A cultura persa é milenar e através da influência de vários povos e de tantos anos de história, o Irã tem uma culinária rica e saborosa. Se engana quem pensa que a única coisa que se come nesse país é kebab.
O açafrão, a água de rosas, o pistache e o cardamomo são ingredientes que estão muito presentes tanto nos doces como nos pratos salgados. Eu viajei um mês pelo Irã e descobri alguns sabores diferentes que me apaixonei e quero compartilhar com vocês.
Gosto tanto de provar novas comidas quando viajo, que até fiz uma aula de culinária persa na cidade de Shiraz. Conto todos os detalhes neste outro post.
Muita gente pensa que a comida do Irã é simples porque na maioria dos restaurantes o cardápio é reduzido e o que mais se vê nas ruas é o famoso kebab (que significa grelhado). Nas casas os pratos são mais elaborados e mais sofisticados.
Alguns iranianos me explicaram que aí está o segredo. Como a maioria dessas receitas requer bastante tempo de preparação, a maioria dos restaurantes não oferece essas opções que a gente só termina encontrando nas casas.
Eu tive a sorte de ficar hospedada com três famílias através do CouchSurfing e por isso provei essas comidas diferentes. O frango, a carne bovina e o cordeiro estão quase sempre presentes nos pratos, assim como a berinjela e a lentilha.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre os curdos, povo que mora na região noroeste do Irã, confira este post.
Cozinha criativa
Para se ter uma ideia de como a comida persa é rica, a cidade de Rasht (que fica ao norte do Irã, próxima do Mar Cáspio) foi designada pela Unesco como uma cidade que tem uma culinária criativa.
Eu passei três dias em Rasht e provei vários pratos à base de molho de romã, muito utilizado por lá, e pasta de azeitona com nozes.
Outro prato que provei lá e amei, uma boa opção para vegetarianos, é o koresh bademjan. É feito à base de berinjelas bem temparadas, tipo purê, com cebola frita, nozes, menta frita e iogurte. Uma delícia!!
Um que é tradicional no Irã inteiro é o dizí, um cozido de cordeiro, feijão branco, grão-de-bico, batata, tomate e vários temperos. As pessoas devem esmagar todos os ingredientes e comer o caldo com pedacinhos de pão. Eu não como carne de vaca, então não provei esse prato, mas sei que é super famoso.
Assim como os brasileiros, os iranianos são vidrados em arroz! Acho que até mais do que a gente. Quase todos os pratos lá são acompanhados de arroz. Nos supermercados é comum ver pessoas comprando sacos de 5 quilos!!
Na mesa, muitas vezes uma parte desse arroz tem açafrão o que dá um colorido especial e uma outra variante é uma frutinha avermelhada azedinha que colocam por cima, os barberries.
Uma coisa legal que descobri é que os iranianos têm um jeito tradicional de dourar o arroz no fundo da panela. Essa parte é a preferida de todo mundo e chega até a dar briga na mesa!
Essa crostinha dourada tem o nome de tahdig e, geralmente, quem recebe essa parte mais gostosa são os convidados.
Um prato que me apaixonei no Irã é o ash, uma sopa esverdeada feita de muitas ervas, grãos, iogurte e cebola frita em cima. Simplesmente deliciosa!! É comum encontrar pessoas com panelas enormes vendendo ash nas ruas.
Os iranianos também adoram picles. Em quase todas as mesas e nos mercados há uma variedade enorme deles. Cheguei até a experimentar um feito da flor do alho. Nunca tinha provado isso antes e achei gostoso.
Costumes
Em algumas das casas em que estive hospedada, as pessoas comiam no chão em cima de um belo tapete persa e uma toalha de plástico. Todo mundo fica ao redor comendo e conversando, aproveitando esse momento onde toda a família encontra tempo para estar junta.
No começo achei meio desconfortável comer no chão, mas logo me acostumei e eu parecia mais uma no meio deles hehe.
Outro costume local é o de fazer piquenique em qualquer lugar. Essa é uma das coisas que achei mais fofas dos iranianos. Eles fazem piquenique, literalmente, em todos os lugares: praças, no acostamento das estradas, na praia, etc.
É super comum ver pessoas viajando com grandes cestas de piquenique, uma toalha grande para estender no chão e muita comida. Eles levam tão a sério o piquenique que vi várias famílias preparando a comida mesmo com um pequeno botijão de gás no meio das praças.
Também é parte da tradição iraniana acompanhar os pratos com pão. A maioria come com um que é comprido e achatado. Aliás, não estranhe se ver as pessoas carregando esse pão na mão mesmo pelas ruas, sem nenhum pacote. É super comum.
Doces
Os iranianos adoram misturar sorvete com sucos. E olha que a misturinha fica boa, hein? Eu provei suco de cenoura com sorvete persa (de creme com pistache, açafrão e água de rosas) e achei gostoso.
Sorvete persa com suco de cenoura Sorvete de morango com suco de romã
Também curti o mix de sorvete de morango com suco de romã, que dá um constraste entre doce e azedo.
Um doce iraniano que eu me apaixonei é o sohan, uma espécie de caramelo feito com manteiga, mel, açúcar, amêndoas fatiadas e pistachos. Literalmente de lamber os dedos.
Assim como na Turquia e nos países árabes, os iranianos também têm a sua versão do bakhlava, um doce muuuuito doce com mel, pistaches e nozes. Também tem o tal do faloodeh, uma espécie de sopa doce com macarrões de arroz bem fininhos. Geralmente eles comem o faloodeh com sorvete. Eu provei e não gostei, achei mega doce, mas eles adoram.
Na cidade de Isfahan, um doce típico é o gaz. Uma espécie de marshmellow branco mais duro com pistaches e água de rosas. Esse doce vem em umas embalagens e latas lindas.
Todos os doces são servidos com chá. A bebida é parte da cultura persa e você vai ver que o chá é, na verdade, servido a qualquer hora do dia por lá. Uma coisa que amei é o costume de adoçar a bebida com uma espécie de pirulito de açúcar.
São lindos e tem de vários sabores. Até comprei uns de açafrão para levar pra casa. Outras pessoas adoçam o chá colocando um cubinho de açúcar diretamente na boca, entre os dentes.
Chá e doces, uma combinação perfeita Muitas vezes o chá é servido nos samovar
Como você pode ver, a culinária persa é muito rica e variada. Imagina então como é provar todas essas delícias diretamente no Irã!! Alguém conhece outros pratos ou receitas iranianas e quer compartilhar aqui? Vou adorar. É só deixar um comentário aí embaixo.