Londres tem um dos maiores templos hindus

Londres tem tantos atrativos, pessoas de tantas nacionalidades e religiões vivendo juntas que mesmo depois de já ter passado vários anos na cidade você ainda consegue conhecer lugares novos. Sabia que um dos maiores templos hindus fora da Índia fica em Londres?

Eu já morei 4 anos em Londres há vários anos e não sabia que esse lugar existia. Agora que estou visitando a cidade de novo, um amigo me convidou para conhecer o templo e achei a ideia ótima para ficar ainda mais por dentro desse caldeirão cultural que é Londres.

Nunca estive na Índia, mas por algumas horas me senti como se estivesse lá. O templo BAPS Shri Swaminarayan Mandir fica no bairro de Neasden, na região noroeste da capital inglesa.

Fazendo pose e mantendo o equilíbrio

A construção é imponente e tem uma história super interessante. O edifício começou a ser construído em 1993 e em apenas 2 anos ficou pronto. Quase todas as peças talhadas à mão foram trazidas diretamente da Índia. O próprio site do templo diz: Made in India, built in London (feito na Índia, construído em Londres).

Fiquei vários minutos admirando a beleza e os detalhes de cada figura. De longe mais parecia um castelinho de areia, desses que fazemos na praia. O exterior do templo é feito de mármore italiano e indiano e calcário da Bulgária. Foram necessários 5 mil toneladas desses materiais para a construção.

Além do incrível templo, o jardim todo florido e com topiaria também é lindo de ver. Aliás, não pude deixar de pensar em coxinhas vegetarianas quando olhei essas árvores podadas nesse formato, você não acha?

Procurando mais passeios para fazer em Londres? Confira todos os tours que a Civitatis oferece pela capital inglesa, faça sua reserva e divirta-se!

templo-hindu-londres
Essas mini árvores com forma de coxinha chamaram minha atenção

Se o templo já é incrível do lado de fora, imagina o seu interior. Infelizmente não é permitido tirar fotos lá dentro, por isso não posso mostrar, mas posso contar. No segundo andar tem vários altares com divindades muito coloridas, é cor que não acaba mais!

No hinduísmo há mais de 300 milhões de divindades. Eu realmente conheço muito pouco sobre essa religião, mas gostei de ver muitas senhoras com seus saris coloridos rezando, agradecendo, se emocionando e até mesmo batendo palma em frente de várias estátuas dentro do templo.

Se você tiver sorte, pode presenciar o ritual de pessoas oferecendo comida ou água para as estátuas que fazem parte da mitologia hindú. Na frente de cada divindade tem uma plaquinha que conta um pouco da história e do significado. Aliás, no nome do templo tem a palabra mandir, que significa um lugar onde se encontra paz.

Para entrar no templo tem que tirar os sapatos e tanto homens como mulheres precisam cobrir as pernas. Eu fui de bermuda, mas na entrada recebi uma espécie de saia comprida para usar e não tive nenhum problema.

Se você tiver algum dia sobrando em Londres ou se você se interessa por religião ou arquitetura, realmente recomendo a visita ao templo hindu de Neasden.

Confira também outros passeios grátis para fazer na capital inglesa.

templo-hindu-londres

Mais informações
O Neasden Temple fica na 105-115 Brentfield Road,  NW 10 8LD B e abre diariamente das 9h às 18h. A entrada é gratuita e tem uma exposição sobre o hinduísmo que custa 2 libras, para quem quiser se aprofundar no assunto.

As estações de metrô mais próximas são Neasden Station (Jubilee Line) e Stonebrigdge Park Station (Bakerloo line), depois de sair do metrô ainda tem que andar uns 20 minutos. Quem não quiser caminhar, pode pegar o ônibus 206 que para bem perto do templo. Eu peguei o ônibus 220 e depois andei uns 25 minutos, foi bem tranquilo também.

Participe e deixe seu comentário.