Buenos Aires é um prato cheio para quem gosta de visitar museus e aprender coisas novas. E como muita gente sabe que argentino adora conversar sobre política, na capital portenha não poderia faltar um museu dedicado à Evita Perón.
Para quem não sabe, Evita foi esposa do presidente Juan Domino Perón, um dos mais famosos líderes políticos que a Argentina já teve. Tanto é que até hoje muitos se definem no país como peronistas.
A bela casa onde hoje está o seu museu era um antigo lugar que albergava pessoas carentes (Hogar de Transito), na época em que a Evita era primeira-dama. O museu foi inaugurado em 2002, no cinquentenário da sua morte.
O bacana do museu é a forma como a vida da Eva Duarte (seu nome de solteira) é contada. Dividido em dois andares e 13 salas, a primeira parte fala da sua infância, juventude como radialiasta e atriz, outra conta como era sua vida como primeira-dama. E as últimas salas mostram a comoção nacional do país quando ela faleceu, de câncer, aos 33 anos. Hoje, seus restos mortais estão enterrados no belíssimo Cemitério da Recoleta.
O que eu mais curti no museu foi a parte das suas roupas. Vestidos, chapéus, luvas, bolsas, sapatos e outros objetos. Ao todo, são cerca de 400 peças que contam a trajetória de vida de Evita. Tem também algumas cartas que o Perón escreveu para a sua amada enquanto esteve preso.
Eu adorei a parte da cozinha que está ambientada com móveis e panelas daquela época. O mais engraçado foi ver as mesmas panelas que tinha na casa da minha avô (que era argentina).
Além disso, também tem vários filmes em que a Evita aparece e áudios para ouvir e deixar a imaginação correr solta. Um prato cheio para ter uma ideia de como era viver naqueles anos.
Antes de ir embora, não deixe de passar no Restaurante e café do museu. É um lugar aconchegante que tem um pátio encantador.
Embaixo de árvores, com um piso branco e preto xadrez, um ambiente super agradável para almoçar ou passar um fim de tarde e saborer um chá com algum alfajor gostoso!!
Quer mais dicas sobre Buenos Aires? Aqui tem mais de 50 passeios para você descobrir e se divertir na capital portenha.
Mais detalhes
O Museu Evita fica na Calle Lafinur, 2988. O lugar fica bem próximo do Jardim Botânico, que também merece uma visita.
O museu abre de terça-feira a domingo, das 11 às 18h30. O Restaurante do museu (que é uma graça) abre de segunda a sábado (das 9h à meia-noite) e aos domingos (das 9h às 19h).