Nunca melhor dito, o Museu Oscar Niemeyer (MON) é a menina dos olhos de Curitiba. Mais conhecido como “Museu do Olho”, esse é um dos pontos obrigatórios de parada para quem visita a capital paranaense.
Chamativa e futurista, assim como as outras obras do arquiteto mais famoso do Brasil, com seu olho gigante, o MON chama a atenção de quem passa pelo bairro Centro Cívico. Desta última vez que estive em Curitiba resolvi que já tinha passado da hora de conhecer o famoso museu. Além da beleza do entorno onde o prédio foi construído, e do impactante olho, o que mais gostei foi da luminosidade das salas; muito branco, janelões e o sol entrando para iluminar ainda mais as obras.
São três pisos. Só o primeiro andar tem nove salas. O museu é enorme, tem cerca de 17 mil metros quadrados de área de exposição, várias salas, auditório e cafeteria. O subsolo, o Espaço Niemeyer, é reservado para uma exposição permanente de fotos, maquetes e projetos do arquiteto.
Além disso, o edifício também conta com um pátio de esculturas, com várias obras ao ar livre. O MON foi inaugurado em 2002, e parte das instalações de uma antiga escola, que também foi um projeto antigo do Oscar Niemeyer, foram aproveitadas.
O acervo do museu tem ao redor de duas mil obras. Ali é possível encontrar peças de artistas paranaenses, como Alfredo Andersen e Guido Viaro, além de obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, entre outros.
O olho
O grande olho é um anexo, que tem 70 metros de comprimento apoiado em uma torre de 21 metros de altura. Como essa parte foi anexada posteriormente, uma passagem subterrânea – um corredor branco e extenso – une os dois edifícios.
O mais engraçado é que achei o olho muito mais chamativo e bonito do lado de fora do que por dentro. O museu é grande e sempre tem várias exposições ao mesmo tempo. Por isso, vale reservar umas duas horas para ver tudo com calma.
Dica
Todo primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita, e nas terças o museu fica aberto até às 20h (com entrada gratuita das 18h às 20h). Outra dica é que o ônibus da Linha Turismo de Curitiba tem uma parada no MON.
Serviço:
O MON fica na Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico.
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Professores e estudantes pagam meia entrada.
Mais posts sobre Curitiba:
Passeio de bicicleta por graffitis e murais
Como ir do aeroporto ao centro
Boia cross no rio Nhundiaquara
Pontos turísticos de Curitiba