Os melhores museus de Buenos Aires

Malba buenos aires
Esse é o famoso Malba

Personagens argentinos famosos, como Eva Perón, Carlos Gardel e até o Maradona tem o seu museu em Buenos Aires. Tem também museu especializado em decoração, outro sobre a história dos Beatles, vários para quem gosta de futebol e um para crianças mega fofo, o museu de fantoches. Conheça os principais museus da capital argentina e agende alguns na sua próxima visita.

Buenos Aires respira cultura e arte e um bom lugar para conhecer um pouco mais da história do país são os seus museus. Tem para todos os gostos e idades, museu é o que não falta por lá. Veja a lista separada por assuntos e escolha qual é o seu favorito.

Arte

Museu Malba
Na minha opinião, um dos museus mais bonitos e interessantes é o Malba, Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. Lá dentro tem centenas de obras de artistas latinos, inclusive de vários brasileiros.

abaporu Malba buenos aires
O Abaporu, da Tarsila do Amaral

Ninguém menos do que o Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral está lá. E não é cópia não, gente. É o quadro original. O Malba, que é um museu privado, foi inaugurado em 2001 e em pouco tempo virou referência em arte latino na capital portenha.

Mais informações
O Malba fica na Av. Figueroa Alcorta, 3415, no bairro de Palermo. O museu abre diariamente e feriados, do meio-dia às 20h. Só não abre nas terças-feira. Dica boa, toda quarta-feira tem desconto na entrada.

Museu de Arte Decorativo
Visitar museus é uma espécie de viagem no tempo. Viajar para trás e tentar imaginar como era a vida em outras épocas. Um tempo de riqueza, luxo, festas e muita arte. Eu tive a sensação de estar vivendo nos anos de 1900, quando visitei o Museu de Arte Decorativo em Buenos Aires.

museu de arte decorativo buenos aires

Essa bela mansão, no bairro de Palermo, próximo a várias embaixadas, guarda uma grande coleção de móveis, quadros, esculturas e muitas obras de arte. A história da criação desse museu é curiosa. Todo o material da construção veio diretamente da Europa; espelhos, mármore, molduras, madeira, etc. Tanto é assim que cada salão tem as peças e o estilo decorativo de um determinado século (XVI, XVII e XVIII).

Mais informações
O Museu de Arte Decorativo fica na Avenida Libertador, 1902, em Palermo. Abre de terça a domingo, das 12h30 às 19h. A entrada é gratuita.

Procurando hospedagem em Buenos Aires? Confira as melhores ofertas de hotéis do Booking na capital portenha. Se você reservar através deste link, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 

Museu Nacional de Belas Artes
Para quem gosta de arte, esse é o museu que não pode ficar de fora da visita. São mais de 12 mil obras em exposição, entre pinturas, gravados, desenhos, esculturas, etc.

museu belas artes buenos aires
Foto: divulgação

São três andares repletos de obras de famosos pintores e escultores argentinos e renomados artistas internacionais, como Picasso, Goya, Monet, Manet, Renoir, Van Gogh, Rubens, Cézanne, El Greco e Rodin.

Mais informações
O museu fica na Av. Del Libertador, 1473. Abre de terça a sexta, das 11h às 20h; sábado e domingo, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Futebol

Museu Maradona
Um dos maiores jogadores e ídolos da história argentina tem seu próprio museu. O mais curioso é que esse museu fica em uma casa que pertenceu ao jogador, logo que ele assinou seu primeiro contrato profissional. La Casa de D10S conta a trajetória do craque através de fotos, documentos, esculturas e muitas histórias.

museu maradona buenos aires

Em 1978, quando Maradona tinha 18 anos, ele assinou o primeiro contrato profissional com o clube Argentino Juniors, pelo valor de 80 mil pesos. Esse contrato incluia também uma casa no bairro residencial La Paternal, em Buenos Aires, a que hoje virou um museu.

Mais informações
O Museu La Casa de D10S fica na Rua Lascano, 2257, La Paternal. Abre de segunda à sábado, mas como é um museu particular tem que fazer reserva antes pelo email lacasaded10s@hotmail.com A entrada custa cerca de 20 dólares por pessoa e inclui uma visita guiada.

Museu River
Argentino adora futebol, assim como muitos brasileiros. Por isso quem visita Buenos Aires tem várias opções de lugares bacanas para quem curte o mundo da bola. O Museu do River foi inaugurado em 2009. Ali dentro é possível ver muitos troféus e títulos do time argentino, além de fotos e uma grande coleção de camisetas do clube.

museu river

Mais informações
O Museu do River fica na Av. Figueroa Alcorta, 7597, Nuñez. Abre diariamente das 10h às 19h. O primeiro tour pelo estádio começa às 11h e o último é às 17h. A entrada ao museu custa cerca de 8 dólares e o ticket que também inclui o tour pelo estádio, custa 10 dólares.

Personagens famosos

Museu Carlos Gardel
Buenos Aires respira tango em muitos lugares e na região do Abasto ainda mais. Foi nesse bairro que o famoso cantor Carlos Gardel morou durante 8 anos. Essa casa acabou virando um museu e entrar lá é como voltar ao passado de uma época boêmia onde o tango era muito venerado na Argentina.

museu carlos gardel buenos aires

O famoso cantor nasceu na França mas se mudou para Buenos Aires quando era criança. Gardel viveu nessa casa, que hoje é o museu, com a sua mãe de 1927 até 1935.

Mais informações
O Museu Carlos Gardel fica na Rua Jean Jaurés, 735, Abasto. Abre segunda, quarta, quinta e sexta,
das 11h às 18 h. Sábados, domingos, feriados, das 10 às 19 h. Fechado na terça-feira. A entrada custa cerca de R$1,50 e na quarta-feira é grátis.

Museu dos Beatles
Quem disse que pra ver coisas dos Beatles tem que ir até Liverpool? Buenos Aires tem o único museu do grupo britânico de toda América Latina. São mais de dois mil objetos, que fazem a alegria de qualquer fã ou curioso, como eu.

museu dos beatles buenos aires

Discos, autógrafos, fotos, pôsters, cheques assinados pelos artistas, brinquedos, roupas, fitas cassete, perucas, e centenas de objetos curiosos, como uma caixa de camisinhas com o desenho do John Lennon e da Yoko Ono. No museu tem até mesmo um tijolo original do antigo The Cavern Club, que foi demolido em Liverpool. Assim como uma lajota do orfanato Strawberry Fields, que inspirou a canção Strawberry Fields Forever.

Mais informações
O Museu dos Beatles fica na Avenida Corrientes, 1660, Centro. Abre de 2f a sábado, das 10h às 24h; sábados e domingo, das 17h às 24h. A entrada custa cerca de ….

Museu Evita
Argentino adora conversar sobre política e na capital portenha não poderia faltar um museu dedicado à Evita Perón, né? Esse belo casarão em Palermo onde hoje está o museu era um antigo lugar que albergava pessoas carentes na época em que a Evita era primeira-dama. O museu foi inaugurado em 2002, no cinquentenário da sua morte.

museu eva peron buenos aires

Pra quem não sabe, Evita foi esposa do presidente Juan Domino Perón, um dos mais famosos líderes políticos que a Argentina já teve. Tanto é que até hoje muitos se definem por lá como peronistas.

Mais informações
O Museus Evita fica na Calle Lafinur, 2988, Palermo. O museu abre de terça-feira a domingo, das 11 às 18h30. A entrada custa aproximadamente US$4.

Curiosidades

Museu dos Fantoches
O Museo de Títeres (fantoches em espanhol) é um dos mais fofos. Crianças e adultos vão enlouquecer de ternura ali. O museu tem três salas de fantoches; uma argentina, uma latino-americana e outra com fantoches e marionetes do mundo todo.

Os mais antigos são os da Indonésia, que têm mais de 200 anos. Vi alguns bem curiosos vindos de lugares tão remotos como da Romênia, Índia ou África.

museu de fantoches buenos aires

Mais informações
O Museu Argentino del Títere fica na Rua Piedras, 905, San Telmo. Abre diariamente, menos segunda-feira, das 15h às 18h. Mais informações: www.facebook.com/museoargentinodeltitere

Museo do Chimarrão
A primeira vez que provei mate eu detestei e fiquei muitos anos sem tomar de novo. Quando vim morar em Buenos Aires, resolvi dar outra chance à essa bebida típica e não é que gostei? Quem fizer um passeio pelo Tigre, pode aproveitar para conhece este peculiar museu.

São dois mil objetos distribuídos em cinco salas e tem várias coisas bacanas. Antigamente a cuia era sinal de status. Muitas famílias ricas mandavam fazer as suas em prata ou com outros materiais finos. Hoje em dia, tem mate de tudo que é tipo; de madeira, plástico, vidro, casca de abóbora, lata e até de silicone. Tem até uma foto do Che Guevara tomando chimarrão pra lá de sexy no museu 😉

museu do mate buenos aires

Mais informações
O Museo del Mate fica na Rua Lavalle, 289, Tigre. (10 minutos a pé da estação de trem). Abre de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. A entrada tem custo.

Museu do Imigrante
Os imigrantes juntavam tudo o que tinham para cruzar o Oceano Atlântico em uma viagem que muitas vezes durava meses. Alguns vinham sozinhos, seus pais ficavam na Europa e mandavam somente um membro da família para tentar ¨fazer a América¨.

museu do imigrante buenos aires
Naqueles anos de 1900, a paisagem era outra ao descer dos grandes navios. A maioria dos imigrantes que chegaram à capital portenha naquela época foram espanhóis e italianos. Aqueles que não tinham parentes, amigos ou algum contato onde ficar na cidade, eram hospedados no Hotel del Inmigrante.

Mais informações
O museu Hotel dos Inmigrantes fica na Av. Antártida Argentina, 1355, Retiro. (bem perto da estação de trem de Retiro e do Buquebus). Abre de terça a domingo, das 11 às 19h. A entrada é gratuita.

Participe e deixe seu comentário.