Buenos Aires respira cultura e museus não faltam na cidade. Um dos que eu acho mais bonitos e interessantes é o Malba, Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, que tem centenas de obras de artistas latinos, inclusive de vários brasileiros.
Ninguém menos do que o Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral está lá. E não é cópia não, gente. É o quadro original. O Malba, que é um museu privado, foi inaugurado em 2001 e em pouco tempo virou referência em arte latino na capital portenha.
Pertinho do Abaporu, obras de artistas famosos como Diego Rivera, Frida Kahlo ou Candido Portinari dividem o espaço. Além de quadros, há vários objetos e esculturas na coleção permanente de arte latina a partir do século XX. Atualmente, o museu expõe mais de 500 obras de arte.
Nas exposições itinerantes volta e meia tem artistas de renome internacional, como é o casa da exposição da Yoko Ono, que está em cartaz no Malba até o fim de outubro deste ano.
O museu tem dois andares e o que mais gosto dele é a luminosidade no seu interior, mesmo em dias nublados. Suas enormes janelas de vidro e as escadas rolantes dão um toque super moderno ao prédio.
Além das exposições, o Malba tem uma lojinha bacana no térreo, um restaurante e uma sala de cinema. Volta e meia tem projeções de filmes antigos, muitas vezes acompanhados de música clássica ao vivo. Vale conferir a programação.
Se quiser saber mais lugares para visitar em Buenos Aires, aqui tem um índice com mais de 50 atrações para curtir a capital portenha.
Mais informações
O Malba fica na Av. Figueroa Alcorta, 3415, no bairro de Palermo. O museu abre diariamente e feriados, do meio-dia às 20h. Só não abre nas terças-feira. Dica boa, toda quarta-feira tem desconto na entrada.