[dropcap letter=”O”]pções de shows de tango é o que não falta em Buenos Aires. Alguns são mais elaborados, outros mais teatrais e alguns mais espalhafatosos, estilo Hollywood. Pessoalmente, eu prefiro os que são mais intimistas e criativos, e essa mistura eu acabei encontrando no Complejo Tango.
Uma casa de show tangueira onde o publico também participa do espetáculo e a criatividade fica por conta de como o show está montado e de um jogo de sombras fantástico.
Toda a história desse típico baile portenho é contada durante o show que tem músicos ao vivo. Desde o início onde o tango era dançado somente entre homens, seguida pela época em que os tangueiros faziam serenata na frente dos puteiros até o tango mais moderno dos dias de hoje.
Assistir ao show é como fazer uma viagem no tempo. Placas com os anos ajudam o público a saber em que época acontece cada coisa. Além de ser muito criativo, achei bem bacana o espaço intimista; a gente fica bem perto do palco e os bailarinos tiram várias pessoas para dançar durante o espetáculo.
A parte das sombras também é ótima. Aproveitando a bela escadaria do salão, que está todo ambientado com decoração boemia, é claro, mulheres mostram sua elegância e charme através da penumbra e de uma luz vermelha.
Além do show, quem quiser também pode optar pelo jantar que é servido antes. O cardápio é variado, a comida é gostosa e as porções são bem servidas. São 2 opções de entrada (salada ou empanada), prato principal (5 opções entre massa, carne, frango ou peixe), e sobremesa (também com 5 opções). A bebida é liberada durante toda a noite (cerveja, água, refrigerante e vinho).
E para quem quiser arriscar alguns passinhos de tango antes do jantar, pode fazer uma aula que está incluída no preço. Sinceramente, eu não gostei muito da aula. Não sei se foi porque nesse dia tinha muita gente ou se porque a sala é pequena, mas eu não consegui aprender nada. Já participei de aulas mais legais do que essa.
Fazendo uma avaliação geral, a única coisa que não curti foi a aula de tango, mas o jantar e o show foram super interessantes e valeram a noite.
O show e o jantar no Complejo Tango foram uma cortesia, mas isso não influencia a minha opinião neste post, que é totalmente pessoal.
Mais informações
O Complejo Tango abre diariamente e fica na Av. Belgrano, 2608. Bairro Balvanera
Quem quiser pode escolher o pacote completo (aula, jantar e show) por US$120, ou quem preferir pagar um pouco menos e chegar mais tarde (pode só pagar pelas bebidas e pelo show), US$85. O jantar começa às 20h30 e o show, às 22h.
Ah, e outra coisa bacana é que se você estiver hospedado no centro ou nas imediações, eles oferecem transfer gratuito.
Atualização (dezembro 2018) – O Complejo Tango fechou as portas e por enquanto não está mais funcionando.
Se quiser assistir a um show de tango em Buenos Aires, confira os descontos da agência BSAS4U (parceira do blog) e escolha um espetáculo com uma empresa que tem anos de tradição na Argentina e trabalha com viajantes brasileiros.
E quem quiser saber mais sobre tango em Buenos Aires, não perca estes posts:
– Onde dançar tango
– 7 lugares pra curtir tango
– Filmes com temática tangueira
– Aprenda a dançar tango com um táxi-dancer
– Dicas para não fazer feio numa milonga