Dicas antes de visitar uma mesquita

Mesquita de Abu Dhabi
Essa é a incrível Mesquita de Abu Dhabi, a mais linda que já visitei

Quando visitamos um país muçulmano, uma das coisas que mais se destaca são as suas mesquitas: altas, imponentes, com belas torres… lá estão elas como um dos maiores símbolos do Islã. Neste post falo sobre vestimenta, comportamento e detalhes que fazem parte da religião islâmica, dicas que podem ser boas antes de visitar uma mesquita.

Eu adoro visitar mesquitas pela simplicidade do seu interior e pela arquitetura do lado de fora. Já estive em muitas e a mais linda que conheci até hoje é a de Abu Dhabi (da foto acima). Outra curiosidade, sabia que a maior mesquita da América Latina fica em Buenos Aires?

Decoração das mesquitas
Não há santos ou figuras religiosas nas paredes das mesquitas porque os muçulmanos não utilizam esse tipo de figuras, como é feito no catolicismo. Nem mesmo a imagem de Alá (o deus no qual os muçulmanos acreditam) pode ser retratado.

Dentro das mesquitas o que vemos são paredes decoradas com azulejos, vitrais coloridos e a bela caligrafia árabe. Vale lembrar que os turcos não são árabes, já que no país se fala o idioma turco. Porém, os muçulmanos seguem o alcorão que originalmente foi escrito em árabe e quando rezam, repetem palavras do alcorão em árabe.

mesquita turquia mesquita turquia

A decoração mais linda das mesquitas, na minha opinião, são os tapetes imensos todos coloridos e cheios de detalhes, e as enormes luminárias penduradas.

mesquita turquia
Os tapetes e as luminárias costumam ser peças decorativas importantes nas mesquitas

Regras para entrar nas mesquitas
Antes de entrar em qualquer mesquita é preciso tirar os sapatos e deixá-los do lado de fora. Essa regra vale tanto para as mulheres como para os homens.

Além disso, a mulher deve usar um lenço para cobrir o cabelo e as roupas não devem ser justas ao corpo ou deixar pernas ou braços de fora. Os homens também devem vestir roupas que cubram as pernas.

regras mesquita sultanahmet

Algumas mesquitas emprestam um abaya (um tipo de vestido longo utilizado pelas mulheres que seguem o islamismo) e também um lenço. Mas se você quiser, pode entrar com o seu lenço que também pode ser um cachecol, desde que cubra o cabelo.

Dentro das mesquitas também é preciso seguir certos comportamentos e obedecer algumas regras. Na mesquita de Abu Dhabi vi essa placa que proibia deitar no chão, tocar um no outro ou dar abraços.

Vale lembrar que é importante manter o silêncio. Afinal de contas, podemos visitar uma mesquita como turistas, mas o espaço continua sendo um lugar onde os muçulmanos vão para rezar.

mesquita abu dhabi

Orações
Pra mim, visitar um país muçulmano tem um encanto especial, mais ainda quando escuto a chamada para rezar do alto dos minaretes.

mesquita abu dhabi
Os minaretes são essas torres

Adoro esse momento em que uma voz chama (quase aos berros) os fieis para a mesquita. A única coisa ruim é que eles fazem isso 5 vezes ao dia e a chamada inclui horas de madrugada. Por isso, quando o hotel está perto de uma mesquita é certeza que em algum momento você vai ser acordado pelo muazzin (o responsável por falar pelo microfone e fazer o chamado para a oração).

mesquita abu dhabi

Lembro da primeira vez que visitei a Turquia, meu primeiro país muçulmano, achei encantador e mágico esse vozeirão ecoando pelos céus. Depois da primeira vez a gente acostuma e já não se assusta hehe.

Outra coisa que você vai ver do lado de fora das mesquitas é o local da ablução (um ritual de higiene que deve ser seguido pelos muçulmanos antes de entrar na mesquita).

mesquita turquia

Nessas torneiras os fieis lavam o rosto, as mãos, os braços, as orelhas e os pés. Um guia me contou uma vez que quando os muçulmanos não têm água e não podem fazer a ablução da maneira tradicional, também é válido fazer com areia.

Aproveite para ler também quais são as 3 mesquitas mais famosas de Istambul!!

Participe e deixe seu comentário.