Depois da capital inglesa, Oxford é uma das cidades mais turísticas da Inglaterra. Famosa por ter uma das universidades com mais prestígio do mundo, bela arquitetura e por ser um destino de estudantes, Oxford é uma boa pedida para um passeio bate e volta desde Londres.
Um dos motivos da tradição de Oxford é que lá surgiu a primeira universidade em língua inglesa, em 1096. A Universidade de Oxford é a segunda mais antiga do mundo, só perde para a Universidade de Bologna, na Itália.
Como se tudo isso fosse pouco, a maioria das atrações estão próximas uma das outras e é super fácil conhecer tudo a pé em poucas horas. E foi bem isso que eu fiz. Visitei Oxford em um dia frio de janeiro e consegui ver a maioria dos seus principais pontos turísticos em pouco tempo.
Compartilho aqui as atrações mais famosas da cidade e você pode escolher quais visitar e também a ordem do passeio.
Do alto
Para quem gosta de ver cidades de cima, Oxford tem dois lugares de onde é possível ter belas vistas. Uma boa pedida é começar ou terminar o passeio em um desses lugares.
A Igreja da Virgem Maria tem um estilo gótico e da sua torre se tem uma vista legal da cidade, principalmente da Câmara de Radcliffe e dos pátios de alguns colleges. É só subir os 127 degraus e se esbaldar com a vista. A entrada à igreja é gratuita, mas é preciso pagar 4 libras pra subir na torre.
Outro lugar para apreciar Oxford de cima é a Torre Carfax (entrada 3 libras). Dali se tem uma visão bacana do centro e também do Christ Church College. Dentro da torre ainda estão os pesados sinos que batem diariamente às 16h15.
Bodleian Library
Se você é um amante da literatura, vai pirar com este lugar. Imagina uma biblioteca com mais de 12 milhões de itens (livros, revistas, jornais, manuscritos, etc). Essa é a segunda maior biblioteca da Inglaterra. A mais importante é a British Library de Londres.
Já do lado de fora o lugar é incrível. Quando estive ali, peguei um dia de muito frio mas bem ensolarado, me senti dentro de um cenário de filme, literalmente. Também fazem parte da biblioteca cinco edifícios e vários salões subterrâneos.
Tem vários tours guiados para conhecer esse maravilhoso lugar por dentro e a única pena é que não dá pra fotografar lá dentro. O tour mais econômico é o de 6 libras e dura meia hora; o de 1h custa 9 libras e o de 1h30, 15 libras por pessoa.
Ponte dos suspiros
Por um momento eu achei que estava em Veneza, mas sem ver o mar. A Ponte dos Suspiros de Oxford, na verdade, é uma passarela que liga uma parte do Hertford College a outra.
A ponte foi construída em 1914 e fica na New College Lane, bem pertinho da Bodlein Library. Imagino que no verão deve ser meio difícil conseguir fotografar ali sem ninguém por perto.
Sheldonian Theatre
Construído em 1668, esse teatro continua sendo usado para shows, leituras e até mesmo cerimônias de graduação.
Com um estilo neoclássico e belas pinturas no teto, também oferece lindas vistas da cidade desde sua cúpula.
Câmara Redcliffe
Esse prédio em formato circular foi a primeira biblioteca do país. Com uma arquitetura neogótica, hoje em dia ela é usada como sala de leitura. Para entrar ali só com tour guiado ou se você for estudante da Universidade de Oxford.
Catedral de Oxford
Com uma arquitetura romanesca e gótica, a catedral fica dentro do Christ Church College. É preciso pagar para entrar cerca de 15 libras por pessoa, para conhecer por dentro essa igreja do século XII.
Museus e castelo
Para quem gosta de visitar museus, um dos principais é o Ashmolean, o museu de arte e arqueologia de Oxford. Lá dentro há obras de artistas reconhecidos, como Michelangelo, Picasso ou Cézanne.
Outro museu famoso na cidade é o Museu de História Natural, um lugar para os amantes da arqueologia e antropologia.
Eu não visitei o castelo de Oxford, mas se você tiver tempo sobrando e gostar desse tipo de atração, pode ser uma boa opção. Esse é um castelo medieval que foi construído em 1073. Uma curiosidade é que até 1996 o castelo servia como prisão.
Colleges
Eu achava que a Universidade de Oxford era um prédio só, mas ao visitar a cidade percebi que ela é composta por muitos colleges. São 38 no total. Todos esses edifícios com diferentes nomes fazem parte da Oxford University. Ou seja, você pode estar fazendo um MBA no New College (quem me dera!) e estará ainda dentro da Universidade de Oxford.
Alguns colleges permitem a visita de turistas e outros são restritos somente aos estudantes. Alguns cobram entrada e outros são gratuitos.
Eu fiz uma visita um pouco rápida e acabei não entrando em nenhum, mas deixo aqui uma lista dos mais lindos e interessantes pra visitar, segundo pesquisei na internet: Christ Church College, Exeter College, Trinity College, Magdalen College e Merton College.
Se você tiver tempo sobrando, aproveite também para passear pela beira do rio e curta um belo fim de tarde. No verão é bem comum ver o pessoal remando pelo Rio Tâmisa (sim, o mesmo que passa em Londres) e pelo Cherwell.
Ah, antes de ir embora eu fiz algo bem inglês que já fazia tempo que estava com vontade, tomei um chá com scons (típico biscoito british). Como fazia muito frio nesse dia, cerca de 5°C, o chazinho quente veio mega a calhar, sem falar que o lanche estava uma delícia.
Tem várias confeitarias que oferecem scons e os preços mudam aleatoriamente. Eu comi em um que fica quase ao lado da loja da Alice no país das maravilhas, o Café Loco (The Old Palace, 85/87). Paguei 6,50 libras por dois scons, com direito à geleia caseira de morango e creme, e pelo bule de chá e valeu muito a pena. Cheguei a ver exatamente a mesma coisa em outros lugares pelo dobro do preço.
A loja da Alice no País das Maravilhas fica nessa mesma rua. A conexão com a cidade é que o autor do famoso livro infantil, o escritor inglês Lewis Caroll, estudou e foi professor em Oxford.
Para terminar este post, deixo mais duas boas dicas: vale fazer um walking tour pela cidade, aproveitando que a maioria das atrações estão no centro. A outra dica é procurar com antecedência pela internet se vai acontecer algum evensong (missas à tarde) que acontecem dentro das capelas anglicanas dos colleges, são eventos gratuitos.
Leia também: passeios gratuitos para fazer em Londres!
Como ir
Oxford fica só a 80 km de Londres, por isso é ideal para um passeio de bate e volta. Tem várias opções de ônibus que saem a toda hora de Victoria Coach Station ou de Marble Arch e chegam ao centro de Oxford em 1h30.
De trêm a viagem dura apenas 1h, mas o preço da passagem costuma ser mais alto, se não for comprado com antecendência.
Quer saber mais sobre Oxford? Não perca estas curiosidades que fazem esta cidade ainda mais interessante!