Lua de mel em Kobane

A Síria foi um dos países que mais gostei de ter visitado até hoje. Estive lá em 2009 e lembro de cada detalhe dessa aventura que fiz sozinha. Faz pouco li o livro Lua de mel em Kobane, que conta a história de amor entre dois sírios no meio dessa louca guerra. E antes que você se pergunte, não, a Síria ainda não estava em guerra quando fui pra lá.

Gostei muito do casal que se apaixonou pela internet e que arriscou a pele vivendo na cidade síria de Kobane, sitiada pelo Estado Islâmico. A jornalista brasileira Patrícia Campos, que escreveu o relato, os conheceu depois de muito esforço quando esteve na Turquia a trabalho.

Além do casamento e da ¨lua de mel¨ de Barzan e Raushan, o livro explica e conta muito bem a complexa situação política desde a Primavera Árabe (na Tunísia) até a atual guerra civil da Síria, que começou em março de 2011.

Barzan e Raushan em meio às ruínas

O casal protagonista do livro é curdo, um grupo étnico que abrange parte do Irã, Turquia, Síria e Iraque e que há anos busca sua independência. Entre os relatos, é possível ver os dois em meio a conflitos e situações do dia a dia em várias fotos.

Fotos do casal na Síria

Gostei muito do livro porque entendi um pouco mais sobre o assunto dos curdos e também sobre as revoluções e os ditadores que não querem deixar o poder, nem mesmo quando o seu país está completamente destruído.

Eu escrevi este outro post contando sobre a minha viagem à Síria, dos amigos que fiz e do quanto gostaria de poder voltar pra lá.

Eu no Souk (mercado) de Aleppo
Quando estive na mesquita de Damasco

Se você também se interessa pelo assunto da guerra síria ou quer entender um pouco mais sobre esse conflito, super recomendo o livro Lua de mel em Kobane.

Mais detalhes
Livro: Lua de mel em Kobane
Autora: Patrícia Campos Mello
Páginas: 208
Editora: Companhia das Letras
País de produção: Brasil
Ano: 2017

Você tem outras sugestões de livros que se passam em outros países? Vou adorar saber. É só deixar um comentário aí embaixo.

Participe e deixe seu comentário.