10 curiosidades sobre Dubai

compras dubai

Em Dubai tudo é grande, luxuoso, extravagante e superlativo!! Essa cidade desértica se transformou nos últimos anos em uma das mais turísticas do mundo e não foi à toa.

A cada ano parece que a cidade se supera e atrações novas vão surgindo, uma pista de esqui artificial, um hospital de camelos, o maior anel de ouro do mundo e assim por diante. Confira 10 curiosidades sobre Dubai que vão te deixar de queixo caído. Eu me surpreendi muito visitando essa cidade e descobrindo cantinhos e culturas tão diferentes em um só lugar.

1. Táxi só para mulheres

taxi mulheres dubai
Foto: City-Data.com

Na saída do aeroporto de Dubai você vai ver vários táxis rosas esperando pelas mulheres que preferem fazer viagens só com motoristas mulheres. Esse serviço foi criado principalmente para muçulmanas que não querem andar com homens sozinhas em um táxi.

Esses táxis são beige e cor de rosa e as motoristas usam um véu branco e rosa. Uma leitora do blog contou que já pegou esses táxis com o marido. Ou seja, homens podem entrar, desde que estejam acompanhados da família.

2. Ponto de ônibus com ar condicionado
Apesar de muita gente ter carro (e carros mega modernos), o sistema de transporte em Dubai, principalmente nas áreas turísticas, é excelente. Uma curiosidade que me chamou a atenção foi ver pontos de ônibus fechados e com ar condicionado!!

ponto de ônibus dubai

Olha que eu visitei Dubai em março, supostamente no ¨inverno¨, e ainda não fazia tanto calor e era uma delícia entrar nesses pontos de ônibus só para sentir uma leve brisa. Não quero pensar o sufoco que deve ser no verão quando tem muita umidade e as temperaturas ultrapassam os 45°C.

3. Pista de esqui no deserto
Isso mesmo, Dubai é uma cidade desértica e tem pista de esqui e de snowboard, com neve artificial, é claro 😉 Se você cansar do calor, além dos pontos de ônibus, já sabe pra onde ir. O Ski Dubai fica dentro do Mall of Emirates.

ski dubai
Foto: divulgação
ski dubai
Foto: divulgação

E como não poderia deixar de ser, essa é a maior pista indoor de esqui do mundo, com 85 metros de altura! Para quem não é chegado em esqui, pode aproveitar para descer em tobogãs e brincar no snowpark que também faz parte do complexo invernal, uma ótima opção para ir com as crianças.

4. Único hotel 7 estrelas

Burj Al Arab dubai
Luxo do começo ao fim. O Burj Al Arab tem a cancha de tênis mais alta do mundo, o interior do hotel está coberto por 1800 metros quadrados de lâminas de ouro, os hóspedes podem ir ou voltar do aeroporto em Rolls Royce, entre tantos outros mimos.

Se você não tem ou não quer gastar uns mil dólares pela diária, pode gastar bem menos fazendo uma reserva em um dos restaurantes que ficam dentro do Burj Al Arab para conhecer o hotel por dentro, já que essa é a única maneira de entrar no edifício.

E se você se contenta com pouco, como eu, pode ir de graça até a praia pública que fica ao lado do hotel, tomar sol, entrar no mar e tirar alguma foto de longe hehe.

praia dubai
Praia ao lado do Burj al Arab

5. Hospital de camelos
Nessa cidade onde muitas vezes os camelos valem mais do que um carro, não poderia faltar um lugar para tratar com carinho desses animais. O hospital foi inaugurado em 2017 e conta com sala de exames e uma pista de corrida para reabilitar os camelos. Afinal de contas, o esporte mais popular em Dubai é a corrida de camelos. Mas o melhor disso tudo é que durante as corridas os camelos são montados por robôs!! Como sempre, Dubai mega tecnológica.

corrida de camelos dubai
Robôs montam os camelos em Dubai. Foto: Tui.pt

Indo para o deserto, que fica a cerca de 50 km do centro de Dubai, eu vi várias caravanas de camelos no meio das dunas voltando dos treinos. Literalmente imagens de filme.

deserto dubai
Deixo uma dica para quem quiser fazer algo realmente diferente por lá, assistir uma corrida de camelos. Para isso vá de manhã cedo de outubro a abril ao Dubai Camel Racing Club.

Procurando mais passeios para fazer em Dubai? Confira todos os tours que a Civitatis oferece na cidade, faça sua reserva e divirta-se!

6. Recordes Guinness
Dubai tem mais de 100!!! Sem dúvida, até agora essa é a cidade com o maior número de recordes registrados no livro Guinness. Só o famoso arranha-céu Burj Khalifa tem 8 recordes (o edifício mais alto, o restaurante mais alto, entre outras façanhas).

dubai mall

O maior shopping também está por lá, o Dubai Mall que tem 1.200 lojas (pernas pra que te quero)! Além de edifícios e construções monstruosas, no livro dos recordes também encontramos curiosidades, como a maior escultura de chocolate do mundo ou o maior anel de ouro do mundo.

dubai mall
Fachada do Dubai Mall
dubai mall
Dubai Mall por dentro

7. O maior anel de ouro
E já que estamos falando desse famoso anel, ele pesa 60 quilos e tem mais de 5000 pedras Swarovski!! Não dá para provar o anel, mesmo porque você não é um gigante hehe, mas dá pra tirar foto dessa mega joia no Gold Souk. Esse é um mercado especializado em peças de ouro. São cerca de 300 lojas e ouro que não acaba mais.

souk ouro dubai
Foto: terapiadoluxo.com.br

Eu não sou chegada em joias, por isso gastei mais tempo conhecendo o spice bazar (de especiarias) e o de perfume que ficam bem pertinho um do outro. Essa região é a parte antiga de Dubai, de longe a que eu mais gostei!!

souk dubai
Souk de Dubai
spice souk dubai
Spice souk

8. A maior dos Emirados Árabes Unidos
Outra curiosidade sobre Dubai. Sabia que ela é a maior das 7 cidades que fazem parte dos Emirados Árabes Unidos? Para entender um pouquinho mais, os Emirados ficam no Golfo Pérsico e são um país formado por sete principados que são controlados por príncipes, monarquias hereditárias.

estradas dubai
Dubai e suas avenidas largas

A maioria da população dos Emirados é muçulmana e o idioma oficial é o árabe. A economia está voltada para o turismo, petróleo, ouro e o setor imobiliário. As 7 cidades que fazem parte dos Emirados Árabes Unidos são Dubai, Abu Dhabi (a capital), Sharjah, Ajman, Um AL Quawayn, Ras Al Khaimah e Fujeirah.

9. Metrô sem maquinista
Nessa cidade onde a modernidade está em cada detalhe, os metrôs não têm maquinistas. São todos controlados por computadores, é tudo totalmente automatizado!!

metrô dubai
Foto: divulgação

Cada estação é uma pequena mostra de arquitetura moderna e de luxo. Tanto é que se você quiser pagar um pouco mais pode viajar nos vagões de primeira classe com mais espaço e conforto. Sinceramente, acho totalmente desnecessário esse gasto já que o metrô de Dubai é um desbunde. Mas se você tiver a oportunidade de andar de metrô, nem que seja um trajeto curto, aproveite a chance!

10. A cidade dos estrangeiros

passeio de barco dubai

Você diria que essa foto de cima foi tirada em Dubai? Essa cidade foi construída graças a mão de obra estrangeira que deixou o suor nesses incríveis arranha-céus. Na cidade é fácil encontrar taxistas indianos, paquistaneses, latinos trabalhando dentro dos shoppings e uma infinidade de nacionalidades do mundo todo vivendo em Dubai. Acredite se quiser, 80% da população que mora em Dubai é estrangeira!!

Essas são as 10 curiosidades que fiquei sabendo quando visitei esse destino e queria muito compartilhar com vocês. Se quiser saber mais sobre Dubai, também escrevi sobre o mirante Burj Khalifa, como é voar com a Emirates, um passeio com o ônibus vermelho de turismo e como é o safári pelo deserto.

Aproveite e confira ótimas opções de hotel em Dubai!
Reservando pelo Booking através deste link, o blog ganha uma pequena comissão, você paga a mesma coisa e ainda ajuda a manter o Viagem Cult no ar.

2 Comments

  • Oi, Kamilla, que legal essa informação, eu não sabia. Como acabei não pegando o táxi rosa em Dubai não tinha certeza se homem podia entrar ou não.
    Obrigada e já vou editar o post com essa informação. Abraços!

  • Oie, sobre o taxi rosa se estiver acompanhada de homem( seu companheiro) vc pode andar sim, o taxi é para mulheres e família 😉

Participe e deixe seu comentário.