Éfeso e suas incríveis ruínas

éfeso turquia

Um dos pontos turísticos mais visitados da Turquia, depois da Capadócia, são as ruínas de Éfeso. Mais de 400 mil pessoas viveram nessa cidade antiga, que foi construída séculos antes de Cristo. Além disso, bem perto ficava o Templo de Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Durante o Império Romano, Éfeso foi a cidade mais importante depois de Roma. O lugar passou por restaurações e hoje tem as ruínas mais preservadas da Turquia, além de ser considerado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.

ruinas éfeso turquia éfeso turquia

Enquanto caminhava por lá e apreciava o mármore das construções, imaginava como era a vida dessa população ao ver os banheiros, teatros, bibliotecas, casas e igrejas, com suas fachadas bem conservadas.

Eu e mamis curtindo Éfesos

éfeso turquia éfeso turquia

Éfeso ocupa um lugar histórico muito importante porque muitas civilizações passaram por ali deixando um legado incrível. Viveram ali persas, egípcios e romanos. Por causa da localização estratégica, próxima ao Mar Egeu, Éfeso tinha um porto tão importante que chegou a ser a capital da Ásia menor.

As obras mais importantes para visitar ali estão distribuídas em duas grandes avenidas. Ao longo de todo o trajeto dá pra ver a incrível Biblioteca de Celso, que foi feita em homenagem ao governador romano Tiberius Julius Celsus, que está enterrado lá.

éfeso turquia

Outra que me impressionou bastante foi o anfiteatro romano. Pasmem, cabiam até 24 mil pessoas nesse teatro!! Confesso que adoro conferir a acústica dos anfiteatros gritando um pouquinho cada vez que entro em algum 🙂

anfiteatro éfeso turquia
O anfiteatro ao fundo

Ah, sobre o Templo de Artemis, ele não fica dentro das ruínas, está entre Selçuk e Éfeso, mas hoje só resta uma coluna.

Virgem Maria
Outra atração bem perto de Éfeso (9km), segundo a tradição católica, é a última casa onde viveu a Virgem Maria. Hoje em dia esse é um local de peregrinação e visita de muitos fieis.

A casa é pequena, mas recebe milhares de pessoas que querem conhecer esse lugar e deixar um pedido ou agradecimento ali. Os papas João Paulo II e Benecdito XVI estiveram na casa e a igreja católica considera esse um lugar oficial de peregrinação.

Como chegar
O aeroporto mais próximo fica em Izmir (85km), essa cidade poderia ser usada como base. A cidade mais próxima de Éfeso é Selçuk (3km) ou o balneário de Kuşadasi (18km). Para quem vai desde Istambul são 540km de carro, cerca de 7 horas, ou 1h de avião.

éfeso turquia

Se quiser mais detalhes sobre como chegar a Éfeso, tem um post super completo do blog Viaje Sim

Há duas entradas para visitar as ruínas. Em uma delas, onde estacionam os ônibus de turismo e táxis, tem várias lojinhas do lado de fora e restaurantes.

Não esqueça de levar boné, protetor solar e água, principalmente no verão. As ruínas estão a céu aberto e o verão turco (de junho a setembro) é super quente.

Mais informações

éfeso turquia
A entrada para visitar Éfeso custa 40 liras turcas (março 2018), aproximadamente 10 dólares. De abril a outubro as ruínas abrem das 8h às 19h; de novembro a março, das 8h às 17h.

Se quiser conferir opções de hotéis perto de Éfeso, na cidade de Selçuk, reserve pelo Booking através deste link, assim o blog ganha uma pequena comissão e você paga a mesma coisa.

Participe e deixe seu comentário.