Mercados, passeio pelo Bósforo, palácios, mesquitas, boa gastronomia e muita cultura, Istambul oferece tudo isso e muito mais. Este é um roteiro para saber o que fazer em Istambul.
Eu diria que essa quantidade de dias é o mínimo e indispensável para conhecer esse destino tão interessante e pulsante. Eu fiquei quatro dias em Istambul e achei que foi bem corrido, mas tive tempo suficiente para ver todos os lugares que queria e sentir essa mistura entre a religião e modernidade.
1º dia
Uma coisa que sempre faço quando viajo é visitar os lugares principais e os que mais quero nos primeiros dias. Dessa maneira, se acontecer qualquer contratempo do lugar estar fechado ou cair um temporal nos outros dias, pelo menos o que eu queria mais já visitei primeiro.
Disto isto, para o primeiro dia em Istambul super recomendo visitar a Mesquita Azul (entrada gratuita), a Santa Sofia, que fica na frente, e conhecer o Palácio Topkapi.
A Mesquita Azul (Blue Mosque), também conhecida como Sultanahmet, a mesquita do Sultão Ahmet, é a mais famosa de Istambul. Para entender a importância dela é só prestar atenção na quantidade de torres (minaretes). A maioria das mesquitas tem um ou dois, mas a Blue Mosque tem seis!!
Depois é só atravessar a praça para entrar na Santa Sofia, que não abre na segunda-feira. O edifício foi construído no ano de 537 pelos gregos, em 1453 foi convertido em mesquita e no ano de 1931 foi transformado em museu. A basílica foi construída para ser a catedral de Constantinopla e durante quase mil anos foi a maior do mundo.
Depois de visitar as duas mesquitas, recomendo ir ao Topkapi, o palácio mais importante da cidade. Ele foi usado pelo Império Otomano de 1465 até 1853.
Ali dentro é possível ver várias coleções de objetos valiosos que pertenceram aos sultões e as suas famílias, os imensos pátios, a incrível arquitetura e decoração dos inúmeros salões e em uma parte especial (tem que pagar um ticket separado) é possível visitar também o harém, que é espetacular.
De todo o palácio fico com a vista que se tem lá de cima do Bósforo. É incrível, mesmo em um dia nublado de inverno como o que eu peguei.
O Topkapi está fechado nas terças e abre de 15 de outubro a 15 de abril das 9h às 4pm; de 15 de abril a 30 de outubro das 9h às 18h.
Como os três lugares ficam muito próximos um do outro, reservaria um dia para visitar os três e depois caminhar sem pressa pelo bairro de Sultanahmet e aproveitar para comprar nas dezenas de lojas que tem por ali.
**Tempo estimado de visita de cada atração, que pode variar dependendo da fila e do interesse de cada um:
Mesquita Azul – 1 hora
Santa Sofia – 1h30, 2 horas
Palácio Topkapi – 2h, 3 horas
2º dia
Hoje é dia de visitar os principais mercados de Istambul, o mega conhecido Grande Bazar, o interessante Spice Bazar e entrar na mesquita mais linda da cidade, a Süleymaniye.
Começamos o dia visitando a mesquita porque ela fecha por volta das 16h. Pra mim, essa é a mais bonita de Istambul. Primeiro porque é menos turística do que a Mesquita Azul e a Santa Sofia, porque tem um pátio enorme e há uma grande paz ali dentro e porque como o edifício está no alto de uma colina, se tem uma vista incrível do Bósforo.
A Süleymaniye é a segunda maior mesquita de Istambul, depois da Blue Mosque. Ela foi construída entre os anos de 1550 e 1557. Siga a minha dica e visite a Süleymaniye, você não vai se arrepender.
Em seguida, você pode pegar qualquer rua e caminhar ladeira abaixo por cerca de 15 minutos até chegar ao Spice Bazar, também conhecido como Bazar Egípcio. Esse é o meu favorito porque adoro ver aquelas montanhas de temperos coloridos e também porque é um pouco mais barato do que o Grande Bazar.
Além de temperos, outra coisa bacana de comprar ali são frutos secos e chás, já que tem muuuuitas variedades. O pistache (fistik, em turco) é uma delícia. O Spice Bazar abre diariamente das 8h às 19h.
E para terminar o dia, uma visita a Istambul não fica completa sem dar ao menos uma passada no Grande Bazar, o mercado mais famoso da cidade. Do Spice Bazar são cerca de 20 minutos caminhando.
O Grande Bazar tem ao redor de 3.600 lojas distribuídas em 64 corredores. Não sem razão esse é um dos maiores mercados cobertos do mundo.
Toalhas e roupões lindos de algodão, sabonetes de oliva mega cheirosos, joias, pingentes, mais temperos, lâmpadas coloridas e tantas outras coisas. Atenção, este bazar fecha aos domingos e abre de segunda a sábado das das 8h30 às 19h30.
**Tempo estimado de visita de cada atração:
Mesquita Süleymaniye – 1h30
Spice Bazar – 2 horas, 2h30
Grande Bazar – 2 horas, 2h30
3º dia
Para o terceiro dia recomendo começar visitando o Palácio de Dolmabahçe, que é magnífico, um luxo sem fim!!
O palácio foi casa de seis sultões e também foi a sede da administração do Império Otomano de 1856 até 1924. O lugar é tão grandioso que tem 285 quartos, 44 salas e 6 hamams (banhos turcos).
A coleção de porcelanas é incrível e a opulência dos móveis e da decoração é realmente impactante, mais do que nada porque sempre penso nas diferenças de classe social e acho difícil aceitar que alguns vivam tão bem enquanto outras pessoas passam fome, literalmente. O Dolmabahçe fecha nas segundas e quintas-feira e abre das 9h às 16h.
Depois do palácio aconselho ir até a região de Eminönü para fazer um cruzeiro pelo Bósforo.
Aqui tem um post completo sobre os passeios de barco em Istambul. Antes de escolher algum, não deixe de cruzar a pé pela Ponte Galata e se deleitar com a imagem de dezenas de turcos pescando ali, mesmo em dias de chuva.
Quando penso em Istambul, essa é a primeira imagem que me vem à cabeça. Eu acho que esse lugar resume bem o que é essa cidade: muita agitação, super populosa e ao mesmo tempo um lugar ¨tranquilo¨, onde é possível ver gente pescando em uma ponte tão transitada. Isso é Istambul!!
Se por alguma razão você ainda não conseguiu visitiar o Spice Bazar, ele fica bem na frente de Eminönü.
**Tempo estimado de visita de cada atração:
Palácio de Dolmabahçe – 2h30
Ponte Galata – 30 minutos
Cruzeiro pelo Bósforo – 2h
4º dia
Para o último dia, a minha sugestão é conhecer a região de Taksim, a principal praça de Istambul, onde sempre acontecem manifestações políticas. A praça em si não é muito atrativa, mas tem um valor histórico e dali parte o famoso bondinho vermelho, o nostálgico tramway que atravessa toda a rua Istiklal.
Em seguida, caminhe pelo calçadão dessa rua, uma das mais comerciais da cidade. O trajeto de descida ou subida a pé de toda a Istiklal, sem nenhuma parada (o que é quase impossível) demora uns 20 minutos.
Nessa rua tem algumas lojas de marcas internacionais conhecidas, como Nike, Adidas ou Zara e várias vitrines de marcas turcas. Além disso tem muitos cafés e restaurantes.
No fim da Istiklal começa o boêmio bairro de Galatasaray, onde está a Torre Galata que oferece uma vista panorâmica da cidade. Eu não subi na torre porque estava já sem muito tempo e preferi caminhar pelas ruazinhas charmosas da região que estão cheias de bares e lojinhas.
Bom, essas são as minhas dicas e pontos turísticos para conhecer em Istambul em quatro dias. Com certeza a cidade tem muitos outros lugares para visitar. Eu escrevi este post levando em consideração ao que eu consegui fazer em Istambul durante 4 dias. Se você tiver mais dicas, vou adorar saber. É só deixar um comentário no final.
Leia também: guia completo para visitar a Turquia
Onde se hospedar
Essa é uma questão difícil de resolver em Istambul porque a quantidade de hotéis na cidade é muito grande e tem vários bairros legais para se hospedar. O que eu fiz quando estive lá foi dividir meus dias de alojamento em duas regiões diferentes.
Istambul é a única cidade do mundo que fica em dois continentes: Europa e Ásia. Com isso já dá pra ter uma ideia da difícil tarefa que pode ser decidir onde ficar hospedado.
Compartilho o que nós fizemos e que deu super certo. Nas duas primeiras noites ficamos hospedadas na parte antiga, em Sultanahmet. A gente escolheu o hotel Apple Tree, que fica bem pertinho da Mesquita Azul, Santa Sofia e do Palácio Topkapi (5 minutos caminhando). Essa parte é o coração de Istambul.
Esse hotel tem 9,2 de nota no Booking, o que é super alto. Na verdade, achei que o alojamento não merecia tanta nota, mas a estadia foi confortável. O quarto era bem espaçoso e as janelas têm vidro duplo o que permitiu noites silenciosas, o café da manhã era gostoso, mas não muito variado.
O Apple Tree é um hotel boutique, pequeno e familiar. Os pontos positivos, na minha opinião, são o atendimento atencioso do pessoal da recepção, a proximidade à Mesquita Azul e que as ruazinhas próximas estão cheias de restaurantes e lojinhas de souvenires.
Certamente recomendo ficar uma parte dos dias alojados em Sultanahmet por estar muito perto das principais atrações turísticas, porque essas ruas estreitas são um charme e para sentir um pouco do burburinho turco nessa região de Istambul.
Nos outros dois dias escolhemos ficar próximos da Praça Taksim, para passear pelo famoso calçadão Istiklal e visitar o Palácio Dolmabahçe. Ficamos hospedadas no Metropolitan Taksim (4 estrelas), que tem 8,2 de nota no Booking.
O hotel fica a três minutos caminhando da Praça Taksim e a cinco da rua Istiklal, é super confortável e luxuoso. O café da manhã é bem variado e mega bom. Os quartos são espaçosos e alguns têm uma vista linda do Bósforo. O ponto negativo é que tem uma pequena subida para chegar até Taksim, e nessa rua não há nenhuma atração ou restaurante.
Leia também este post com os melhores bairros para se hospedar em Istambul!!
Agora que você já sabe o que fazer em Istambul, deixa um comentário aí embaixo dizendo se você gostaria de conhecer esse destino mágico!
Muito obrigada pela leitura atenta, Alexandre. Já corrigi 😉 Um abraço!
Acho que você se confundiu ao dizer que o Palácio Topkapi fecha às segundas e quintas-feiras, quando, na verdade, faz comentários sobre o Palácio Dolmabahçe.
Oi, Gisele. Que bom que você gostou do blog e que esteja sendo útil. Fico feliz! Então, dois dias em Istambul é pouco, mas é melhor do que nada 😉 Se você não vai ter muito tempo, então juntaria as opções que dou para os dois primeiros dias no post e o que não deixaria de fazer de jeito nenhum, é o tour pelo Bósforo. Essa é uma maneira diferente de conhecer e apreciar Istambul e sentir uma certa calma, nessa cidade que não para nunca!!
Oi Lucila,
Achei seu blog em minhas pesquisas pré viagem e primeiro gostaria de dizer , obrigada!
Estou indo pra Malta fazer um intercambio e peguei um dos finais de semana para fazer um bate e volta em Istambul que acho fantástica.
Além das atrações do primeiro dia, em sua opinião, o que é indispensável para quem tem apenas 2 dias de visita.
Abraços,