Duas livrarias imperdíveis em Lisboa

livraria-lerdevagar

A capital portuguesa por si só já tem muuuuitos lugares incríveis para visitar. Para quem é fanático por livros e gosta de conhecer livrarias históricas e diferentes, Lisboa é um prato cheio.

Quando estive lá fiquei encantada com duas livrarias que só confirmaram ainda mais minha paixão pelos livros. Já pensou em conhecer a livraria mais antiga do mundo ou entrar em uma espécie de caixa do tempo?

As duas são bem diferentes: uma é mais moderna e descolada, tem várias instalações e livros do teto ao chão, literalmente. Enquanto que a outra é mais clássica, com suas estantes de madeira, um longo corredor e várias salas que convidam os visitantes a percorrê-la sem pressa.

Ler Devagar
Quando entrei ali, fiquei encantada com a quantidade de livros espalhados pelas paredes e por uma instalação enorme que desenhou um sorriso no meu rosto: a de uma menina sentada em uma bicicleta com asas. Que lugar melhor do que uma livraria para ter essa obra pendurada no teto, né? Perfeita para deixar a imaginação correr solta.

A Ler Devagar não é só uma livraria. Nesse espaço de quase 600m2 e quatro andares, encontramos livros novos e usados e um bar. E no último andar tem uma exposição um tanto quanto inusitada de um inventor italiano, o Pietro Proserpio.

livraria-lerdevagar
Aproveite para conhecer o inventor italiano

O simpático senhor cria peças divertidas e criativas usando a cinemática e a ¨inventividade¨. Se você tiver sorte de visitar a livraria quando ele estiver lá, aproveite para conhecer suas obras de perto e rir um pouco com suas histórias mirabolantes. Por tudo isso ele também é conhecido como o Gepeto da mecânica.

Ali mesmo encontrei um texto, de um autor desconhecido, sobre a vida e o tempo que me marcou muito e me fez refletir sobre como eu tenho passado meus dias. Compartilho aqui com vocês porque realmente gostei bastante.

No último andar da livraria também tem outras ¨máquinas do tempo¨, são dois  realejos que te transportam para um mundo animado e musical. Não deixe de experimentar essa sensação e deixe-se levar pelos sentidos visuais e auditivos!  

Para quem estiver interessado nos livros, essa livraria tem um acervo de 40 mil obras novas e mais de 10 mil livros usados.

Com tantas atrações e histórias, não é à toa que essa livraria foi escolhida pelo New York Times como uma das 10 mais lindas do mundo.

livraria ler devagar lisboa

Aliás, se quiser saber onde fica a mais bela do mundo, confira este post!! Spoiler: fica em Buenos Aires 🙂

Mais informações
A Ler Devagar fica dentro do complexo LX Factory, R. Rodrigues de Faria 103. Abre diariamente das 11h às 23h; domingos e segundas fecha às 21h; sexta e sábado até 1am.

Livraria Bertrand
Esta é a livraria mais clássica de Lisboa, fundada em 1732 passou até mesmo por um terremoto e foi reconstruída! Segudo o Recorde Guinness, ela é a mais antiga do mundo em funcionamento. No meio do bairro turístico Chiado, a Bertrand não parece tão grande até que você entra lá e começa a passar pelas suas inúmeras salas.

Do lado de fora eu não imaginei que ali dentro tem sete salas. Quando coloquei os pés na Bertrand, senti aquele agradável cheirinho de livro novo e mais uma vez um sorriso apareceu no meu rosto. É que eu gosto muito desse cheiro!!

Fiquei encantada com a enorme coleção de livros do Fernando Pessoa, um dos escritores e poetas mais famosos da língua portuguesa. As estantes de madeira estão repletas de obras nacionais e internacionais. Dos best sellers que encontramos em qualquer livraria, passando pelos guias de viagem até livros pouco comuns.

Na primeira sala, outros escritores portugueses como Antero de Quental, Alexandre Herculano e Eça de Queiroz também contam com estantes só para eles. Esses autores costumavam se reunir na Bertrand para discutir política e literatura.

Pelos corredores tem quadros com fotos e textos contando a história dessa tradicional livraria portuguesa. Também tem uma sala especial para crianças, outra com artigos de papelaria e ao fundo um pequeno restaurante, o Café Bertrand, que presta homenagem à Fernando Pessoa.

Mais informações
A Livraria Bertrand fica na R. Garrett 73-75 (Chiado) e abre diariamente das 9h às 22h.

Na cidade de Porto também tem uma livraria muito famosa, a Lello. Com uma enorme escadaria de madeira e piso vermelho, há quem diga que algumas partes das obras de Harry Potter foram inspiradas ali.

Participe e deixe seu comentário.