O que fazer em Punta del Este

PuntadelEste

Punta del Este é o point dos famosos e dos viajantes mais descolados, principalmente no verão. Eu tive a sorte de conhecer essa famosa praia uruguaia no meio da temporada e conto para vocês tudo o que tem para fazer em Punta del Este. Prepare-se porque você vai se surpreender com a quantidade e diversidade de coisas para fazer.

Punta del Este é muito mais do que praia, badalação, festas e banho de mar. Além disso, adorei saber que esse destino tem avidades para fazer o ano todo. Não precisa viajar pra lá só no verão, gente.

Essa praia tem museus, uma navegação para visitar uma reserva de leões-marinhos, passeios de bicicleta e até mesmo vinícolas e chácaras que produzem azeite de oliva.

PuntadelEste

Quantos dias e quando ir
Punta del Este fica a 130km de Montevidéu. Aliás, antes ou depois de visitar Punta, aproveite também para visitar a capital do Uruguai. Aqui tem um post completo sobre o que fazer em Montevidéu.

Justamente por ter tantas opções para fazer, eu recomendo reservar de cinco a sete dias para conhecer bem Punta del Este. Uns dois ou três dias só pra curtir a praia tranquilamente e outros dois para conhecer os arredores de Punta del Este que tem muitos atrativos legais.

Passeio de bicicleta
Uma maneira super bacana de conhecer este destino é pedalando. Eu fiz um tour passando pelos principais pontos turísticos e adorei a experiência.

Passamos pelo porto, pelo farol e pela famosa escultura dos dedos, entre outros lugares. Enquanto pedalamos, aprendi mais sobre Punta del Este porque a nossa guia, a Alicia que criou o Bike Tours Uruguay, é local e sabe muito sobre a história dessa belo lugar.

PuntadelEste
Entre a praia e os altos prédios, assim é Punta del Este

Detalhes que fazem a diferença como descobrir que esse farol foi a primeira construção da cidade, feito em 1860.

PuntadelEste-Farol

Também descobri que a escultura dos dedos não representa um homem se afogando, como tinha lido na internet, e sim a de uma pessoa que está ¨descobrindo¨ a vida.

O tour completo de bicicleta dura 2h e custa 40 dólares por pessoa.

Navegando em alto-mar
Outra maneira de conhecer Punta é fazendo uma navegação. O nosso plano era visitar a Ilha de Lobos, mas como esse dia estava ventando muito não deu pra ir. Fiquei morrendo de vontade porque essa ilha tem uma das maiores reserva de leões-marinhos do hemisfério sul, cerca de 200 mil exemplares!

PuntadelEste

Por sorte, quando voltamos da navegação conseguimos ver um leão-marinho na praia, bem pertinho do porto. Eles são tão fofos.

Lembro quando estive em Galápagos e dava de cara com vários a toda hora. Amo esse contato real com a natureza.

Voltando a navegação, a gente fez uma curtinha com a Oceania para ver Punta do mar e achei uma delícia. Quem quiser ver a Ilha de Lobos, a visita é feita da embarcação mesmo, essa navegação sai diariamente ao meio-dia, dura 2h e custa 60 dólares por pessoa. Mais detalhes e preços neste link.

Museus
Talvez o Museu Casa Pueblo seja um dos lugares mais famosos de Punta del Este. Essa casa branca, que mais parece um castelo de areia, é uma das maiores atrações desta praia, principalmente no fim da tarde.

CasaPueblo

O pôr do sol ali ganha uma cor diferente e o espetáculo fica completo com o poema ¨Tributo ao sol¨ na voz do Carlos Páez Vilaró, que é o artista que construiu essa casa.

Vale chegar umas 2h antes do entardecer para conhecer o museu e pegar um bom lugar para assistir ao espetáculo da natureza porque ele é bem concorrido por lá.

CasaPueblo

As obras de Vilaró são muito coloridas e cheias de vida e estão distribuídas em cinco salas e três varandas. Esse foi um dos lugares que mais amei dessa viagem.

Enquanto via o sol caindo no mar, tive um tempo sozinha para agradecer à vida e por todas as coisas boas que tenho. Realmente, um momento especial.

Lucila-CasaPueblo

A Casa Pueblo fica em Punta Ballena, a 14km de Punta del Este. A casa museu abre diariamente das 10h até o pôr do sol e a entrada custa 8 dólares. Além do museu, tem o Club Hotel CasaPueblo para quem quiser se hospedar lá e curtir esse espetáculo por vários dias.

Depois da Casa Pueblo, outro lugar que achei super diferente e recomendo a visita é a Fundação Pablo Atchugarry.

Imagina uma chácara cheia de esculturas gigantes, um verdadeiro museu ao ar livre. Atchugarry é uruguaio e muito conhecido no país. Na sua fundação, que tem entrada gratuita, além de muitas obras, tem uma capela rústica com uma escultura que é uma interpretação bastante peculiar da Pietà.

Outro museu para visitar é o Ralli, que conta com 6 mil metros quadrados e um lindo jardim com muitas esculturas de bronze e mármore. Esse museu expõe obras de artistas latino-americanos e algumas do espanhol Salvador Dali.

Onde comer
Punta del Este tem fama de ser um lugar caro justamente porque é muito badalado, principalmente no verão. Eu aproveitei para checar os preços para ter uma ideia de quanto custa um almoço, um refrigerante ou um sorvete por lá.

Para ter uma ideia, um menu de almoço no La Marea, um restaurante pertinho do porto com uma vista bem legal da praia (com entrada, prato principal e sobremesa) pode custar cerca de 17 dólares, sem bebida. Uma bola de sorvete, 4 dólares e um refrigerante, uns 3 dólares.

Um dos lugares que mais amei e super recomendo almoçar, beber alguma coisa no fim do dia ou jantar é o I´Marangatú. Esse é um restaurante super charmoso e descolado, de frente para a Praia Mansa (na parada 7).

O cardápio é muito extenso e variado. Eu comi uma salada de abóbora doce com tomates e abobrinha, simplesmente deliciosa. Tem peixes, frutos do mar, carnes e várias entradas vegetarianas que são de cair o queixo. Vejam as fotos e digam se estou exagerando!!

Marangatu Beach
Os pratos são tão lindos e saborosos que fica difícil escolher

E como se isso fosse pouco, o restaurante tem umas sobremesas maravilhosas. Como a gente estava em grupo, cada um pediu uma e deu para provar várias. Minhas favoritas: a torta de chocolate, caramelo e sal e o vulcão de doce de leite.

Uma entrada no I´Marangatú custa cerca de 12 dólares e um prato principal, 18 dólares. Obviamente não é dos lugares mais baratos de Punta del Este, mas vale o investimento para ir pelo menos uma vez. Afinal de contas, a vida não é muito longa, gente!!

Jose Ignácio
Esse é um dos balneários mais famosos e descolados de Punta del Este, fica a só 40 km de distância. Com areia fininha, um ar de bairro tranquilo e meio rústico, esse é o point dos famosos no verão.

Para ter uma vista legal da região e do Oceano Atlântico, recomendo subir no farol. Aliás, para quem gosta de comer bem, o lugar mais descolado ali é o Parador La Huella (tem que fazer reserva antes) que já recebeu vários prêmios e foi selecionado entre os 50 melhores da América Latina.

JoseIgnacio-PuntadelEste

Laguna Garzón
Outra opção para visitar, do mesmo lado de Jose Ignácio, se você gosta de esportes aquáticos, principalmente se está aprendendo, é a Laguna Garzón. Essa lagoa fica bem na divisa dos estados de Maldonado e Rocha.

Imagina uma lagoa super calma onde dá para aprender ou praticar kitesurfing, stand up paddle, caiaque, etc. A região da lagoa é bonita e o entorno faz parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas.

Eu fiz um pouco de standup paddle, foi a segunda vez na minha vida, e achei perfeito porque além da lagoa ser super tranquila não é profunda. Foi fácil manter o equilíbrio e apreciar a paisagem.

A gente visitou a escola de kitesurf da Laura e a sua paixão pelo lugar é contagiante. Para ter uma ideia de preços ali, o aluguel de um caiaque custa 25 dólares por hora e do stand up paddle, 30 dólares.

Onde se hospedar
Em Punta del Este eu fiquei hospedada três dias no Barradas Parque Hotel e foi uma delícia. Sabe esses hotéis que parecem uma mistura de casa de campo com casa de avó, mas com um toque moderno?

BarradasHotel-PuntadelEste

Adorei a decoração do hotel com uns quadros que chamavam minha atenção cada vez que eu cruzava com eles. O jardim é maravilhoso e as piscinas são um convite para ficar ali tomando sol por horas e horas.

BarradasHotel-PuntadelEste1

Além de tudo isso, minha parte favorita foi o café da manhã. Tudo feito com tanto capricho e bom gosto. As tortas estavam incríveis e o meu predileto foi o scon de presunto e queijo (um típico bolinho inglês) que derretia na boca quentinho.

Acho que o Barradas é uma excelente opção para quem viaja de casal ou com amigos. O hotel fica a 200 metros da Praia Mansa.

Se você fizer uma viagem com crianças, super recomendo ficar hospedado no Solanas Resort. Esse complexo fica um pouco fora do centro de Punta del Este (a 14km), mas é incrível para quem viaja com crianças e adolescentes.

Tem muitas atividades para os menores, o espaço é enorme e o alojamento pode ser em apartamentos ou casas. E a melhor parte do Solanas é a Lagoa de Cristal, que é uma piscina enoooooorme com direito a areia e água cristalina. Nunca vi uma piscina tão grande e tão gostosa. É realmente um lugar mega aconchegante. 

Eu conheci Punta del Este participando do #PuntaBlogTrip2020, em uma viagem com outro blogueiros da América Latina. A organização do evento foi da blogueira uruguaia Cari Fossati e da jornalista Rosanna Freda e contou com o apoio da Prefeitura de Maldonado, Punta Município e do Ministério de Turismo do Uruguai.

Puntablogtrip-piriapolis
Todos os bloqueiros que participaram do #PuntaBlogTrip2020

Participe e deixe seu comentário.