Alicante, praias e castelos

Alicante-marina

Alicante não está entre as cidades mais conhecidas dos brasileiros que visitam a Espanha, mas poderia começar a entrar na lista, hein? Eu estive faz pouco e gostei bastante. Confira neste post o que fazer em Alicante.

A cidade não é grande e a maioria dos pontos turísticos ficam próximos uns dos outros. Alicante fica na costa, na região sudeste da Espanha 
a 420 km de Madri e a 530 km de Barcelona. Eu diria que 2 dias são suficientes para visitá-la tranquilamente.

Além de belas praias, a cidade também tem opções culturais e a melhor parte é que todos os museus lá são gratuitos!

Ah e para quem gosta de doces, como eu, o famoso turrón espanhol é feito ali; el turrón de Alicante. Misturam açúcar e amêndoas e fazem aquela tableta dura esbranquiçada. Eu amoooo e super recomendo experimentar. Aliás, algumas sorveterias na cidade servem até sorvete com sabor de turrrón. 

Então vamos lá, confira o que ver e fazer em Alicante.

Castelo de Santa Bárbara
Vamos começar pela parte mais famosa e mais linda. Do Castelo de Santa Bárbara se tem as melhores vistas da cidade, principalmente no fim do dia. A fortaleza medieval oferece vistas de 360º da cidade e do mar.

Alicante
Toda feliz no castelo

O castelo fica bem no centro e há vários caminhos para chegar até o topo (rampas, escadarias ou de elevador). Meu conselho, suba pelas rampas que ficam entrando pelo Parque de la Ereta é menos cansativo e se chega lá em cima em 30 minutos. Quem quiser ir de elevador, precisa pagar 2,70 euros e entrar pela Av. Juan Bautista Lafora, no começo da Playa Postiguet.

Alicante
As vistas dali são incríveis

A entrada ao castelo e suas muralhas é gratuita. O castelo abre todos os dias a partir das 10h e fecha (no inverno) as 18h ou 20h. Vale checar bem isso antes de chegar lá. No verão o horário é mais extenso e fecha as 23h. 

Bairro de pescadores

Alicante

Na parte de baixo do castelo fica o bairro mais antigo, el Barrio de los Pescadores que super recomendo visitar. São várias casinhas com as portas coloridas, escadarias, tudo florido e muito charmoso. 

Alicante

Coloque no GPS Plaza Carmen e caminhe pelas ruazinhas S. Bartolomé, S. Luis e Mutaxmel.

Explanada de España
Qualquer semelhança com o calçadão de Copacabana não é mera coincidência. As ondas e o desenho de petit pavê que enfeitam essa explanada são as mesmas do Rio de Janeiro só muda a cor. 

Alicante-explanada
Calçadão de Alicante

No começo do calçadão fica o emblemático edifício Casa Carbonell, a casa mais linda de Alicante. Essa bela mansão foi construída em 1925 e hoje tem restaurantes e lojas na parte de baixo e residências em cima.

casacarbonell-Alicante
A Casa Carbonell é incrível

Depois de ver a Casa Carbonell, aproveite também para caminhar pelo calçadão e pela linda marina com suas lanchas e iates.

Playa del Postiguet
Passando a Casa Carbonell fica a praia mais urbana de Alicante, Playa del Postiguet. A areia é fininha e o mar tem uma cor azul belíssima. Nos fins de semana de primavera ou verão fica até difícil conseguir um espaço para esticar a canga por lá. 

Alicante-postiguet1
Da praia dá pra ver o castelo lá em cima
Alicante-postiguet
Essa ponte futurista liga a parte alta da cidade com a praia

Outra praia famosa de Alicante é a de San Juan que fica a 6 km da cidade. Ali a água costuma ser mais limpa e tem várias trilhas legais pra fazer ao lado do mar. É bem fácil chegar; é só pegar o tram L4 (metrô de superfície) na estação Mercado e descer na estação Londres (que fica bem na Praia de San Juan). 

Se quiser caminhar um pouco por uma dessas trilhas, sugiro descer na estação Cabo Huertas e caminhar em direção ao mar. Ali tem essas vistas bonitas e uma trilha que vai até a Playa de la Albufereta. Acabei não fazendo essa trilha mas li que são cerca de 2h30 de caminhada. 

Alicante-sanjuan
Aqui do lado fica o Cabo Huertas

Centro histórico 
Voltando para a cidade, o centro histórico de Alicante é bem fofinho. Cheio de ruas estreitas com muitos bares e restaurantes com mesas na calçada que ganham vida principalmente no verão. 

Entrando pela Plaza Puerta del Mar você vai ver a prefeitura (Plaza del Ayuntamiento) que é bem bonita. Depois recomendo seguir a caminhada ao Mercado Central.

Mercado Central
Se você gosta de comida e se interessa pela culinária espanhola, entrar nesse Mercado Central é como ter uma mostra grátis do que os espanhóis mais comem: presunto de todos os tipos e frutos do mar. 

Além disso, no mercado tem alguns bares, padarias e frutarias. Um passeio legal para ver e degustar.

E esta é uma das melhores dicas do post: se quiser ter uma vista incrível de Alicante, suba no Hotel do Hotel Alicante Gran Sol no 26º andar (é grátis). Você também pode aproveitar para comer no restaurante ou só tomar alguma coisa.

alicante

Museus
Outra notícia boa é que todos os museus em Alicante são gratuitos! Eu acabei não visitando nenhum porque queria mesmo era caminhar e ficar na praia. Mas li alguns que parecem ser interessantes, como o Museu de Refúgios Antia Aéreos, Museu de Presépios ou o Musesu Taurino (ligado ao mundo das touradas).

Aproveite pra ler também sobre a bela Málaga, que fica no sul da Espanha. 

Onde se hospedar
Eu fiquei em um Airbnb bem pertinho do Mercado Municipal e achei a localização excelente. Também indico ficar mais próximo da Playa Postiguet e da marina. 

Confira aqui ótimas opções de alojamento através do Booking. 

E antes de terminar, pra não se confundir, Alicante é o nome da cidade e também da região onde fica a província de Valência. Ali falam o valenciano, um primo do idioma catalão. 

Alicante-postiguet2
Essa é a Praia del Postiguet

Você já conhece Alicante ou tem alguma dica para compartilhar? É só deixar um comentário aí embaixo!

Participe e deixe seu comentário