Curta o Natal e as luzes de Londres

Leicester-Square-Christmas
Mercado de Natal de Leicester Square. Foto: Market Leon Puplett

Se tem uma época do ano que é linda em Londres é o fim do ano. Passear pelo centro da capital inglesa e ver sua decoração natalina, patinar em algumas das tantas pistas de gelo que abrem nesta época e fazer algumas comprinhas nas feiras de Natal é um dos melhores programas para dezembro na Europa!

Se você estiver planejando ir para Londres no fim do ano, prepare um bom casaco, leve gorro, luva e cachecol. De dezembro a fevereiro é bem comum os termômetros baterem temperaturas negativas por lá. Faz muito frio, mas se você não se importa com isso, visitar Londres nesses meses pode ser ótimo para ver as ruas iluminadas e as vitrines todas enfeitadas.

A maioria das ruas com lindas decorações estão no centro. Vou compartilhar com vocês um roteiro que gosto de fazer. Minha dica é escolher uma destas estações de metrô (Oxford Circus, Covent Garden ou Bond Street) e começar a caminhada.

Algumas das ruas que ganham decoração especial de Natal no centro de Londres são:

  • Regent Street
  • Carnaby Street
  • Oxford Street
  • Covent Garden
  • St James’s e Piccadilly Circus
  • New Bond Street

By bus
Para quem prefere fazer um passeio especial para ver as luzes de Natal de Londres, tem várias empresas que fazem esse percurso de ônibus nessa época do ano. Para se ter uma ideia de preço, um tour de 45 minutos (sem descer do ônibus), custa 17 libras. Se quiser procurar na internet, o nome costuma ser algo como Light Bus Tour. 

Bom, e se você não quiser pagar pelo tour, anota essa dica esperta 🙂 Pegue o ônibus 139 e sente na parte de cima para ver algumas das ruas mais famosas de Londres todas iluminadas. Uma boa ideia é subir na New Bond Street e terminar o percurso em Covent Garden. Esse passeio custa só uma passagem de ônibus normal, 1,50 libra!

Quando chegar em Convent Garden, além da árvore de Natal toda iluminada, não deixe de entrar na Wittard, uma das minhas lojas de chá favoritas e na Benjamin Pollock´s, que é uma loja fofíssima que faz brinquedos e teatros antigos de papel.

Mercados de Natal

Leicester Square Christmas Market
Mercado de Leicester Square. Foto: Leon Puplett

Tem muuuuitos mercados de Natal nessa época do ano em Londres. A maioria abre no começo de novembro e vai até os primeiros dias de janeiro.

Além de provar pratos diferentes de vários países (tem curry indiano, queijos suíços, carnes argentinas, etc) e doces típicos, tem também o mulled wine (o nosso bom e velho quentão) e chocolate quente com Bayleis! 

Eu fui no Christmas Market de South Bank Winter Festival neste fim de semana e adorei. Além da bela paisagem que se tem por ali bem de frente do Tâmisa, tem várias atrações na região para fazer antes ou depois de visitar o mercado.

Quase todos os bairros têm o seu mercado de Natal. Entre os mais turísticos, recomendo o da Praça Leicester Square, Greenwich e o de Camden Town.

Mas o mais famoso e também o mais lotado é, sem dúvida, o Winter Wonderland no Hide Park. Esse é uma espécie de mercado e parque de diversões que atrai milhares de visitantes. Por isso, evite ir nos fins de semana ou você pode se arrepender!

Compras
O centro de Londres é tão cheio de lojas que fica difícil escolher algumas áreas para visitar. Se você se amarra em roupa de grife, nem que seja só pra olhar, não deixe de passar pela New Bond Street que tem uma loja de luxo atrás da outra.

Bulgari, Louis Vuitton, Chanel, Dolce Gabbana, Hermès, Tiffany & Co e por aí vai, estão todas nessa rua.

A Oxford Street é uma das mais comerciais de Londres e tem marcas para todos os gostos e bolsos. São mais de 90 lojas que vão da mega famosa e baratex Primark até lojas de departamentos inglesas como a John Lewis.

Para quem procura um ambiente mais descolado, a famosa Carnaby Street é o lugar. Todos os anos essa rua inova na decoração de Natal e fica lotada de turistas hipsters. Além de lojas como a Adidas ou Barbour, há mais de 30 restaurantes e bares.

Pistas de patinação de gelo
E nada tem mais a cara do Natal do que patinar no gelo, não é mesmo? Ainda mais que no Brasil é difícil encontrar pistas de patinação ao ar livre.

Pista de patinação do History National Museum


Em Londres, uma das mais famosas que abre só nessa época do ano é a pista do National History Museum, que aliás é um museu imperdível.

Com esse edifício lindo de fundo que mais parece um castelo, a pista é puro charme. Em 2019, patinar ali custava 16 libras por hora. O metrô mais próximo é South Kensington que fica quase na frente do museu.

Outra pista famosa é a do Somerset House que tem um cenário incrível, principalmente de noite quando fica toda iluminada. O metrô mais próximo é Temple, são 5 minutos caminhando.

Foto: Somerset House

Na Torre de Londres, outro ponto turístico, também tem pista de patinação de gelo. Com esse cenário medieval e luzes coloridas, tudo fica perfeito.  A estação de metrô mais perto dali é Tower Hill.

Panetone e doces típicos
E já que estou falando de Natal, não posso terminar este post sem falar de doces natalinos. Na Inglaterra algo bem comum são as mince pies, umas tortinhas típicas desta época do ano recheadas com frutas secas e especiarias. É bem fácil encontrar em tudo que é supermercado.

As famosas mince pies. Foto: Stuff.co.nz

Ah, também tem uns panetones bem diferentes em Londres. Na Waitrose, que é uma rede de supermercados e produtos um pouco mais gourmets, vi um de cerejas e chocolate preto e outro de champagne.

Na loja de roupas e acessórios TK Maxx (aliás tem muita coisa de marca a bom preço ali) encontrei um panetone de Lemoncello, o famoso licor italiano feito de limão.  Sei que é difícil levar um panetone na mala para o Brasil, mas por que não comprar um em Londres e degustar lá mesmo caminhando pelas ruas dessa bela cidade curtindo um bom clima de Natal?

Participe e deixe seu comentário.