O belíssimo Jardim Botânico de Curitiba

jardim-botanico-curitiba

O Jardim Botânico é, sem dúvida, um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. Imagina entrar em um lugar cheio de plantas, tapetes de flores, estátuas e chafariz, tudo quase como um conto de fadas.

O Botânico encanta curitibanos e turistas desde 1991. Esse parque que tem uma área de 2,45 km² foi inspirado nos jardins franceses e os visitantes são recebidos com tapetes geométricos de flores logo no início.

jardim-botanico-curitiba

Confesso que mesmo sendo curitibana fui poucas vezes ao Botânico e agora me arrependo de não ter ido mais porque esse lugar é muito lindooooo!!! Vocês vão ver pela quantidade de fotos que tem nesse post.

jardim-botanico-curitiba
Tava calor, mas adorei a visita

jardim-botanico-curitiba

Como você já deve ter percebido, o ponto alto do Botânico é a sua bela estufa. Em estilo art-nouveau, é toda feita de vidro e metal. Sabia que ela foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres? E a boa notícia é que dá para visitar o seu interior.

Ali dentro tem espécies botânicas da Floresta Atlântica, que precisam de um clima cálido. Como Curitiba não é lá muito amiga do calor, a estufa como o nome mesmo já diz, garante essa temperatura cálida por conta dos vidros que retém o calor.

jardim-botanico-curitiba jardim-botanico-curitiba jardim-botanico-curitiba

Aliás, eu visitei o Jardim Botânico no verão e se o clima já estava quente do lado de fora, vocês não imaginam o calor que fez dentro da estufa. Massss não tinha como não entrar para conhecer, né?

Apesar do calor no verão, a visita vale a pena. A estufa tem dois andares, uma pequena fonte de água e algumas estátuas.

jardim-botanico-curitiba

Outro lugar legal para visitar no parque é o Museu Botânico, também conhecido como herbário, que atrai pesquisadores de vários lugares e tem mais de 300 mil plantas. Pelo que pesquisei, esse é um dos museus botânicos mais importantes do mundo!

Procurando hotel em Curitiba, então confira as melhores ofertas com o Booking. Se você reservar através deste link, o blog ganha uma pequena comissão para continuar ativo e você paga a mesma coisa.

Aproveite também para passar pelo Jardim das Sensações, uma trilha para percorrer de olhos vendados e assim usar os outros sentidos para reconhecer plantas com as mãos, sentir o chão com os pés, ouvir o som do vento e da água e se encantar com o cheiro da terra.

A entrada ao Botânico é gratuita e em Curitiba muita gente vai lá para caminhar e correr logo cedo ou no fim da tarde. Ele está super bem cuidado e tem trilhas especiais para quem gosta de praticar esse tipo de exercício.

jardim-botanico-curitiba jardim-botanico-curitiba

O parque também é ótimo para fazer piquenique, ler um livro debaixo de uma árvore ou simplesmente para fazer um passeio com a família e descansar.

Uma curiosidade que eu não sabia, o nome oficial é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, uma homenagem a uma pioneira do urbanismo de Curitiba.

jardim-botanico-curitiba
Essa estátua é uma homenagem a todas as mãe, chama-se Amor Materno

Mais informações
O Botânico fica na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, sem número. Durante o horário de verão, abre das 6h às 20h, e no horário de inverno, fica aberto até às 19h30. O Jardim das Sensações abre de terça a domingo, das 9h às 17h, mas se chover ou o percurso estiver úmido, essa parte fica fechada.

Participe e deixe seu comentário.