Um cruzeiro pela costa da Turquia

Pense num mar azul turquesa, paisagens de revista, montanhas, ruínas de castelos antigos, pequenas baías e você velejando pela costa mediterrânea da Turquia. Parece um sonho, né? Eu sempre tive vontade de fazer isso e este ano consegui!!!

Imagina uma rotina super estressante: comer, apreciar esse incrível mar, tomar sol, desembarcar e fazer alguma visita, nadar, ler, tomar algum drink, descansar e começar tudo de novo no dia seguinte 🙂 Tudo isso durante 3 dias!

Eu estava super empolgada com essa aventura e mal podia acreditar que o dia tinha mesmo chegado. A gente fez o seguinte trajeto, do porto de Demre até Fethiye.   

Este mini cruzeiro não tem nada a ver com os barcos enormes dos cruzeiros tradicionais. Este é feito em um gulet, as típicas embarcações da costa sudoeste da Turquia. O barco tem dois mastros, estilo veleiro de madeira, não são grandes. No que eu viajei tinha capacidade para 18 pessoas, mais 4 para a tripulação.

O barco

Os camarotes são para duas pessoas. Alguns têm cama de casal e outros, beliches. Todos têm um pequeno banheiro com chuveiro. O que eu mais gostei foi da posição da minha privada que tinha uma pequena janela com uma vista, literalmente, direto para o mar. Sentar ali era um prazer hahaha.

go-sailing-turkey
Esse é o barco em que viajamos

Durante a noite, alguns dormiam no convés mesmo do barco em confortáveis colchões e na companhia do vento e da lua. Eu dormi no camarote que tinha uma pequena janela. Como estava sozinha, não ficava tão quente ali dentro e consegui dormir tranquilamente.

No fim da tarde, o gulet atracava em alguma baía e passávamos a noite ali curtindo o mar e a tranquilidade.

turquia-cruzeiro2
No fim da tarde, sempre rolava algum jogo

Meus favoritos

Durante esses 3 dias visitamos vários lugares incríveis. Meus favoritos foram a pequena e charmosa cidade de Kas.

Esse é o típico povoado de praia da região: restaurantes fofos, lojinhas, pequenas ladeiras, belas vistas do mar, etc. Aliás, achei parecida com as ilhas gregas.

kas-turquia1
As fofas ruas de Kas

Outro lugar que me apaixonei foi o Castelo Simena. Uma curta caminha de 10 minutos e de lá se tem esta vista incrível da baía. Amo o mar e tudo o que ele representa pra mim. Ter essa vista que mistura ruínas e natureza, foi muito gratificante!!

É dessas paisagens que você não cansa de olhar e guarda em um cantinho da memória para poder lembrar sempre.

No último dia visitamos outras ruínas e dessa vez assistimos o pôr do sol na Nicholas Island. Essa foi a melhor maneira de encerrar esta incrível viagem. Levamos uma garrafa de vinho para brindar com o resto do grupo e comemorar a vida!!

st.nicholas-turkey
Galera que viajou no mesmo barco

Positivo e negativo

Na minha opinião, os pontos positivos deste tipo de viagem é que as comidas estão incluídas, a embarcação é pequena e dá para conhecer todo mundo, você pode entrar no mar quantas vezes quiser e também tem muito tempo para ler, ouvir música e pensar na vida…ou não pensar em nada também!

Outra coisa legal é que a Go Sail Turkey tem dois tipos de público. Eles fazem uma divisão por idade. Tem barcos só para pessoas entre 18 e 39 anos de idade e outra para qualquer idade.

Eu diria que a primeira opção é para as pessoas que curtem mais uma animação a bordo, música alta e umas biritas. Enquanto que os cruzeiros de qualquer idade são para quem gosta de viajar com a família ou procura uma viagem mais tranquila, eu escolhi essa opção e foi super legal. No meu barco tinha várias pessoas entre 20 e 35 anos, um casal de 50 e poucos anos e um senhor de uns 70 mais ou menos.

Como ponto negativo, só diria que algumas vezes não tivemos muito tempo para conhecer alguns lugares onde desembarcamos. Adoraria ter tido mais tempo para caminhar sem pressa pela charmosa Kas ou passear pelo incrível Butterfly Valley, por exemplo.

butterfly-valley-turkey
Butterfly Valley

Quanto custa?

Teve gente que me perguntou se essa foi uma viagem cara. Eu diria que não achei caro, visto que todas as refeições estão incluídas, menos as bebidas. Só a água estava incluída a qualquer hora. Uma noite tivemos até peixe fresco grelhado, um luxo!!

Os valores dependem da época do ano. De abril a junho é um pouco mais barato e os meses de alta estação são julho e agosto. O preço para junho foi de 280 dólares, pelos 3 dias. Mais informações sobre preços e datas, você pode pesquisar diretamente no site da Go Sail Turkey.

Quem gosta de mergulho também pode pagar extra para fazer scuba diving (45 euros) ou pular de asa delta na famosa praia de Oludeniz (100 euros).

Essa viagem pode ser feita de abril a outubro. Os meses mais quentes são de julho a setembro.

O que levar

Um pequeno grande detalhe, como não há muito espaço na cabine, melhor levar uma mala ou mochila de tamanho médio. Vale a pena dar uma olhada nesta lista e incluir estes itens:
– protetor solar
– óculos de sol
– biquini, maiô, shorts
– boné ou chapéu
– canga ou toalhas – chileno e um par de tênis
– uma jaqueta fininha, caso vente à noite
– dinheiro para pagar as entradas dos lugares em que o barco atraca e também para as bebidas.

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Demre é Antalya (150 km). Eu fiz a viagem de ônibus desde Istambul, mas não recomendo. Foram 14h num ônibus super pinga pinga. Se você comprar com antecedência, consegue bons preços para voar com as low cost da Turquia.

Na volta, voei até Istambul do aeroporto de Dalaman (que está a 45 km de Fethiye) e foi só uma 1h de voo. Paguei nessa passagem cerca de 50 dólares.

Eu adoro a Turquia e no blog você também pode ler posts sobre outros lugares desse pelo país: Capadócia, Istambul ou Pamukkale.

E daí, você também ficou animado para fazer um mini cruzeiro pela costa da Turquia ou tem alguma dúvida? É só deixar um comentário aí embaixo que eu respondo.

Felicidade tem nome e eu agradeço cada momento desta viagem

Participe e deixe seu comentário.