Eu me apaixonei por essa pequena cidade da patagônia argentina. San Martín de los Andes tem vulcão, montanhas nevadas, lagos cristalinos e muita tranquilidade. Confira neste post o que fazer em San Martín de los Andes.
Além de estar rodeada pela Cordilheira dos Andes e da famosa Ruta 40 passar por lá, a cidade tem menos de 50 mil habitantes. Eu conheci SML fazendo a Rota dos 7 Lagos. Veja neste post tudo sobre essa aventura.
A cidade em si é bem pequena. O centrinho é super fofo, cheio de restaurantes, cervejarias, sorveterias e lojas de souvenir. As ruas principais são a Avenida San Martín e a General Roca.
Pelo centrinho, caminhei sem pressa aproveitando para curtir a culinária local e sentindo a calma desse lugar especial. Fiquei admirada de como os motoristas são educados e super respeitam os pedestres.
A fachada da maioria dos imóveis nessa parte da cidade não passam desapercebidas; quase todos têm paredes com detalhes em madeira e pedras. O que dá um ar bem europeu.
Se você gosta de sorvete, como eu, indico as sorveterias Mamushka e a Mamusia. Você também vai ver várias lojas de chocolate. Provei alguns e o que mais gostei foi o chocolate da marca Riche (que também tem em Bariloche). Essa três lojas ficam bem próximas uma das outras na avenida San Martín.
O que fazer
A cidade tem uma praia de areia que é uma gracinha. Eu passei uma tarde descansando ali e admirando a paisagem. O lugar é lindo mas a água do Lago Lácar é bemmm gelada porque é desgelo das montanhas.
Outro passeio é visitar a praia de Quila Quina que fica dentro do Parque Nacional Lanín. Quem não estiver de carro pode pegar o catamarã que sai do trapiche da praia principal.
Eu passei só dois dias em SML e adoraria ter ficado mais tempo para fazer outros passeios. O único que fiz, além de caminhar pelo centro, foi subir no Mirante Bandurrias que tem uma vistas lindas.
O caminho é acessível e fica bem perto da cidade. A trilha tem cerca de 5km e leva uns 30 minutos caminhando até o topo. Lá de cima dá para ver a incrível beleza do Lago Lácar e até a fronteira com o Chile.
Outro Mirante é o Arrayanes, que fica no Caminho dos 7 Lagos, na Ruta 19. O caminho até lá no começo é de asfalto e depois de terra. No topo tem uma passarela e a vista é linda; exatamente contrária da que se tem do Bandurrias porque está do lado oposto.
Ah, em SML também tem um museu do Che Guevara. Eu não visitei mas pelo que li, ele passou uma noite durante uma das suas viagens na cidade e hoje o museu exibe fotografias e outros objetos do Che Guevara.
No inverno, o Cerro Chapelco é muito procurado pelos amantes do ski. Essa estação está a 18km de SML.
E para quem gosta de trekking e aventura, outro passeio é visitar o Vulcão Lanín. Quem estiver bem preparado pode tentar subir os 3.770 metros até o cume. Mas para isso é preciso reservar o passeio que dura o dia todo com uma agência de turismo.
Aproveite também para visitar Bariloche. Aqui as melhores opções e preços de alojamento
Quando ir
Na minha opinião, o verão é a melhor época para visitar San Martín de los Andes porque o clima é bem melhor. Dá para fazer vários passeios e também aproveitar a praia. De dezembro a fevereiro, durante o dia o termômetro pode chegar a 25°C.
No inverno, para quem não liga para o frio e gosta de esquiar, o Cerro Chapelco pode ser uma boa opção. Mas prepare-se para pegar temperaturas abaixo de zero!
Como ir
O aeroporto mais próximo de San Martín é o Aeroporto Chapelco (CPC) que fica a 20km da cidade. Como esse aeroporto é pequeño não há muitas opções de voo.
Outra opção é Bariloche que fica a 182km. Esse aeroporto é bem maior e tem mais opçõs de voos. Super indico voar por lá porque como a oferta aérea é maior, os preços são melhores. Em Bariloche é possível alugar um carro por alguns dias para visitar também Villa la Angostura, depois fazer o caminho dos 7 lagos e ir até San Martín.
Agora que você já sabe o que fazer em San Martín de los Andes, que tal se aventurar pela patagônia argentina?