Mendoza é a região produtora de vinho mais importante da Argentino. Além de inúmeras vinícolas, essa província oferece várias opções de esporte aventura, paisagens deslumbrantes com direito a cordilheira de fundo, e festivais mundialmente famosos como a Festa da Vendimia.
Fui convidada para participar de um blog trip (viagens organizadas para blogueiros) para cobrir justamente essa festa, que é um dos festivais de colheita mais importantes do mundo. Segundo a revista National Geographic, essa é a segunda festividade desse gênero mais importante no mundo.
Arrumei minha mochila, peguei um avião em Buenos Aires, e depois de um voo que durou menos de duas horas, lá estava eu conferindo essa celebração que rende culto ao vinho. O assunto nas ruas, na TV, nos jornais e nos botecos é única e exclusivamente sobre a tal da festa. Cartazes nas ruas, vinhos nas vitrines de lojas e nem mesmo os chafarizes ficam de fora, em vez de água, jorram a preciosa bebida.
Eu precisei de uma explicação de amigos locais e uma pequena guia de papel para entender o número de festas, eventos e desfiles, que culminam com a eleição da rainha. Durante 10 dias Mendoza transpira vinho e alegria.
A eleição da rainha é levada bem a sério. Todo mundo tem a sua candidata, tem torcida organizada, cartazes e propaganda das garotas pela cidade toda. Fiquei sabendo que não é só beleza que conta. Os critérios para escolher a melhor candidata à rainha vão desde preparação, desenvoltura e até quantos idiomas dominam. Uma amiga me disse que ela também já sonhou em ser rainha da festa quando era adolescente, e que isso é muito comum entre as meninas de Mendoza. É uma espécie de sonho e motivo de muito orgulho ser eleita.
Mas antes da coroação, que é o ponto alto da festa, tive a oportunidade de ver outros eventos. Estive no Carrusel, que é um desfile pelas ruas do centro de Mendoza, onde as candidatas passeiam em cima de caminhões decorados. Milhares de pessoas se amontoam ansiosas em vários quarteirões e contam os minutos para o início do desfile. Pelo trajeto, as 18 candidatas vão jogando brindes e produtos típicos para a população; melões, maçãs, peras, bolachas, alfajores, sorvete, etc. O mais engraçado era ver a guerra do povo pra pegar um desses pequenos presentes. Tinha gente beeeeeem preparada mesmo. Vi muitos com cestas e baldes amarrados num pau, assim eles tinham mais chance de “fazer uma boa colheita”.
Dos caminhões, o que mais me chamou a atenção foi esse com um mega churrasco em cima!
Além das candidatas, também desfilam associações gaúchas com vestimentas típicas, cavalos e carroças. Esse evento, que durou cerca de 3 horas, foi na sexta de noite. No sábado pela manhã, o desfile se repete. A única diferença é que é um pouco mais longo e recebe o nome de Via Blanca. Os dois são bem divertidos, interessantes e é uma boa maneira de entender a importância que essa festa tem para os argentinos.
Mas o ponto alto mesmo da celebração acontece no sábado à noite, quando se escolhe a Rainha da Vendimia. Esse evento acontece num anfiteatro grego belíssimo, o Frank Romero Day, que está no meio de umas serras, perto do centro de Mendoza, e tem capacidade para 25 mil pessoas.
Todos os anos um tema é escolhido para essa mega apresentação. Em 2013, o escolhido foi “Teatro mágico de pedra e vinho”. Fiquei impressionada com a qualidade do show. No palco tinha nada menos do que mil bailarinos, música ao vivo e fogos de artíficio, que fechou o evento com chave de ouro. Eu e outros blogueiros ficamos junto com a imprensa e vimos várias tvs transmitindo o evento ao vivo. Uma cobertura incrível.
A Festa de la Vendimia sempre é celebrada no fim de fevereiro e começo de março. Mendoza é mundialmente famosa pelo bom vinho que produz e também é conhecida como a capital do Malbec. Para se ter uma ideia da importância desse setor, em Mendoza estão 70% das vinícolas e vinhedos da Argentina. Além disso, a região tem 682 vinícolas ativas. É vinho pra chuchu, gente!!
Eu curti cada minuto dessa festa e também fiquei feliz em ver como os mendocinos mantém suas tradições e passam elas de geração para geração. Vi esse orgulho estampado no rosto de pessoas de todas as faixas etárias e camadas sociais. Adorei ver famílias inteiras reunidas e crianças sonhando em ser a próxima “Reina de la Vendimia”.
Quem quiser assistir esse espetáculo de culto ao vinho alguma vez, vale a pena reservar voo e hotel com bastante antecedência. Nessa época a cidade fica lotada. Este ano, segundo o governo local, Mendoza recebeu cerca de 75 mil turistas.
Fiz essa viagem a convite do Ministério de Turismo da Argentina e do Ministério de Turismo da Província de Mendoza.
Olá Lusmair, não conheço esse guia e nunca usei os seus serviços. Por isso não posso te ajudar. Abraços.
Olá Lucila,
Eu e meu esposo vamos para Mendoza no início de maio/15, e estamos tentando contato com o Leonardo Harth e não conseguimos, vc tem esse contato desse guia? Grata.
Gracias a vos tmb por leer el blog y por el buen espíritu mendocino 🙂 Abrazos!
Oi, Adriana
Que bom que vc gostou do post. Vale a pena mesmo conhecer e presenciar o entusiasmo do pessoal durante a festa. Que bacana a tua experiência de viajar tanto assim 🙂 Abraço e boas aventuras pra vcs tmb!
GRACIAS A LAS PERSONAS QUE VIENEN A MENDOZA (ARGENTINA) Y HACEN RECOMENDACIONES PARA NOSOTROS!!!
GRACIAS POR MOSTRARNOS AL RESTO DEL MUNDO NUESTRO MALBEC, EL SACRIFICIO DE CADA PERSONA QUE TRABAJA EN LOS VIÑEDOS, A AQUELLOS QUE DEPOSITAN SU PASION, AMOR Y DEDICACION EN LO QUE HACEN…. PARA QUE LLEGUE A SUS PALADARESEL SABOR DE CADA VENDIMIA….
GRACIAS A USTEDES TURISTAS QUE VISITAN NUESTRA TIERRA
GRATO
LEONARDO HARTH MENDOZA
Nossa Lucila, que post e que experiência bacana.
Já estivemos em Mendoza como parte de um giro de 10 mil km pela América do Sul e nunca imaginei que a cidade abrigaria um evento assim. A-do-rei.
Vou me lembrar disso da próxima vez que pegar a estrada para ir para Santiago!
Somos uma família viajante, mas também apreciadora de vinhos e as crianças já estão até aproveitando o que as vinícolas têm para os baixinhos. TIvemos uma ótima experiência com eles em Glen Ellen no Napa Valley, em época parecida com a que você pegou…
Abração e boas viagens!
Oi, Natalie
Adorei e fico feliz que tenham gostado do post.
Abraços!!
Oi,Lucila. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Obrigada, Lauro. Vá mesmo porque a festa e o vinho argentino valem a pena 🙂
Parabens Lucila>muito interessante sua reportagem.Espero um dia presenciar esta festa.Abraço Lauro
Viva o Malbec!!!