argentina, 821).
Já os barcos da Colonia Express saem de outro ponto que fica mais pra frente, pertinho do cassino de Buenos Aires (Av, Elvira Rawson de Dellepiane, 155).
Chegue com 1h30 de antecedência. Eu achei que era exagero mas além de ter ido parar na terminal errada (mas no final deu tudo certo), tinha muuuita gente pra embarcar nesse dia e foi tudo bem demorado.
Lembre que você precisa fazer check-in (minha dica é fazer nas máquinas automáticas), imigração e que a bagagem também passa pelo raio-x. Tudo isso faz com que o tempo de embarque seja maior.
Agora que você já sabe como ir de Buenos Aires a Colônia de ferry, conta pra mim nos comentários se você gostaria de fazer essa travessia.