O que fazer em Morretes

O que fazer em Morretes

Pitoresca e colonial, a bela Morretes é uma das melhores surpresas do litoral paranaense. A só 1h30 de carro de Curitiba essa é uma ótima opção para um fim de semana ou feriado.

Morretes é uma dessas cidades do interior com ritmo tranquilo e um belo rio que a deixa ainda mais charmosa. Esse ponto turístico é famoso pela sua culinária e pelo boia cross (descer o rio de boia) no Rio Nhundiaquara.

Principalmente nos fins de semana, a cidade costuma ficar lotada de visitantes que saem de Curitiba para passear e curtir a natureza.

O que fazer em Morretes
O que fazer em Morretes

No verão é comum ver gente se refrescando no rio e pulando das pontes de ferro. O maior atrativo é o boia cross que começa em Porto de Cima (a 6km de Morretes). Eu amooo descer o rio de boia e super recomendo pelo menos uma vez na vida 🙂 Escrevi um post completo sobre esse passeio aqui.

Centro histórico
Morretes tem um centro histórico pequeno e fofo que pode ser visitado a pé mesmo. As ruas de paralelepípedo e os casarões coloridos convidam a fazer um passeio tranquilo.

O que fazer em Morretes
O que fazer em Morretes

Essas construções hoje em dia são lojas de souvenir, pousadas, restaurantes e sorveterias. A Cachaçaria Morretes também pode ser outro ponto de visitação.

Lucila-Morretes
Adoro fazer esse passeio cada vez que vou pra Curitiba

Às margens do Nhundiaquara fica a praça principal com seu coreto e uma feirinha de produtos típicos nos fins de semana. Aproveite para comprar as famosas balas de banana. Eu adoro!

O que fazer em Morretes

Para quem gosta de caminhada e aventura, a região de Morretes também oferece várias trilhas e cachoeiras para visitação.

Onde comer barreado
O barreado é um prato típico do litoral paranaense. Feito à base de carne desfiada (músculo) e de temperados como cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho. O diferencial fica na panela que é de barro e no tempo de cozimento, cerca de 12 horas.

barreado-morretes

O barreado sempre é servido com arroz, farofa e banana. Tem quem goste de fazer um pirãozinho com a farofa, enquanto outros preferem comer a carne sem acompanhamento mesmo.

Tem muitos restaurantes em Morretes que oferecem uma bela vista do rio. Eu já almocei no Madalozo e gostei. Além do rodízio de barreado (você pode comer à vontade) tem também rodízio de peixe e camarão. É sem luxo, mas é gostoso.

O que fazer em Morretes
Essa é a vista do Madaloso

Outra opção para almoçar é o Vila Morretes (meu favorito). Adoro a varanda com sombra que eles têm no meio de muitas árvores e do lado do rio. Esse restaurante e puro charme e tranquilidade.

Villa Morretes. Foto: divulgação

Depois de comer o delicioso barreado, super recomendo provar o sorvete da Banana da Terra, uma sorveteria artesanal que fica em Porto de Cima. Sempre tem opções diferentes de sabores. Eu já vi de bolo de cenoura, abacaxi com vinho, gengibre, entre outros. Vale a pena, gente!

Como chegar
Morretes fica a 70km de Curitiba e tem várias opções para chegar até lá.

trem – essa é a opção mais cara, mas talvez a mais bonita e diferente. Ir de trem de Curitiba até Morretes com o trem da Serra Verde Express pela estrada férrea é um dos passeios mais lindos do Brasil. Tem precipícios, túneis e paisagens de tirar o fôlego pelo meio da Mata Atlântica. Esse trajeto dura cerca de 4 horas.

carro – Estrada da Graciosa (BR-116). Nessa estrada antiga, além da natureza e das belas paisagens, o mais legal é parar pra comer milho verde ou tomar um suco no meio do caminho. A Estrada da Graciosa tem cerca de 30km.

estrada-graciosa-curitiba

Outra opção de carro é descer pela BR-277 (sentido Paranaguá) e depois pegar a PR-408 até Morretes. Uma dica, essa opção tem que pagar pedágio.

Se for de carro, minha sugestão é descer pela Graciosa e na volta pegar a BR-277 que é uma opção mais rápida.

ônibus – outra opção é ir de ônibus. A empresa Viação Graciosa faz o trajeto saindo da rodoviária de Curitiba até Porto de Cima e a viagem dura cerca de 1h20.

Você já conhece Morretes ou já fez boia cross e tem alguma sugestão ou dica pra compartilhar? Então é só deixar um comentário aí embaixo.

2 Comments

  • Após conhecer Morretes, vale a pena dar uma esticadinha até Antonina, outra cidade charmosa do litoral do PR.

Participe e deixe seu comentário