Segóvia é uma das cidades mais turísticas e belas perto de Madri. Uma visita perfeita para fazer em um bate e volta e se encantar com esse destino. Confira neste post o que fazer em Segóvia.
Um dia é suficiente para conhecer suas principais atrações; o aqueduto romano, a catedral, a sua bela praça e um castelo onde ninguém menos do que Walt Disney se inspirou!
A cidade é tão linda e importante que em 1985, a Unesco declarou Segóvia e o seu aqueduto como Patrimônios da Humanidade.
Beleza arquitetônica
Quando colocamos o pé na parte antiga da cidade, o incrível aqueduto nos dá as boas-vindas. Ele é o cartão postal e sem dúvida o maior atrativo de Segóvia.
Essa obra foi construída pelos romanos entre a segunda metade do século I e o início do século II. O aqueduto está super bem preservado. Atenção aos números, são 167 arcos, quase 30 metros de altura e uma extensão de 16 quilômetros!
Até 1973 o aqueduto servia para levar água até a cidade. Hoje em dia ele está desativado. Quando estamos ali do lado, o seu tamanho impressiona, gente.
Para tirar essas fotos com o aqueduto atrás (onde estou sentada) e ver uma boa parte dele, suba as escadarias que estão ao lado da oficina de turismo do lado direito (Calle de San Juan).
Catedral e plaza mayor
Depois de tirar muitas fotos no aqueduto, logo continuamos o passeio pela Calle Cervantes até chegar a Plaza Mayor. Como toda cidade espanhola que se preze, sempre tem uma praça principal.
A de Segóvia é muito linda; tem um coreto, várias árvores, hotéis e restaurantes ao redor a ao fundo a bela catedral.
A Catedral de Santa Maria de Segóvia tem estilo gótico e por sua beleza é conhecida como a dama das catedrais. Eu não sou chegada em igrejas, mas essa é realmente imponente.
A entrada custa 3 euros e para subir na torre (com visita guiada), 7 euros. Aos domingos, das 9h às 11h da manhã a visita é gratuita mas só é possível ver algumas partes da catedral.
Muralha e bairro judeu
Depois de passear pelo centro da cidade, sugiro visitar o bairro judeu e procurar a Puerta de San Andrés. Ali tem uma pequena oficina de turismo onde pagando um euro é possível caminhar por um trecho da muralha medieval para ter uma vista bacana da região.
Lá em cima tem várias fotos e explicações sobre como era a vida na cidade antigamente. Quando foi construída a muralha tinha quase 3 quilômetros de extensão e hoje em dia algumas partes ainda estão de pé.
Outra cidade perfeita para conhecer em um dia e também perto de Madri é Toledo. Confira as dicas neste post!
Castelo da cinderela
E agora vamos para a última visita e talvez a mais especial, o Alcázar de Segóvia. Olhem as fotos e me digam se vocês já viram esse castelo em algum lugar.
O diretor Orson Welles filmou ali ‘O toque da meia-noite’ e dizem que ninguém menos do que Walt Disney se inspirou nesse castelo para fazer o da cinderela.
Esse edifício foi uma fortaleza militar construído no século XII. Como o alcázar foi reformado várias vezes por diversos reis, tem uma mistura de vários estilos: românico, gótico, mudéjar e renascentista.
A entrada para conhecer essa beleza e as salas do seu interior custa 6 euros. Quem quiser visitar também a Torre de Juan II, paga 9 euros no total.
Procurando hotel em Madri? Então é só clicar neste link que oferece as melhores ofertas pelo Booking
Comidas típicas
Agora que você já sabe o que fazer em Segóvia, além de visitar todos esses monumentos, você não pode ir embora da cidade sem antes provar o famoso ‘cochinillo de Segóvia’ (leitão assado).
A maioria dos restaurantes oferece esse prato por cerca de 18 euros a porção. Outro prato típico são os ‘judiones de la granja’ (feijão branco gigante) com molho. Só não recomendo comer isso no verão porque é um prato bemmm pesado.
Como chegar
A cidade toda é uma graça e uma opção perfeita para fazer um bate e volta. Segóvia fica na região de Castilla y León, a 90 km de Madri.
De carro – Quem quiser alugar um carro para chegar lá é cerca de 1 hora.
De trem – A maneira mais rápida é de trem (saindo da estação de Chamartín). Com o trem de alta velocidade, a viagem é só de 30 minutos. A passagem custa em média 14 euros (ida ou volta).
De ônibus – Essa é a opção mais barata (5 euros) saindo da estação de Moncloa (1h20 de viagem).
Gostou deste post com dicas do que fazer em Segóvia? Escreva a tua opinião nos comentários e também se tiver outras dicas da cidade para compartilhar.