Curiosidades sobre o Uruguai

Lucila-Montevideu

Confira aqui por que o Uruguai é conhecido como a Suíça da América Latina, quantos quilos de chimarrão eles bebem por ano e como esse país virou referência mundial em políticas públicas. Veja neste post várias curiosidades sobre o Uruguai.

Visitei o país vizinho faz pouco e mais uma vez fiquei encantada. Caminhando pelas ruas de Punta del Este e de Montevidéu vi cidadãos felizes e por isso comecei a pesquisar um pouco mais sobre eles.

Pouca gente
A população desse país é relativamente pequena, são apenas 3,5 milhões de habitantes. Por isso dizem que no Uruguai há mais vacas do que cidadãos.

Mirante-Montevideu

O Uruguai é muito vanguardista. Há anos eles saíram na frente com políticas inclusivas e programas pioneiros.

Não quero mais!
O divórcio, por exemplo, foi aprovado em 1907. Para se ter uma ideia de como os uruguaios são pioneiros, no Brasil o divórcio só foi aprovado 70 anos depois!

Praças e praias inclusivas
Caminhando pelo calçadão de Montevidéu, na rambla de Punta Carretas, encontrei esta praça inclusiva. Aqui os aparelhos são exclusivos para pessoas que estão em cadeira de rodas. Achei o máximo essa inclusão.

Outra atividade louvável acontece em Punta del Este (na parada 8), uma praia acessível. Ali pessoas com cadeira de rodas podem entrar no mar com cadeiras anfíbias e esse é um serviço público feito por profissionais que trabalham no setor!

PUNTA DEL ESTE-PRAIA INCLUSIVA
Foto: Infobae

Aborto
O Uruguai é o único país da região que já aprovou o aborto e permite a interrupção da gestação amplamente. Essa legalização chegou em 2012.

Legalizção da maconha
Talvez uma das decisões mais polêmicas até agora tenha sido a legalização da venda da maconha. O Uruguai é o primeiro país do mundo a fazer isso, enfrentar o tráfico com uma política de segurança pública.

Essa legislação permite o cultivo privado de cannabis para uso recreativo e medicinal, em um sistema controlado pelo Estado. A produção e venda da erva em farmácias (em pequenas quantidades) é controlada pelo Estado.

Casamento LGBT
Continuando com a vanguarda, outra medida progressista foi a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que saiu em 2007. No Brasil, essa medida só foi reconhecida em 2013.

Seguindo na mesma linha, o país aprovou a adoção homoparental (pais do mesmo sexo), em 2009.

Uruguai-bandeira


Estado laico
Em 1907, o Uruguai se declarou um estado laico: quando um país separa a política da religião.

Chimarrão
Continuando com as curiosidades, é muito comum ver os uruguaios passeando pelas ruas, no shopping, nos bancos, em qualquer lugar com sua cuia e sua garrafa térmica debaixo do braço.

Chimarrão-uruguai
Foto: Clarin

Na Argentina o consumo de chimarrão também é popular, mas eu quase não vejo pessoas tomando mate na rua como vi no Uruguai. Para ter uma ideia, cada uruguaio (em média) consome 10 quilos de erva-mate por ano e os argentinos, cerca de 6 quilos.

O consumo de chimarrão é tão massivo no Uruguai que um cartaz chamou minha atenção nos ônibus de Montevidéu.

É proibido beber mate no transporte público porque a água quente pode queimar outros passageiros ou a bomba (tipo canudo de metal) pode machucar a boca se alguém estiver bebendo dentro do ônibus. Achei coerente o argumento, né?

Copa do Mundo
Você sabia que o Uruguai foi o primeiro país a sediar uma Copa do Mundo? Foi em 1930 e o mais curioso é que eles ganharam dessa vez.

Uruguai-Copa do Mundo
Foto: David Ramos, FIFA via Getty Images

Aliás, o estádio Centenário, que foi construído para esse evento, é um dos pontos turísticos de Montevidéu.

Confira aqui o que fazer na capital do Uruguai.

Além de tudo isso que você leu, a capital do Uruguai foi escolhida várias vezes como uma das cidades com maior qualidade de vida da América do Sul!

Montevideu-PraiaPocitos

Você já conhecia essas curiosidades sobre o Uruguai, tem mais alguma para compartilhar? Vou adorar saber. É só deixar um comentário aí embaixo.

Participe e deixe seu comentário