Se você gosta de doces e é viciado em chocolate, como eu, então você acaba de encontrar um programa perfeito para passar uma tarde bem açucarada em Curitiba. O Curitidoce é um tour que passa por várias confeitarias e docerias da cidade, onde você também aprende um pouquinho da história de cada lugar e tem direito a uma desgustação em cada parada.
A “inventora” desse tour é a Leidinara Batista, autora do blog Férias Now. Faça sol ou chuva (o que é mais provável em Curitiba) a turma se reúne na belíssima Praça Espanha, e seguindo os passos da Leidinara vamos conhecendo vários lugares diferentes e pitorescos. Aviso aos navegantes, abstenham-se diabéticos porque as doses de açúcar nessas três horas de passeio são altas!!
A nossa primeira parada foi no Bazar Doce. Não foi dicífil chegar lá. O cheiro das empadas recém assadas foram nos guiando. Eu sei que o foco deste tour são os doces, mas quem pode resistir a uma empada quentinha e fresquinha?
Ok, foco! Voltando aos doces, a primeira degustação foi de um brownie molhadinho e saboroso. Ali fiquei sabendo que volta e meia essa pequena confeitaria faz festivais temáticos, como doces só de morango, americanos, etc.
Em seguida partimos para a segunda degustação e foi a vez de visitar o Expresso 2222. Um lugar descolado para quem é amante do café e de um doce diferente, a tal da palhinha italiana. Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar dela. Uma mistura de bolacha caseira com brigadeiro mole. Gente, é MARAVILHOSO.
Queria mesmo era ter perguntando a receita, isso sim. Falha minha!! E o pior é que nem uma foto da dita cuja eu tirei. Acho que fiquei tão emocionada com o sabor, que acabei esquecendo. Mas ó, consegui essa foto excelente da palhinha, que foi tirada pela fotógrafa que acompanhou o tour.
Depois que o meu estômago começou a ficar bem feliz, ele mal sabia que ainda tinha mais por vir. Fizemos uma paradinha na chocolateria Cuore di Cacao. Um lugar bem pequeno, mas inversamente proporcional a qualidade do seu chocolate, que é muito bom!
Eles são especialistas em trufas (quadradas) de sabores tão diferentes, como banana seca, amora ao vinho do porto e chocolate branco, e outras misturas inimagináveis, como chocolate com gorgonzola. Nós provamos um coração de chocolate com recheio de gianduia e fiquei com gostinho de quero mais. Muuuuito mais!
O bacana do tour é que os donos ou os trabalhadores dos estabelecimentos contam a história do lugar. Na Cuore di Cacao tivemos a sorte de estar alguns minutos com a Solange, que nos deu uma pequena aula sobre chocolate.
Além das trufas, eles fabricam barras de chocolate ao leite, amargo, meio-amargo e uma com champagne! Jesuis amado!!
E entre uma parada e uma caminhada, uma pausa pra foto em grupo.
A quarta parada foi uma surpresa. Como eu já não moro em Curitiba há muitos anos, tem vários lugares novos que eu não conheço. A Cosí Caffè foi um achado; uma mistura de confeitaria e loja de presentes. Tem muitas coisas fofas para decorar a casa ou ideias bacanas para presentear amigas, avós, as mamis, etc.
A tarde já estava chegando ao fim e só faltava um lugar, peninha. Chegamos à Bacio Gelato, uma sorveteria muito bacana. Tá vendo todas essas delícias coloridas que parecem bolos aí na foto? Pois é, parece mas não é! São todos sorvertes. Juro!!
A Bel foi pra Milão e se apaixonou tanto por esses doces que resolveu abrir uma franquia no Brasil. Ela recebeu toda a instrução de uma italiana que passou vários meses em Curitiba ensinando as receitas e assim nasceu a Bacio Gelato (Beijo gelado).
A gente provou uma praline de sorvete, uma espécie de bombom gelado. Buono buono! E pra fechar a tarde em alto estilo, também degustamos um frapê de frutos vermelhos, muito bom.
Gente, como não sorrir com tanto açúcar no sangue?
Mais informações
O Curitidoce é feito a pé e dura cerca de três horas. Por isso, todos os lugares que visitamos ficam próximos à Praça Espanha, que virou point de bares, cervejarias, sorveterias e lugares descolados em Curitiba nos últimos anos.
O tour acontece quase sempre nas quintas e aos sábados. A partida é às 15h, na Praça Espanha. O valor (por pessoa), com direito a garrafinha de água e 5 degustações é de R$40 (maio/2015). Quem quiser participar, é só checar todas os detalhes no blog da Leidinara.
A participação no Curitidoce foi uma cortesia, mas isso não influencia a minha opinião neste post.
Foi bem bacana, né Fa? Que bom que vc gostou tmb!! Beijão!!
Redescobrir a própria cidade e olhar com novos olhos, enquanto provava delícias, fez desse tour uma diversão.
Só posso te dizer uma coisa, Túlio; é dooooce 🙂 Abração.
Tô doido pra fazer esse tour na minha próxima visita a Curitiba! Nham