Esse destino é perfeito para quem quer conhecer um pouco mais da Espanha e gosta de natureza e belas paisagens. Acompanhe neste post o que fazer em Cuenca e coloque esse destino na sua lista.
Amei conhecer essa cidade que fica a 170 km de Madri. A cidade de Cuenca foi declarada patrimônio da humanidade e não é à toa. Os mirantes com vistas para o Rio Júcar e Huécar são de tirar o fôlego e olha que não é clichê!
Fiz uma viagem de dois dias e achei que foi suficiente. No primeiro dia caminhei pelas ruas tranquilamente e conheci os principais pontos turísticos de Cuenca.
No segundo dia fomos visitar os arredores, a Cidade Encantada e o Nascimiento del Río Cuervo; lugares com muita natureza e paisagens encantadoras.
O que fazer em Cuenca
– Torre de Mangana (o melhor mirante)
Bem no início da parte antiga de Cuenca fica essa torre que pode ser vista de vários lugares. Super vale a pena entrar na praça que tem o mesmo nome e na parte de baixo espiar pelo mirante mais lindo de todos, na minha opinião. A próxima foto fala por si só.
Na praça onde está a torre de Mangana e o seu relógio no topo antigamente havia uma fortificação árabe. Cuenca foi uma cidade medieval.
– Plaza Mayor e catedral
Essa é uma Plaza Mayor diferente da maioria das praças mayores da Espanha porque tem um formato irregular, em vez de ser retangular ou redonda.
Nessa praça cheia de edifícios baixos, alguns com fachadas coloridas, tem muitos bares, restaurantes e lojas de souvenir. Esse é o ponto de encontro de Cuenca! Ali também fica a prefeitura, a catedral gótica (construída entre o século XII e XIII) e o convento de Las Petras.
– Casas colgadas
Essa é a maior atração de Cuenca mas, sinceramente, fiquei um pouco decepcionada. Achei que seriam mais casas e que desse para ver melhor.
As casas colgadas de Cuenca (na foto estão do lado esquerdo) foram construídas no século XIV sobre grandes rochas e as sacadas de madeira ficam penduradas (para fora das pedras). Quem tiver curiosidade pode visitar as casas por dentro, algumas são restaurantes.
– Puente de San Pablo
Um dos melhores lugares para ver as casas colgadas é da Ponte de San Pablo. Se você tiver vertigem ou medo de altura, vá com cuidado. Essa ponte de ferro fica a 40 metros de altura!
A vista dali também é incrível. Dá para ver uma parte antiga da cidade, o rio com sua incrível cor esverdeada, as montanhas e muuuita natureza!
Aproveite para caminhar sem pressa, se perder pelas ruazinhas estreitas e passear pela parte de baixo junto aos rios. Tem muito mais para conhecer e explorar na cidade, eu só citei os principais pontos turísticos. Também tem alguns museus e vários conventos e igrejas.
Onde se hospedar em Cuenca
É possível fazer um bate e volta de Madri (são 2h de carro) mas aconselho passar a noite lá para visitar não só a cidade como seus arredores, que foi o que fizemos.
A gente ficou hospedado fora da parte antiga, bem na entrada da cidade e foi ótimo. Deixamos o carro estacionado o tempo todo e fomos a pé até o centro (mais ou menos uns 25 minutos caminhando).
Passamos uma noite no Buenavista (2 estrelas e nota 8 no Booking). O hotel é simples mas super limpo. O quarto tem um tamanho confortável, o banheiro é bem espaçoso e a região é bem tranquila.
Confira também outras opções de alojamento e ótimos preços em Cuenca.
Arredores de Cuenca
Eu amei tanto a cidade como as serras ao redor, a serranía de Cuenca. Fizemos dois passeios no dia seguinte antes de voltar a Madri. Essa região fica a 1.500 metros de altitude, por isso leve um casaquinho mesmo no verão.
– Ventano del diablo
Em direção a Ciudad Encantada fica esse mirante que mais parece um janelão no meio de uma rocha enorme. Desse ¨capricho da natureza¨ se tem uma vista linda! Vale a parada para bater algumas fotos e admirar a paisagem. O Ventano del Diablo fica a 25 km de Cuenca.
– Ciudad Encantada
Logo que entrei ali lembrei muito de Vilha Velha que fica perto de Curitiba, minha cidade amada.
E eu não estava errada porque as formações rochosas desses dois parques, o brasileiro e o espanhol, são rochas que estiveram dentro mar e com o tempo foram esculpidas pelo vento há 90 milhões de anos!
O passeio dura cerca de 1h30 e o circuito é de 3 quilômetros. Ali você vai ver várias rochas com formas que lembram animais, barco, etc. Achei que precisa de muita imaginação para achar alguma semelhança no meio de tanta rocha mas a minha amiga adorou a visita. O parque está cheio de árvores e muita vegetação.
A entrada para adultos custa 6 euros e crianças pagam 5 euros. O Parque Ciudad Encantada fica aberto o ano todo e abre diariamente.
– Nascimiento del Río Cuervo
Esse é outro lugar que vale a pena visitar, o Nascimiento del Río Cuervo fica a 80 km de Cuenca. É um caminho sinalizado no meio de um bosque de pinheiros onde tem um salto de água (pequena cachoeira).
A caminhada principal é super tranquila e acessível para cadeirantes. O caminho é todo feito sobre decks de madeira e demora cerca de 7 minutos. Para quem gosta de trilhas, tem outras mais longas dentro do parque.
Depois de visitar uma parte do parque e de me esbaldar vendo o belo rio esverdeado, fizemos piquenique nessas mesas e foi uma experiência super gostosa. Estar rodeada de tanta natureza é tudo o que eu preciso muitas vezes.
Como ir
Cuenca fica a 170 quilômetros de Madri. Na minha opinião, a melhor opção é ir de carro (2h de Madri) para visitar também os arredores, a serranía que é linda.
Outra opção é ir de trem. Tem vários por dia saindo de Madri e a viagem dura quase 1h. Se quiser ir de ônibus, a viagem é de 2h30.
Mais destinos espanhóis? Confira meus post sobre Tenerife!
Gostou deste post sobre o que fazer em Cuenca? Já tinha ouvido falar dessa cidade espanhola?