A cidade de Oxford não é só famosa pela sua célebre universidade. Esse destino inglês também já foi cenário de vários filmes e casa de muitos prêmios Nobel que estudaram lá. Confira comigo várias curiosidades sobre uma das cidades mais turística da Inglaterra.
Cenário de filme
Vários longas já foram gravados em Oxford. Um dos mais famosos é a saga de Harry Potter. A incrível Biblioteca Bodleian, a Divinity School e o New College foram alguns dos cenários dessa saga.
Outro filme que usou boa parte de um dos colleges da Universidade de Oxford é o Homem que viu o infinito, com o famoso ator indiano Dev Patel. No filme dá pra ver o ator caminhando pelos belos e imponentes jardins dos colleges de Oxford.
Outros filmes famosos, como Mamma mia e Alice no país das maravilhas também tiveram cenas gravadas nessa cidade inglesa.
A conexão de Alice no país das maravilhas com Oxford é que o autor do livro infantil, o escritor inglês Lewis Caroll, estudou e foi professor em Oxford. A famosa obra foi publicada em 1865.
Primeira universidade inglesa
Outro motivo da tradição de Oxford é que lá surgiu a primeira universidade em língua inglesa do mundo, no ano de 1096.
Se pensarmos em outros idiomas, a Universidade de Oxford é a segunda mais antiga do mundo, só perde para a de Bolonha, na Itália.
Colleges e seus estudantes
Oxford respira conhecimento e juventude. É fácil ver pelas ruas muitos estudantes pedalando (aliás, bicicleta tem aos montes) ou indo de um college a outro com seus livros debaixo do braço.
Imagina só que cerca de 20% da população da cidade é de estudantes. Desses, quase um terço é de alunos estrangeiros que chegam de 150 países.
Segundo o site da universidade, maioria dos estudantes de Oxford são americanos, chineses, alemães, italiano, canadenses, franceses, australianos, irlandeses e cingapurianos.
Prêmio Nobel
A Universidade de Oxford tem tanto prestígio que nada menos do que 69 prêmios Nobel estudaram por lá. Ninguém menos do que a paquistanesa Malala Yousafzai, que recebeu o Nobel da paz, fez uma especialização em Filosofia, Política e Economia, em Oxford.
Outro famoso foi o poeta americano TS Eliot (Nobel de literatura), que estudou na cidade em 1914.
E o prestígio de Oxford não para por aí. Nada menos do que 29 primeiros-ministros ingleses passaram por essa universidade e uma infinidade de chefes de estados do mundo todo.
Leia também: O que fazer em Oxford, confira as principais atrações.
Quanto custa
Depois de ler todas essas curiosidades você também ficou com vontade de estudar em Oxford? Então comece a juntar dinheiro pra isso desde já ou manda ver naquele cofrinho antigo que está guardado no seu armário.
Um curso de graduação lá pode chegar a custar entre 25 mil e 36 mil libras por ano. Para quem tem passaporte europeu, o valor gira em torno de 9 mil libras. Esse valor é só para a universidade. Além disso, tem que pensar no dinheiro do alojamento, alimentação e na passagem!! Sem contar que não adianta só ter dinheiro, tem que passar na seleção para estudar em uma das universidades de maior prestígio do mundo.
Mas não desista, se você tem o sonho de estudar lá. Com certeza eles devem ter bolsas de estudo. Não custa tentar!
Você já conhece Oxford e tem alguma dica ou curiosidade pra compartilhar com a gente? Então é só deixar um comentário aí embaixo.