A Síria foi um dos países que mais gostei de ter visitado até hoje. Estive lá em 2009 e lembro de cada detalhe dessa aventura que fiz sozinha. Faz pouco li o livro Lua de mel em Kobane, que conta a história de amor entre dois sírios no meio dessa louca guerra. E antes que você se pergunte, não, a Síria ainda não estava em guerra quando fui pra lá.
Gostei muito do casal que se apaixonou pela internet e que arriscou a pele vivendo na cidade síria de Kobane, sitiada pelo Estado Islâmico. A jornalista brasileira Patrícia Campos, que escreveu o relato, os conheceu depois de muito esforço quando esteve na Turquia a trabalho.
Além do casamento e da ¨lua de mel¨ de Barzan e Raushan, o livro explica e conta muito bem a complexa situação política desde a Primavera Árabe (na Tunísia) até a atual guerra civil da Síria, que começou em março de 2011.
O casal protagonista do livro é curdo, um grupo étnico que abrange parte do Irã, Turquia, Síria e Iraque e que há anos busca sua independência. Entre os relatos, é possível ver os dois em meio a conflitos e situações do dia a dia em várias fotos.
Gostei muito do livro porque entendi um pouco mais sobre o assunto dos curdos e também sobre as revoluções e os ditadores que não querem deixar o poder, nem mesmo quando o seu país está completamente destruído.
Eu escrevi este outro post contando sobre a minha viagem à Síria, dos amigos que fiz e do quanto gostaria de poder voltar pra lá.
Se você também se interessa pelo assunto da guerra síria ou quer entender um pouco mais sobre esse conflito, super recomendo o livro Lua de mel em Kobane.
Mais detalhes
Livro: Lua de mel em Kobane
Autora: Patrícia Campos Mello
Páginas: 208
Editora: Companhia das Letras
País de produção: Brasil
Ano: 2017
Eu tive a sorte de ter sido convidada a um casamento curdo no Irã. Aproveite para ler esta aventura aqui também.
Você tem outras sugestões de livros que se passam em outros países? Vou adorar saber. É só deixar um comentário aí embaixo.