Cruzeiro pelo Bósforo em Istambul

bosforo istambul

Para conhecer Istambul de uma maneira diferente, super recomendo fazer um passeio de barco, também conhecido como cruzeiro pelo Bósforo. Uma ótima opção para apreciar a cidade de outro ângulo, ver suas pontes, palácios, mansões e sua beleza do mar.

Eu diria que o charme de Istambul se deve em grande parte por duas coisas: por ser a única cidade do mundo situada em dois continentes, Europa e Ásia, e por ter o Estreito de Bósforo embelezando ainda mais esse incrível destino.

O Bósforo tem cerca de 30km de comprimento, conecta o Mar Negro com o Mar de Mármara e separa a cidade na parte asiática e europeia. Por isso, Istambul sempre teve uma posição estratégica e foi muito cobiçada ao longo da história.

bosforo istambul
As pontes que separam Istambul entre Ásia e Europa

Quase todos os passeios de barco partem pertinho da Ponte Galata, na região de Eminönü. Há muitas opções e preços, alguns cruzeiros pelo Bósforo duram entre 1h30 e 6h.

Eu fiz um que durou 2h e achei que foi um tempo bom. Paguei cerca de 20 liras turcas (aproximadamente 5 dólares) em um barco simples e sem nenhuma explicação, mas achei que valeu a pena e cumpriu com minhas expectativas.

bosforo istambul
Ponte Galata

Como eu fiz o passeio no último dia, em um belo dia de sol, acabei contratando o tour na hora, em Eminönü mesmo. A embarcação vai bem devagar e dá tempo de tirar muitas fotos e curtir Istambul da água. O bom é que os barcos têm uma parte ao ar livre que dá para aproveitar muito em dias de sol e a parte coberta, caso seja um dia de muito vento.

cruzeiro istambul bosforo

Em Eminönü tem muitas pessoas oferecendo esse passeio e quase todos fazem exatamente o mesmo trajeto. Partem da Ponte Galata, passam pelo belíssimo Palácio de Dolmabahçe, pela Fortaleza de Rumeli Hisari, chegam até a segunda ponte, a Fatih Sultan Mehmet Bridge, e retornam pelo outro lado do Bósforo.

mesquita istambul

Palacio Dolmabahçe istambul
Esse é o Palacio Dolmabahçe
mesquitas istambul
A mesquita de Ortaköy

Esse passeio que fiz não incluia nenhuma parada e navegou somente pelo Estreito de Bósforo, sem chegar até quase a entrada do Mar Negro. Mesmo assim, achei o tempo de 2h excelente e mais do que suficiente.

Os preços dos tours variam de acordo ao barco, se tem um guia que vai dando explicações, se tem almoço incluído, etc. As opções mais econômicas são as das embarcações públicas Sehir Hatlari Ferry, utilizadas pelos turcos no dia a dia para transporte pessoal, ou as da cooperativa Turyol. A vantagem é que nessas dá para descer em alguma das paradas. As duas empresas saem do mesmo lugar em Eminönü, quase na frente do Spice Bazar, e custam cerca de 3 dólares por pessoa.

istambul ticket tour bosforo
Quiosque da Turyol
ferry istambul
Esse é o ferry público

Almoço
Se quiser fazer algo muito local, antes ou depois do cruzeiro, não deixe de comer pão com peixe nos pequenos barcos (da foto abaixo) que estão ancorados em Eminönü. Na hora do almoço eles ficam lotados de turcos que aproveitam para almoçar baratinho e comer um peixe saboroso.

istambul bosforo

Outro lugar que super recomendo para almoçar e de quebra ter uma vista incrível do Bósforo é o restaurante Sehr-i Saadet, que fica na subida ou descida para visitar a mesquita Süleymaniye. Comi um kebab delicioso e adorei ficar horas apreciando a agitada Istambul lá de cima.

Eu e mamis curtindo essa incrível vista do Sehir-i-Saadet

Escolhi esse restaurante pela vista e a comida estava uma delícia. Um dos melhores kebabs (foto da direita) que já comi na vida, com pimetão e um tempero incrível. Minha mãe comeu gozleme de queijo, que é tipo um creps mais sequinho (foto da esquerda), e também estava excelente. Mas a melhor coisa desse lugar é, sem dúvida, a vista!!

kebab turco gozleme turkish

Você já fez um cruzeiro pelo Bósforo e quer compartilhar sua experiência com a gente? Vou adorar saber. É só deixar um comentário aí embaixo.

Gostou das dicas de cruzeiro? Se quiser boas ofertas de hotel para se hospedar na cidade, dá uma olhada aqui no Booking. Se você usar este link, vai pagar a mesma coisa e ao mesmo tempo ajudará o blog com uma pequena comissão!!

Leia também este post com os melhores bairros para se hospedar em Istambul!!

4 Comments

  • Oi, Alexandre, obrigada pela correção. Você está certo, o cruzeiro que fiz passou somente pelo Estreito de Bósforo. Já corrigi no post também. Se quiser dar uma olhada sobre os outros tipos de cruzeiros, o blog Viajar entre Viagens tem um post bem completinho e detalhado sobre o assunto: https://www.viajarentreviagens.pt/turquia/um-cruzeiro-no-bosforo Fico feliz que o Viagem Cult tenha ajudado a montar o seu roteiro. Adoooro Istambul e espero que você também tenha uma ótima experiência por lá. Um abraço.

  • Oi, Lucila, pelo que li do seu post e comparei com os sites da Turyol e da Sehir Hatlari você NÃO navegou no Golden Horn (Chifre de Ouro) como afirma, mas, sim, ao longo do Estreito do Bósforo. Você teria navegado no Golden Horn se a sua embarcação tivesse seguido para a esquerda (de quem vê o mapa de Istambul na posição do leitor) do porto de Eminönü. Não concorda?
    No mais, gostaria de lhe dizer que o seu blog é o que mais me ajudou a montar o meu roteiro pela cidade. Parabéns.

  • Oi, Mariana, boa pergunta a sua porque eu também não lembro ;), por isso acabei não colocando no texto. Quando você chegar na parte de onde saem os cruzeiros para o Bósforo, vai encontrar várias empresas. Todas fazem mais ou menos o mesmo trajeto. Minha dica é escolher alguma que tenha explicações durante a navegação, pelo menos em inglês. Boa navegação!!

  • Excelente relato e adorei a dica do restaurante (vou tentar ir), mas vc poderia me dizer com qual empresa fez o cruzeiro de 2h? Não encontrei no texto.. obrigada!

Participe e deixe seu comentário.