Enquanto planejava minha viagem para Galápagos, tive muitas dúvidas. Por isso, para tentar ajudar outros viajantes resolvi escrever este post com várias dicas sobre esse lugar maravilhoso, que é nada menos do que a Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade.
Fazem parte do arquipélago de Galápagos 13 ilhas maiores e várias pequenas, mas só 4 delas são habitadas; Santa Cruz, San Cristóbal, Isabela e Floreana. E só tem aeroporto em duas; S. Cruz e S. Cristóbal.
As ilhas ficam a 1000 quilômetros de distância do Equador (continente). A viagem de avião, desde Guayaquil, dura cerca de 1h40. Também dá pra ir desde Quito (a capital do país), mas quase todos os voos fazem escala em Guayaquil. São 3 companhias aéreas que voam pra lá; Aerogal, Tame e Lan Chile.
Taxas
Os residentes de países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai) ou da Comunidade Andina (Bolívia, Peru, Colômbia e Equador), pagam uma taxa de US$50 pra entrar no Parque Nacional de Galápagos.
Circulando
Pra ir de uma ilha a outra tem duas opções; de barco ou de avião. Só tem uma companhia aérea que faz voos entre as ilhas, a Emetebe www.emetebe.com.ec. A vantagem é que é mais rápido e dá pra ter uma vista aérea bacana da região.
Eu não usei avião, mudei de ilha de barco mesmo. A vantagem é que é mais barato e você não precisa ir até o aeroporto. A viagem dura entre 1h30 e 2 horas, e um passeio em lancha sempre é gostoso. Mas achei duas coisas inconvenientes, os horários e o sacolejo. Todas as lanchas partem de manhã bem cedo ou no início da tarde, não tem outra opção. E quando o mar está agitado, a lancha sacode muuuuito. Se você enjoa com facilidade, prepare uma sacolinha plástica. As passagens custam US$30 em qualquer trecho.
Quando ir
O legal é que dá pra visitar Galápagos o ano todo. As temperaturas são agradáveis na maior parte do tempo. As estações lá são divididas em inverno e verão. De janeiro a março é época de chuva e calor. Nesse período as temperaturas do mar são mais altas.
Enquanto que de julho a setembro chove menos e o mar está mais frio, mas a vida aquática é mais rica porque os animais preferem as correntes mais frias. Época ideal para fazer snorkel e mergulho. Eu fui no fim de outubro, garoava bastante, e o mar estava bem geladinho em algumas partes. Pra fazer snorkel ou mergulho, só usando roupa de neoprene mesmo.
Dinheiro
Como a economia no Equador é dolarizada, a moeda que circula lá é o dólar. A única ilha que não tem caixa eletrônico é Isabela.
Quantos dias
Essa é uma dúvida difícil de responder. Eu passei 8 dias em Galápagos e conheci 3 ilhas; S. Cruz (2 noites), S. Cristóbal (3 noites) e Isabela (3 noites). A única que não deu tempo de visitar foi Floreana. Opinião pessoal, acho que não vale a pena ir pra Galápagos por menos de uma semana.
Lá tem muita coisa pra ver e o legal é ter bastante tempo para percorrer as ilhas sem pressa. Além disso, curtir a tranquilidade do lugar e ver a fauna local, que são seus maiores atrativos!
Pelas ilhas
Não dá pra ir de San Cristóbal até Isabela direto de lancha, tem que parar em Santa Cruz. Dá pra chegar no mesmo dia, eu fiz. Peguei o barco cedo em San Cristóbal (7am), cheguei em Santa Cruz às 9am, aproveitei pra dar uma volta e conhecer a ilha. Depois peguei a lancha das 14h pra Isabela. É cansativo, mas esse é o único jeito pra ir de barco no mesmo dia.
É bom chegar sempre meia hora antes da partida da lancha porque é preciso fazer o controle da bagagem cada vez que você muda de ilha. Como estas são reservas naturais, é proibido levar sementes, frutas, etc, de um lugar pro outro.
Se você já visitou esse paraíso equatoriano e tem outras dicas, compartilhe com a gente aqui no blog!
Pra saber mais sobre Galápagos, tem outros posts também:
– Como é voar com a Aerogal
– O que fazer na Ilha de Santa Cruz
– Isabela, a ilha da alegria
– Leão-marinho de San Cristóbal
Oi, Ana. Eu acho que para crianças que já caminham, Galápagos é um destino legal. Sobre mar mais calmo, achei todos meio parecidos…
Uma boa opção pode ser San Cristóbal porque tem muitos leões-marinhos nas praias e no calçadão.
Olá, sou mãe solo e viajei com meu filho pelas praias do Brasil, os países que já fui foi antes dele, ele tem 7 anos, você acha um bom destino para crianças? Se fosse escolher apenas uma ilha com mar mais calmo e ficar, qual indicaria?
Oi, Adriana
Que bom que o post te ajudou. Então, o guia está prestes a sair. Já nos últimos retoques. Nas próximas semanas lanço e pode deixar que te aviso. Abraços!
Parabéns pelo seu relato de Galápagos!!
Pretendo viajar em maio e suas dicas me ajudaram muito! Já lançou o guia em PDF??
Beijos
De nada, Bianca. Informação é pra ser compartilhada mesmo. Em breve, vou lançar tmb um guia em PDF sobre Galápagos, com muitas dicas bacanas e úteis. Abraços!!
Excelente dicas! Obrigada por compartilhar!
valeu Lucila. Aguardarei ansiosamente as novas publicações.
Oi, Mauro
Então, eu fiquei 3 dias em cada uma (Isabela e S. Cruz) e 2 em S. Cristóbal. A ilha de S. Cruz é a mais agitada e com maior número de hotéis, mas as outras tmb têm. Eu preferi conhecer várias do que ficar só em uma. Gosto tmb de curtir a noite nas ilhas, e se vc ficar só em S. Cruz não poderá fazer isso (só passeios de bate e volta durante o dia). Bom, mas isso vai depender do que vc vai querer fazer. Fica de olho que esta semana e na próxima vou escrever mais posts, um sobre cada ilha. Abraços!!
Oi Lucila
Parabéns pelo blog. Estou programando uma viagem para Galapagos para o ano que vem e estou encontrando um pouco de dificuldades em obter informações. A maior parte dos comentários que li foi de pessoas que ficaram centralizadas em Sta. Cruz (que parece ter a melhor estrutura de hospedagem) e de lá fizeram passeios bate-volta para outras ilhas. Essa opção te parece ruim para uma estada de 6 noites?
Sim, foi uma viagem maravilhosa!! Volta logo que ainda vou escrever váaaarios posts sobre Galápagos e Equador 🙂 Abração!
Que viagem fantástica, aguardo os próximos post!
Valeu, Natalie.
Abraços!!
Oi, Lucila. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Hola Lourdes
Sí, es que yo tuve esas mismas dudas antes de ir a Galápagos 🙂
Besitos!
Muy buen post Luci, muy informativo y didáctico, esperamos los demás posts!