Quem gosta de ler e viajar tem muitas opções para visitar livrarias lindas e famosas pelo mundo afora. Buenos Aires, Lisboa e Londres são algumas das capitais que guardam cantinhos literários dignos de visitas sem pressa.
Se deliciar com uma bela arquitetura, caminhar por corredores históricos e descobrir livros novos é um prazer para quem aprecia a leitura. Durante as minhas viagens gosto sempre de visitar alguma livraria e se ela tiver alguma história especial, melhor ainda.
Vem comigo ler este post e conhecer algumas das livrarias mais lindas e antigas do mundo e uma que é especializada só em livros de viagem, mapas e turismo.
Buenos Aires
Imagina um antigo teatro que acabou virando uma loja imensa de livros. O Ateneo Grand Esplendid, em Buenos Aires, foi escolhido como uma das livrarias mais lindas do mundo pelo The Guardian.
São três andares de puro charme, arte e livros para todos os gostos. Onde antes era o palco, agora tem um café para fazer aquela pausa durante a viagem. Antigamente o Teatro Gran Splendid tinha quatro fileiras de palcos e na plateia entravam 500 pessoas sentadas. Ninguém menos do que Carlos Gardel chegou a se apresentar ali.
Londres
Bem pertinho de Covent Garden, a Stanfords é um daqueles lugares que enchem os olhos e que dá uma alegria enorme só por estar ali dentro, mesmo sem comprar nada.
São vários andares cheios de coisas fofas, muitos guias, mapas e livros especializados em viagem e turismo. Essa livraria tem muita tradição, foi inaugurada em 1901. Anota a dica e quando você estiver em Londres, visite ela por mim.
Lisboa
Uma parede enormeeeeee forrada de livros e uma escultura de uma menina pedalando uma bicicleta com asas te dão as boas-vindas neste lugar que é muito mais do que uma livraria.
A Ler Devagar parece um centro de atrações intelectuais: tem livros, várias esculturas, exposições e até mesmo um bar. Sem falar que a livraria fica dentro de um dos lugares mais descolados de Lisboa, o LX Factory.
Aliás, a Ler Devagar foi escolhida pelo New York Times como uma das 10 mais lindas do mundo.
A outra livraria que super recomendo visitar em Lisboa é a mais antiga do mundo em funcionamento! A Bertrand foi fundada em 1732, passou até mesmo por um terremoto e depois foi reconstruída.
No meio do bairro turístico Chiado, suas sete salas são um convite para passar horas ali dentro e assim conhecer autores portugueses e outros clássicos do mundo. Ninguém menos do que Eça de Queiroz costumava se reunir na Bertrand para discutir política e literatura.
Aproveite para ler também sobre a livraria mais antiga de Buenos Aires, um tesouro bem escondido!
Gostou da minha seleção? Você conhece outras livrarias que valem a viagem? Vou adorar saber. Deixe um comentário aí embaixo contando.
Olá, Pinho. Obrigada pela observação. Sabe que estive no Porto, mas acabei não entrando na Lello porque tinha uma fila enorme do lado de fora. Vou ter que voltar um dia 🙂 Escrevi este post sobre Porto https://viagemcult.com/o-que-fazer-em-porto/
Um abraço!
Falta referir a livraria mais bonito do mundo: Livraria Lello, Porto, Portugal.