Genebra, tour de chocolate e atelier

Local Flavours Tours

A Suíça tem fama de produzir um dos melhores chocolates do mundo e garanto pra vocês que não é so fama, gente. Estive lá faz pouco e como sou mega apaixonada por chocolate, aproveitei para fazer um tour e também um atelier onde fiz minha própria obra de arte de chocolate, é claro!!

O atelier que fiz foi em uma fábrica e quando cheguei lá, o cheirinho doce já me conquistou logo na entrada. Na La Bonbonniére fui recebida por dois chocolatiers super simpáticos que me guiaram no passo a passo para fazer uma bela caixinha de chocolate com algo muito exclusivo, uma foto minha impressa na tampa!!

Essa é a foto que vai pra caixa de chocolate

Para começar coloquei o avental e já me senti toda poderosa hehe. Depois tiramos uma foto minha na frente da loja e ela foi impressa num papel especial de açúcar comestível.

Depois disso, mãos à obra! Segui passo a passo as indiciações do instrutor Cedric: primeiro espalhei o chocolate de uma forma parelha e bem lisinha. E olha que não foi tão difícil assim. Eu não imaginava como ficaria a caixinha nem que tamanho ia ter no final.

Em seguida, fizemos os bombons pra colocar dentro feitos de chocolate ao leite e amêndoas fatiadas. Eu comi vários, juro pra vocês que são uma delícia e guardei mais alguns para colocar na caixa.

O próximo passo foi cortar o chocolate e montar a caixinha, grudando cada parte com chocolate derretido!! Adorei ver que sou capaz de fazer uma e de aprender algo diferente. Depois de quase 1 hora, minha obra de arte ficou pronta e eu adorei o produto final.

Gostei muito da experiência, da simpatia dos chocolatiers, de ver um pouco do trabalho deles de perto e de entrar em uma verdadeira fábrica de chocolate onde tem uma torneira que jorra chocolate derretido 24h por dia, meu sonho de consumo!!!!

Mais informações
Para quem quiser ter a mesma experiência e fazer um atelier de chocolate em Genebra, de 2 horas, o custo por pessoa é de 90 francos suíços (se o grupo tiver mais de 2 pessoas, o valor baixa um pouco). A melhor parte é que tudo o que for feito ali, você leva pra casa. 🙂

A fábrica da La Bonbonniére fica a uns 20 minutos de ônibus (o número 61) da estação de trem de Genebra. O curso pode ser feito em francês ou inglês.

Tour de chocolate
Uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei em Genebra foi procurar por um tour de chocolate!! Tive a sorte de encontrar a Antonia que criou o Local Flavours Tours especializado nessa iguaria que tanto gosto.

A gente se encontrou às 10h da manhã e de lá partimos para conhecer 5 lugares e provar deliciosas criações: chocolate quente, pastelaria e diferentes tipos de chocolates artesanais.

A primeira parada foi nessa loja mega fofa e lá provamos um chocolate quente aveludado e muito saboroso. Depois disso nunca mais vou tomar Nescau da mesma maneira haha. A simpática Antonia nos contou sobre a história do chocolate e sobre os países produtores.

Com ela aprendi de onde vem a expressão ¨Dinheiro não nasce em árvore¨. Segundo a guia, antigamente o cacau era moeda de troca e valia muito. Só a aristocracia tinha o privilégio de consumir. E como o fruto do cacau fica pendurado em árvores, a expressão vem daí. Legal, né?

Seguindo com o tour, saímos da loja e pegamos o barquinho para atravessar para a parte antiga de Genebra, a minha favorita. Ali visitamos duas lojas que fazem chocolate artesanal e fizemos uma espécie de cata para adivinhar do que estavam feitos cada um. Sinceramente, errei quase todos. Flores, frutas e aromas muito diferentes para o meu paladar.

O meu favorito foi esse chocolate azul de lavanda

O meu favorito do tour todo foi um de chocolate preto com lavanda!! Nunca tinha experimentado um assim: leve, saboroso e muito delicado. Também gostei muito do chocolate ruby, que tem uma cor meio rosa. Esse tem um leve sabor de chocolate branco com limão, mas com uma textura e cor diferentes.

O chocolate rosa é o ruby

Enquanto caminhamos pelas belíssimas ruas de Genebra, a Antonia nos contou algumas tradições suíças e também por que esse país é tão famoso na produção de chocolate. Parece que o segredo está no leite suíço!

Depois de quase 3h caminhando, degustando e conversando, o tour chegou ao fim em uma loja de chocolates de um hotel 5 estrelas. Passei o resto do dia relembrando os sabores diferentes que provei e garanto que agora já não como esse doce como antes. Em Genebra aprendi que é preciso degustar e saborear o chocolate aos poucos: primeiro com o olfato, em seguida com o tato e só depois com a boca!!

O nosso grupo e a Antonia (guia) de azul

Mais informações
O Local Flavours Tours dura cerca de 3 horas, se faz todo caminhando pelo centro de Genebra e custa 95 francos por pessoa. Também é feito em inglês ou francês.

Participe e deixe seu comentário.