
Vem comigo passear pelo sul da Espanha. Quero te mostrar 8 lugares incríveis e o que fazer em Córdoba.
Essa cidade multicultural não é famosa só pela sua mesquita-catedral, Córdoba tem muitos atrativos interessantes e nada menos do que 4 Patrimônios da Humanidade. Quer saber quais são? Então vamos lá!
Só para se localizar no mapa, ela fica na região da Andaluzia, a 394km de Madri. Por lá passaram várias culturas e religiões. No passado Córdoba teve uma grande importância para os romanos e foi um centro islâmico durante a Idade Média. Os judeus também deixaram seu legado nessa bela cidade do sul da Espanha.
1. Mesquita-Catedral
Sem dúvida o maior atrativo de Cordoba é a peculiar mesquita-catedral que é Patrimônio da Humanidade da Unesco.
Além da beleza, sua história é muito interessante. Esse edifício foi construído no ano de 785 para ser uma mesquita, mas em 1236, depois da conquista da cidade por Fernando III, começaram as ¨reformas¨ para transformar esse espaço em uma igreja cristã.
A mistura de estilos entre o barroco, renacentista e gótico podem ser apreciados do lado de fora e ficam ainda mais visíveis quando se está lá dentro. Eu fiquei impressionada com todos esses 360 arcos bicolores e nada menos do que 1300 colunas de mármore, pedra e tijolo.

A parte mais louca é que bem no meio construíram a catedral com todos os detalhes e símbolos do catolicismo. É interessante observar o constraste do dourado, a quantidade de santos e figuras religiosas com a simplicidade e sobriedade do islã.
A entrada à mesquita-catedral é salgada, 11 euros. Se quiser economizar, acorde cedo porque de 8h30 a 9h30 da manhã é grátis todos os dias, menos no domingo.
Olha a dica, o Pátio de los Naranjos que fica do lado de fora é um dos lugares mais bonitos da cidade e a entrada é gratuita!

E por falar nisso, uma coisa que achei muito fofa foram as árvores de laranja espalhadas pela cidade. O mais curioso é que ninguém pega a fruta pra comer.
Mas sabe por que? Também fiquei curiosa e descobri que essas laranjas são super amargas, acho que nem os passarinhos gostam haha, e por isso ficam lá meramente para serem admiradas. Essa foi uma herança dos muçulmanos que passaram pela cidade há muitos séculos. Eles costumavam plantar cítricos para aromatizar as ruas.
2. Ponte romana
Continuando com a nossa caminhada, outro ponto turístico é a bela Ponte Romana com seus belos arcos de pedra. A ponte atravessa o Rio Guadalquivir e dali se tem belas vistas, principalmente no fim da tarde.
No outro extremo fica a Torre de Calahorra, uma fortaleza islâmica, que está aberta para visitação.

3. Alcázar dos Reis Cristianos e jardins
Outro monumento importante é o Alcázar dos Reis Cristianos, uma fortaleza e castelo que conservam em seus muros a mistura da influência romana, visigoda e árabe.
Durante a primavera, os jardins ficam ainda mais lindos com as suas flores e cores. A entrada custa 5 euros.

Um detalhe suuuper importante, a grande maioria dos monumentos de Córdoba fecham na segunda. Por isso, minha dica é organizar a visita para outros dias e deixar a segunda-feira para passear pelo centro.
4. Pátios e muita tradição
Uma das coisas que mais gostei de Córdoba foi a tradição de manter os pátios das casas coloridos e floridos. Isso é tão importante para eles que em maio acontece a Fiesta de los Patios.
Essa celebração representa tanto para quem mora lá que foi escolhida como Patrimônio Inmaterial da Humanidade. Nesse concurso os pátios mais bonitos são premiados. Existem vários critérios para ganhar o concurso como história, beleza, funcionalidade, etc.

Aliás, em maio a cidade fica cheia por conta dessa festa. Durante o resto do ano só alguns pátios ficam abertos (a entrada é gratuita). Na ruazinha San Basilio tem vários. Eu fui em dezembro e encontrei dois abertos (no número 20 e na casa n. 50) e super recomendo a visita.
O sul da Espanha está cheio de cidades maravilhosas; Málaga, Sevilha e Córdoba são as mais famosas. Confira este post especial sobre o melhor de Málaga.
5. Medina Azahara
Esse lugar é outro Patrimônio da Humanidade. Suas ruínas fizeram parte do núcleo de poder do califato de Córdoba. A arquitetura e cultura árabe da medina nos lembram da importância que os muçulmanos tiveram nessa região da Espanha. A medina fica a 8km do centro da cidade e a entrada para visitar o conjunto arqueológico custa 4 euros e inclui o transporte em ônibus até lá.
6. Judería
Uma das áreas mais legais para passear é a famosa juderia, o bairro dos judeus. Suas ruazinhas estreitas e tortuosas são a alma da parte que fica dentro das muralhas. Tem várias lojinhas de souvenir, restaurantes, alguns museus e uma sinagoga. Aliás, aproveite para experimentar um pouco da culinária local. Minha descoberta favorita foi a berinjela frita com mel. O flamenquin também é famoso; uma espécie de enroladinho de presunto e carne de porco.
Os judeus viveram ali do século X até 1492 quando foram expulsos pelos reis católicos. Essa é a parte mais antiga da cidade e tem até mesmo uma pequena sinagoga que foi construída em 1315 (entrada gratuita).
7. Plaza de las Tendillas e Plaza de la Corredera
Na parte mais moderna de Córdoba, recomendo visitar a Plaza de las Tendillas (a de baixo na foto). Essa é uma das praças centrais e bem no meio tem um relógio curioso que em vez de ter o famoso som de sinos, as badaladas são ao som de um compás flamenco de violão.

A 500 metros dali fica outra praça famosa, a Tendillas (a de cima na foto). Típica praça de cidade espanhola onde as janelas são todas iguais e tem uma praça no meio com vários restaurante e bares ao redor.
8. Portas e muralhas
A parte mais antiga de Córdoba fica dentro das muralhas que foram construídas pelos romanos para proteger a cidade. Super recomendo caminhar ao redor dela por dentro e por fora para ver alguns detalhes.
Quando você entrar ou sair da parte amuralhada vai fazer por uma das três imponentes portas que continuam de pé. A mais bonita, na minha opinião, é a Puerta del Almodóvar. As outras são la Puerta del Puente e a Puerta de Sevilla.

E só faltava contar qual é o último Patrimônio da Humanidade de Córdoba já que a cidade tem 4, né? É o centro histórico que fica ao redor da mesquita-catedral. Os 4 são a mesquita-catedral, a Medina Azahara, a festa dos pátios e o centro histórico.
E se depois de toda essa caminhada você quiser relaxar, aproveite para conhecer um autêntico hammam, um banho árabe de luxo com direito a piscina, sauna, velas e massagem. No centro tem dois famosos.
Onde se hospedar
Ficar alojado na parte antiga ou próximo dali é uma boa opção para fazer tudo a pé durante o dia e caminhar de noite pela região, mas prepare-se para pagar um pouco mais se quiser um hotel nessa área.
Confira aqui as melhores opções de alojamento em Córdoba pelo Booking.
Eu fiquei 3 dias hospedada no Hotel Exe Adelfas (4 estrelas) que fica a 3km do centro em uma área residencial e adorei!
Acordava com o canto dos pássaros, sem falar da piscina (que não usei porque fui no inverno mas fiquei com vontade), o café da manhã foi excelente (melhor brownie do mundo) e achei os quartos muito confortáveis. Sem falar do preço que foi excelente justamente por estar mais afastado do miolo turístico.
Para quem não for de carro, quase na esquina desse hotel passa um ônibus que vai direto até o centro da cidade. Uma mão na roda.
Então, agora que você já sabe o que fazer em Córdoba, deixa um comentário aí embaixo contando o que achou deste passeio ou se você está planejando conhecer essa parte da Espanha. Vou adorar saber!