O que fazer em Morretes

O que fazer em Morretes

Pitoresca e colonial, a bela Morretes é uma das melhores surpresas do litoral paranaense. A só 1h30 de carro de Curitiba essa é uma ótima opção para um fim de semana ou feriado.

Morretes é uma dessas cidades do interior com ritmo tranquilo e um belo rio que a deixa ainda mais charmosa. Esse ponto turístico é famoso pela sua culinária e pelo boia cross (descer o rio de boia) no Rio Nhundiaquara.

Principalmente nos fins de semana, a cidade costuma ficar lotada de visitantes que saem de Curitiba pra passear e curtir a natureza. Aliás, esse é um passeio que eu adoro fazer!

O que fazer em Morretes
O que fazer em Morretes

No verão sempre tem gente se refrescando no rio e pulando das pontes de ferro. O maior atrativo da região é o boia cross que começa em Porto de Cima (a 6km de Morretes). Eu amooo descer o rio de boia e super recomendo fazer pelo menos uma vez na vida 🙂 Escrevi um post completo sobre esse passeio.

Centro histórico
Morretes tem um centro histórico pequeno e fofo que pode ser visitado a pé mesmo. As ruas de paralelepípedo e os casarões coloridos convidam a fazer um passeio tranquilo.

O que fazer em Morretes
O que fazer em Morretes

Essas construções hoje em dia são lojas de souvenir, pousadas, restaurantes e sorveterias. A Cachaçaria Morretes também pode ser outro ponto de visita.

Lucila-Morretes
Adoro fazer esse passeio cada vez que vou pra Curitiba

Às margens do Nhundiaquara fica a praça principal com seu coreto e uma feirinha de produtos típicos nos fins de semana. Não vá embora sem antes comprar as famosas balas de banana. Eu adoro!

O que fazer em Morretes

Pra quem gosta de caminhada e aventura, a região de Morretes também oferece várias trilhas e cachoeiras.

Procurando onde se hospedar em Curitiba, então confira as melhores ofertas do Booking. Se você reservar através deste link, o blog ganha uma pequena comissão para continuar ativo e você paga a mesma coisa.

Onde comer barreado
O barreado é um prato típico do litoral paranaense. Feito à base de carne desfiada (músculo) e de temperos como cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho. O diferencial fica na panela que é de barro e no tempo de cozimento, cerca de 12 horas.

barreado-morretes

O barreado sempre é servido com arroz, farofa e banana. Tem quem goste de fazer um pirãozinho com a farofa, enquanto outros preferem comer a carne sem acompanhamento mesmo.

Tem muitos restaurantes em Morretes que oferecem uma bela vista do rio. Eu já almocei no Madalozo e gostei. Além do rodízio de barreado (você pode comer à vontade) tem também rodízio de peixe e camarão. É sem luxo, mas é gostoso.

O que fazer em Morretes
Essa é a vista do Madaloso

Outra opção para almoçar é o Vila Morretes (meu favorito). Adoro a varanda com sombra que eles têm no meio de muitas árvores e do lado do rio. Esse restaurante é puro charme e tranquilidade.

Villa Morretes. Foto: divulgação

Depois de comer o delicioso barreado, super recomendo provar o sorvete da Banana da Terra, uma sorveteria artesanal que fica em Porto de Cima. Sempre tem opções diferentes de sabores. Eu já vi de bolo de cenoura, abacaxi com vinho, gengibre, entre outros. Vale a pena, gente!

Aproveite para ler também: os principais pontos turísticos de Curitiba

Como chegar
Morretes fica a 70km de Curitiba e tem várias opções para chegar até lá.

trem – essa é a opção mais cara, mas talvez a mais bonita e diferente. Ir de trem de Curitiba até Morretes com o trem da Serra Verde Express pela estrada férrea é um dos passeios mais lindos do Brasil. Tem precipícios, túneis e paisagens de tirar o fôlego, pelo meio da Mata Atlântica. Esse trajeto dura cerca de 4 horas.

carro – Estrada da Graciosa (BR-116). Nessa estrada antiga, além da natureza e das belas paisagens, o mais legal é parar pra comer milho verde, tomar um suco no meio do caminho e se deliciar com a natureza. A Estrada da Graciosa tem cerca de 30km.

estrada-graciosa-curitiba

Outra opção de carro é descer pela BR-277 (sentido Paranaguá) e depois pegar a PR-408 até Morretes. Uma dica: essa opção tem pedágio.

Se for de carro, minha sugestão é descer pela Graciosa e na volta pegar a BR-277 que é uma opção mais rápida.

ônibus – outra maneira de ir até Morretes é de ônibus. A empresa Viação Graciosa faz o trajeto saindo da rodoviária de Curitiba até Porto de Cima e a viagem dura cerca de 1h20.

Você já conhece Morretes ou já fez boia cross e tem alguma sugestão ou dica pra compartilhar? Então é só deixar um comentário aí embaixo.

Join the Conversation

9 Comments

Participe e deixe seu comentário

  1. says: Lucila

    Que delícia, Rosana. Agora até me deixou com vontade de comer por lá de novo 😉

  2. says: Rosana Cinel

    Cidadezinha encantadora, um charme especial, conheci o Mandalozo, que delícia de comida, realmente desça de trem ou pela Graciosa, já fiz os dois e cada um com seu diferencial de satisfação garantida!!

  3. says: EDEMILSON MENDES

    Uma vez levei um americano até Morretes e ele disse que é linda e que parece uma cidade européia. Amo Morretes. Cidade linda. Domingo, 31, estará fazendo 288 anos. ❤️

  4. says: Lucila

    Maria, imagino que só a viagem de trem já tenha valido a pena pelas paisagens,e o barreado por si só 🙂

  5. says: Maria nilza Pereira

    Visitei Morretes dia 1de agosto fui de trem só que o trem ficou 2horas parado não deu para conhecer tudo só almocei o barreado já estava na hora de volta para casa.mais gostei muito valeu.

  6. says: Lucila

    Oi, João. Adorei a comparação de Morretes com uma cidade cenográfica! Totalmente de acordo. É lindo esse passeio de trem e até arrisco a dizer que é um dos mais lindos do Brasil!!

  7. says: João Silvva

    Visitamos em março de 2020 encantados até hoje. Toda quinta feira posto nas redes sociais fotos recordação #tbt ?, a viagem de trem pela serra por si já é uma beleza a paisagem, mas qdo chega na cidade encantadora de Morretes é sensacional desde as construções ao rio belíssimo , a feirinha , o “ barreado” é delicioso , enfim Morretes eu classifico como uma cidade cenográfica de novelas , séries e filmes … voltarei em breve! Sou João moro em Salvador Bahia. Instagram: joaossilvva00

  8. says: Lucila

    Oi, Chico. Você tem toda razão, Antonina também é uma gracinha e vale a visita!!

  9. says: Chico Francisco

    Após conhecer Morretes, vale a pena dar uma esticadinha até Antonina, outra cidade charmosa do litoral do PR.