Quando olhamos o horizonte de Istambul algo que encanta são as cúpulas das inúmeras mesquitas da cidade. A Blue Mosque é, sem dúvida, a mais famosa, mas Istambul tem cerca de 3.100 mesquitas, isso mesmo. Por isso não deixe de conhecer estas outras que conto neste post, pois elas também valem a visita.
A maioria das mesquitas de Istambul tem a encantadora arquitetura otomana. Afinal de contas, a cidade foi a capital do império otomano desde o ano de 1453.
1. Mesquita Azul (Blue Mosque)
Também conhecida como Sultanahmet, a mesquita do Sultão Ahmet, é a mais famosa de Istambul. Para entender a importância dela é só prestar atenção na quantidade de torres (minaretes). A maioria das mesquitas tem um ou dois, mas a Blue Mosque tem seis!!
O seu interior é coberto por azulejos coloridos e a maioria são azuis, daí o nome. Outra curiosidade é que essa mesquita também tem um pouco de arquitetura bizantina, além da otomana.
Mais informações
Abre diariamente. Das 08h30 ao 12h15; das 14h às 16h30; das 17h45 às 18h30. Nas sextas-feiras, abre depois das 14h30. A entrada é gratuita.
A estação de tram (metrô de superfície) mais próxima da mesquita é Sultanahmet.
2. Santa Sofia (Hagia Sophia)
A sua história é fantástica: ela foi construída no ano de 537 pelos gregos para ser uma igreja. Em 1453 foi convertida em mesquita e no ano de 1931 foi transformada em museu. Recentemente, o presidente turco e religioso, Erdogan, voltou a converter a Santa Sofia em uma mesquita.
Na sua construção, a basílica foi feita para ser a catedral de Constantinopla e durante quase mil anos foi a maior do mundo.
Uma curiosidade bacana que fiquei sabendo lá é que a palavra sofia vem do grego e significa sabedoria. Por isso o nome Hagia Sophia quer dizer sabedoria divina.
A sua bela cúpula é uma das partes que mais chama a atenção e no seu interior encontramos lindos mosaicos e colunas de mármore. Não deixe de observar os discos com caligrafia islâmica em dourado que têm nada menos do que 7 metros de diâmetro.
Mais informações
Fechada nas segundas-feiras. Abre de abril a outubro, das 9h às 19h; de novembro a março, das 9h às 17h. A entrada custa 40 liras turcas, cerca de 10 dólares. A Santa Sofia fica bem na frente da Mesquita Azul. A estação de tram (metrô de superfície) mais próxima é Sultanahmet.
Leia também: guia completo para visitar a Turquia
3. Süleymaniye
Essa é a minha mesquita favorita de Istambul. Da primeira vez que estive na cidade, lembro de caminhar por ruazinhas estreitas até chegar lá em cima e de sentar no pátio e ficar muito tempo admirando essa incrível construção.
A Süleymaniye é a segunda maior mesquita de Istambul, depois da Blue Mosque. Ela foi construída entre os anos de 1550 e 1557.
Os tapetes, as luminárias e as pinturas do teto dessa mesquita são incríveis!
Sem falar que a vista que se tem lá de cima, do lado de fora, do Bósforo e da parte asiática de Istambul é muuuuito linda. Essa vista privilegiada existe porque a mesquita está construída em uma das colinas da cidade.
Mais informações
A entrada é gratuita e a mesquita está aberta todos os dias das 9h às 11h15; 12h45 às 14h15; das 15h15 às 16h45. Nas sextas, a mesquita está fechada das 10h30 às 13h45.
A estação de tram (metrô de superfície) mais próxima é Eminönü. Dali é preciso caminhar (ladeira acima) cerca de 20 minutos.
Qual foi a mesquita mais linda que você visitou? Vou adorar saber a sua opinião. É só deixar um comentário aí embaixo.
Se quiser boas ofertas de hotel para se hospedar em Istambul, dá uma olhada aqui no Booking. Se você usar este link, vai pagar a mesma coisa e ao mesmo tempo ajudará o blog com uma pequena comissão!!