Confesso que ela ganhou meu coração. Me apaixonei por essa cidade que fica na famosa Costa del Sol, no Sul da Espanha. Coloque ela na sua lista e confira o que fazer em Málaga neste post.
Praia, cultura, comida boa, clima ótimo, história e uma vibe incrível. Málaga tem tudo isso. Aliás, nos últimos anos essa cidade tem se destacado muito no turismo cultural espanhol.
A 530km de Madri, na região da Andaluzia, o Mar Mediterrâneo azul dá um toque muito especial à cidade. E você sabia que ninguém menos do que Pablo Picasso e Antonio Banderas são malaguenhos?
Eu diria que 3 ou 4 dias são suficientes para conhecer as principais atrações e também para curtir um pouco de praia. Vem comigo ver o que fazer em Málaga!
Centro histórico
As ruas do centro são meio laberínticas. Eu sempre tentava ir para um lugar e terminava em outro porque ali nada é paralelo. Herança dos muçulmanos que passaram por lá, as ruas são bem estreitas e tortuosas e fica fácil se perder.
Mas essa é mesmo a graça; caminhar e se perder pelas ruelas, restaurantes, lojas e vermuterias que lotam o centro histórico de Málaga.
A rua mais famosa e comercial ali é a Larios, um calçadão charmoso e que na época de Natal ganha uma decoração de luzes incrível! Eu sei disso porque passei fim de ano lá e fiquei encantada com o show de luzes e a decoração natalina.
História e castelo
Sem dúvida uma das melhores atrações é conhecer o Castelo de Gibralfaro, a alcazaba e o Palácio Nazari.
Até sugiro como um dos primeiros lugares a conhecer na cidade. O caminho aos 3 monumentos começa logo aos pés do teatro romano, bem no centro histórico.
Prepare o fôlego porque você vai precisar dele para chegar até o topo, mas o esforço vale a pena. A alcazaba foi construída no século XI e o castelo foi feito no século XIV. O palácio-fortaleza era a residência dos governantes muçulmanos.
As muralhas estão bem conservadas e ali dentro também tem um centro de interpretação que explica um pouco da história do lugar.
A entrada para visitar os três monumentos custa 5,50 euros por pessoa. Se quiser economizar, aos domingos depois das 14h é grátis!
Palmeiras e calçadão
Meu lugar favorito, além da praia, foi essa avenida cheia de palmeiras e vegetação tropical.
É muito louco caminhar por ali porque você atravessa uma rua movimentada e quando entra nesse corredor de quase um quilômetro o som dos pássaros e o verde tomam conta. O Paseo del Parque começa na marinha e vai até quase o Museu Pompidou.
Paralelo a esse passeio está o Muelle Uno, bem na frente de onde sai o ferry que vai até a cidade de Melilla. Essa bela construção branca que fizeram no topo protege do calor no verão. Ali tem alguns restaurantes e feirinha de artesanato nos fins de semana.
Continuando pelo belo Muelle Uno também encontramos muitos restaurantes que oferecem todo tipo de comida de vários países e algumas lojas. No final você vai ver o famoso farol de Málaga e se continuar reto vai terminar bem no porto onde chegam os cruzeiros.
Super recomendo fazer esse passeio caminhando começando pelo Paseo del Parque e depois seguindo pelo Muelle Uno.
Praia e ótimo clima
O sol quase sempre brilha em Málaga e não é à toa que dizem que lá tem 300 dias de sol por ano. Seguindo pelo mesmo caminho, no final do Muelle Uno, se virar à esquerda você chega na famosa Praia Malagueta.
A praia está no Mar Mediterrâneo, é super transparente, fria no inverno e a areia é meio escura mas a praia é bonita e tem muitos chiringuitos (restaurantes de praia) famosos pelas suas sardinhas assadas.
Um espetinho desses da foto custa em média 5 euros e comer peixe é quase uma obrigação por lá. Ao longo do calçadão da Malagueta tem outros restaurantes legais. Eu almocei no Chiringuito Mediterraneo, na Playa La Caleta, e comi uma paella incrível com direito a uma ótima vista da praia.
Confira também os melhores lugares para ver Madri de cima!
Museus
Málaga acabou virando referência cultural e artística na Espanha. Tanto é que a cidade tem nada menos do que 40 museus!
Só pra ter uma ideia, o Centre Pompidou da França abriu uma sede lá. A maioria dos museus fica no centro histórico e os mais visitados são o do Picasso, o do vinho e o museu russo de San Petesburgo.
Alguns são gratuitos e outros cobram entrada. Se quiser economizar, cheque nos sites de cada um porque vários oferecem entrada gratuita aos domingos, nas últimas horas do dia.
Onde ficar hospedado
Eu fiquei cinco dias em Málaga e passei todos no Hotel AC Málaga Palácio que fica bem no centro histórico. A localização é muito boa para conhecer essa região, passear pelos museus e até mesmo pra ir caminhando até a Malagueta (cerca de 25 minutos a pé).
O hotel é bem bacana, 4 estrelas, tem piscina, gym e os quartos são confortáveis, mas essa localização é bemmmm movimentada. Eu diria que o maior plus é o bar/restaurante do último andar que tem vistas incríveis!
Se você quer mais sossego e clima de praia mesmo, super recomendo ficar na região da Malagueta. Tem alguns hotéis e pousadas bem perto da praia também.
Confere aqui no Booking as melhores opções e ótimas ofertas para se hospedar em Málaga.
A melhor vista
Anota esta última dica pra quando você for para Málaga. A melhor vista da cidade se tem do úlitmo andar do Hotel AC Málaga Palácio. São quase 360 graus, realmente alucinante!
Lá em cima tem um restaurante aberto para todo mundo que é bem bacana e dependendo do dia também tem dj.A piscina e o solarium são para uso só dos hóspedes. Como tive sorte de ficar hospedada ali, fui várias vezes no terraço e a melhor hora é no fim da tarde.
A parte boa é que a entrada ao roof top é gratuita mas tem que fazer reserva antecipada pelo site do hotel.
O que você achou destas dicas de Málaga? Tem alguma outra para compartilhar nos comentários?