Post patrocinado – Com mais de mil anos de história, Veneza está repleta de monumentos que contam a história da cidade. Um lugar cheio de beleza e cultura. Da Basílica de São Marcos até o Palácio Ducal, conheça os 5 melhores monumentos de Veneza e várias maneiras de fazer passeios extraordinários!
Basílica de São Marcos
A Basílica de São Marcos é um dos pontos turísticos mais famosos em Veneza. Construída no século XI, ela apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos bizantinos e ocidentais.
A fachada da basílica é decorada com mosaicos de ouro, uma das características mais marcantes do edifício. O interior tem mais de 8 mil metros quadrados de mosaicos que contam histórias bíblicas e retratam cenas da vida de São Marcos. A entrada é gratuita, mas é possível reservar um ticket para entrar sem pegar fila.
Piazzetta Di San Marco
A Piazzetta di San Marco é uma área sofisticada que serve como um portal para a magnífica Piazza di San Marco. Os monumentos que mais se destacam nessa área são a Biblioteca de San Marco à esquerda e o Palazzo Ducale à direita.
Ao longo do cais, os visitantes também podem ver as duas colunas famosas que formam o cenário de muitos cartões-postais de Veneza, incluindo a estátua de San Todaro e a do Leão de São Marcos. Essas duas colunas de granito vermelho foram transportadas do Oriente em 1125.
Monumento Vittorio Emanuele II
O monumento a Vittorio Emanuele II é uma estátua construída em 1887 pelo renomado escultor romano Ettore Ferrari. Essa é a estátua mais importante da cidade.
Feita de bronze, o monumento foi construído em homenagem ao décimo aniversário da morte de Vittorio Emanuele II, o primeiro rei do reino da Itália e uma figura histórica muito importante em Veneza.
A base é feita de granito rosa e dependendo do ângulo de visão a estátua pode ter diferentes significados simbólicos. Na parte de trás, representa Veneza subjugada, enquanto na frente representa a cidade triunfante.
Torre di San Giorgio
A Torre di San Giorgio é uma comuna italiana, em Veneza. Essa torre de pedra alta e imponente remonta ao século XII e foi construída pelos venezianos como parte do sistema de defesa da cidade. A torre era um importante ponto de vigilância para protegê-la de possíveis ataques marítimos.
Com o tempo, a torre também foi utilizada como prisão. Hoje em dia é um monumento histórico importante, lugar de exposições de arte e história.
A torre está aberta ao público para visitação e dali se tem uma vista incrível de Veneza.
Palácio Cà D’Oro
O Palácio Cà D’Oro é um dos mais belos e emblemáticos palácios de Veneza. Às margens do Canal Grande, ele foi construído no século XV e é considerado um dos melhores exemplos da arquitetura gótica veneziana.
O nome “Cà D’Oro” significa “casa de ouro” em italiano, uma referência à riqueza e ao esplendor do monumento.
Hoje em dia ele abriga a Galleria Giorgio Franchetti, uma galeria de arte que exibe obras renascentistas e barrocas como pinturas, esculturas e objetos decorativos de várias épocas.
Em uma localização privilegiada à beira do Canal Grande, o palácio oferece vistas incríveis dos canais e da cidade. Muitos turistas preferem fazer um passeio de gôndola para observar o palácio de outro ângulo.
O que achou desta lista dos 5 melhores monumentos de Veneza? Você já conhece essa bela cidade italiana?