A incrível mesquita de Abu Dhabi

Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Pensa em luxo, em uma construção toda branca inteira de mármore com detalhes em ouro, um lugar tão grande onde cabem 40 mil pessoas. Pensou? Esse lugar já existe, é a grande Mesquita de Abu Dhabi, a Sheikh Zayed. Essa mesquita faz juz à capital dos Emirados Árabes Unidos, nessa região do mundo onde dinheiro é o que não falta.

A mesquita de Abu Dhabi tem quatro minaretes (torres) e 82 domos. Dizem os entendidos que o prestígio de uma mesquita é medido, entre outras coisas, pela quantidade de minaretes que tem. Para ser ter uma ideia, a famosa Blue Mosque de Istambul tem seis.

Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed
Os minaretes são essas torres

Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

A incrível mesquita de Abu Dhabi é relativamente nova, se comparada com outras famosas do mundo islâmico, foi inaugurada em 2007. O projeto foi idealizado pelo xeique Zayed bin Sultan Al-Nahyan, o primeiro presidente dos Emirados Árabes. Aliás, ele hoje descansa dentro da mesquita. Deças peças que o destino prega, o xeique morreu três anos antes de ver a sua grande obra finalizada.

Nessa bela construção é possível encontrar vários estilos Islâmicos, como Mameluco, Otomano e o Fatímida. Só a parte de fora já é de cair o queixo. O mármore foi trazido da Macedônia e os cristais da Itália. Pequenos pedaços de madrepérola incrustados nas colunas de mármore e ouro 24 quilates terminam de dar o toque mega luxuoso. Não sem razão a obra custou cerca de R$1,5 bilhão.

Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Antes de entrar, fiquei muito tempo admirando essa beleza branca. Gente, são mais de mil colunas! Caminhando por esse chão branquinho e gelado eu não parava de tirar fotos, de procurar novos ângulos e de me lembrar da semelhança com o templo do amor na Índia, o Taj Mahal.

Esse é o famoso Taj Mahal. Foto: @Asitjain/Wikimedia Commons

Algumas pessoas dizem que a mesquita de Abu Dhabi foi inspirada nesse monumento indiano. Sinceramente, acho que qualquer semelhança com o monumento indiano não é mera coincidência. O que vocês acham?

Interior da mesquita

Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed
Detalhe das flores no chão e nas paredes

E quando eu achava que já tinha visto tudo, dei de cara com o maior tapete do mundo feito à mão!! Verde com muitas flores coloridas, esse tapete persa levou dois anos para ficar pronto e foi feito ali mesmo por cerca de 1.200 iranianas.

Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

E ainda não terminou. Quando olhei pra cima fiquei impressionada com esse lustre incrível feito na Alemanha, com um diâmetro de 10 metros e um peso de 12 toneladas! Sim, gente, nos Emirados Árabes tudo é exacerbado, suntuoso, grande e como vocês podem imaginar, nessa mesquita não poderia ser diferente.

Procurando mais passeios para fazer em Abu Dhabi? Então confira todos os tours que a Civitatis oferece na cidade, faça sua reserva e divirta-se!

Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Vestimenta
Para entrar em qualquer mesquita é preciso respeitar certos códigos, como tirar os sapatos. Essa regra vale tanto para as mulheres como para os homens.

Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed

Além disso, a mulher deve usar um lenço para cobrir o cabelo e as roupas não devem ser justas ao corpo ou deixar pernas ou braços de fora. Os homens também devem vestir roupas que cubram as pernas.

Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed mulheres Mesquita Abu Dhabi Sheikh Zayed mulheres

Antes de entrar na Sheikh Zayed Mosque, as mulheres recebem emprestado gratuitamente um abaya (um tipo de vestido longo utilizado pelas mulheres que seguem o islamismo) e também um lenço.

Meu cabelo deveria estar todo coberto, mas o capuz do abaya escorregava toda hora

Mais informações
A entrada à mesquita é gratuita. Ela abre diariamente das 9h às 22h (a última entrada é às 21h30) de sábado a quinta-feira, e das 16h30 às 22h nas sextas. Somente nas sextas-feiras é que a mesquita não está aberta para turistas na parte da manhã porque esse horário é exclusivo para os fieis.

Eles oferecem visitas guiadas gratuitas em inglês de domingo a quinta às 10h, 11h e 17h, na sexta-feira tem às 17h e 19h, e no sábado às 10h, 11h, 14h. 17h e 19h.

Se quiser ler mais dicas e detalhes bacanas antes de visitar uma mesquita, veja este post.

Confira ótimas opções de hotel em Abu Dabi! Reservando pelo Booking através deste link, o blog ganha uma pequena comissão, você paga a mesma coisa e ainda ajuda a manter o Viagem Cult no ar.

Participe e deixe seu comentário.