Um antigo teatro é hoje uma das livrarias mais famosas do mundo. O Ateneo Grand Esplendid, em Buenos Aires, é realmente uma joia não só pelo seu passado, mas também pela sua beleza arquitetônica. Não é à toa que ela foi escolhida a livraria mais linda do mundo, segundo a prestigiosa National Geographic.
Imagina entrar naqueles teatros glamourosos de antigamente, onde o palco tem uma enorme cortina de veludo e as pessoas assistem ao espetáculo sentados nos balcões dourados e vermelhos. Bom, agora imagina que em vez de estar num teatro, você entra em um lugar com livros nos três andares! O Ateneo é assim.
Para quem gosta de leitura, a visita é um prato cheio, mas mesmo que você não esteja interessado em comprar nenhum livro, a visita vale. Eu garanto! Recomendo passar por lá a qualquer hora. Detalhe importante, a livraria fica aberta até meia-noite na sexta e no sábado.
Além de ser a mais bonita, o Ateneo é a maior livraria de Buenos Aires. No fundo, onde era o palco, agora tem uma cafeteria e um piano que de vez em quando é utilizado.
Antigamente, o Teatro Gran Splendid tinha quatro filas de palcos e na plateia entravam 500 pessoas sentadas. Ninguém menos do que Carlos Gardel se apresentou por lá.
Hoje em dia, o subsolo é dedicado aos filmes e às crianças. Tem uma parte só com filmes argentinos, cds e um local especial para os pequenos; com mesinhas, cadeirinhas e muitos livros para os menores.
A parte que mais gosto do Ateneo são os balcões, onde qualquer um pode pegar um livro, sentar lá e folhear tranquilamente durante horas. Como o argentino gosta muito de ler, sempre tem várias pessoas sentadas nos sofás apreciando um bom livro.
E, por favor, não vá embora da livraria sem antes olhar para o teto. A cúpula é decorada com afrescos que representam a paz. A pintura, que foi feita em 1919 (ano em que o teatro foi inaugurado), é uma celebração pelo fim da Primeira Guerra Mundial.
Um dato curioso, sabia que Buenos Aires é a cidade com maior número de livrarias por habitantes no mundo? Segundo um relatório do Fórum Mundial de Cidades Culturais, a capital portenha tem ao redor de 730 livrarias.
Como chegar
A livraria fica na famosa Av. Santa Fe, 1860, em Recoleta. Muitos ônibus passam por lá; 152, 39, 10, 59, 12, 111 entre outros. A estação de metrô mais próxima é Callao (linha D), que fica a 3 quarteirões.
Horário
A livraria abre de segunda a quinta (das 9h às 22h), sexta e sábado (das 9h à meia-noite) e aos domingos (do meio-dia às 22h).
Assista ao vídeo que fiz dentro da Ateneo e conheça um pouco mais desse belo lugar!
Legal, Angelica. Ah, ficar lendo alguns livros lá é mesmo uma delícia!! Abraços!
Eu AMO a livraria El Ateneo. Antes de ir a Buenos Aires no último ano, havia lido sobre ela. Mas garanto que é tudo mais lindo pessoalmente!
Ah… é um espetáculo poder tomar um cafézinho ali naquele antigo palco!!
Não comprei nada, mas fiquei horas andando por entre as prateleiras!
Beijos
Angelica
Que bom que você passou por lá, Lyne. É um lugar incrível e é bem isso que você disse; em tempos modernos, um lugar que guarda seu charme e estilo. Abraços!!
Visitei a livraria no último domingo, dia 05/04 e o lugar realmente é lindo, impressionante e imponente. Nos mostra como hoje em dia,por mais que as construções sejam majestosas, nada se compara aos prédios antigos, com toda sua decoração antiga e detalhadas esculturas que dão mais beleza ao lugar. Se sentar no andar de cima e imaginar como era ver espetáculos naquela casa linda, não tem preço.
Realmente um passeio que vale à pena.