Roteiro de 5 dias em Tenerife

Vem comigo conhecer a ilha de Tenerife e se esbaldar com paisagens vulcânicas, pequenos povoados e muita areia preta nas praias. Neste post você vai ver o que fazer em Tenerife (na parte norte) em 5 dias.

Eu queria muito conhecer Tenerife porque nunca tinha pisado em uma praia com areia preta. Um dos maiores atrativos dessa ilha é o fato dela ser vulcânica. Ao todo são 33 vulcões espalhados pelas Ilhas Canárias e 11 deles estão em Tenerife.

A areia é dessa cor porque vem da erosão de pedras vulcânicas que um dia foram lava. Em Puerto de la Cruz tem algumas praias com areia escura. Achei a areia meio grossa e com muitas pedras mas curti a experiência mesmo assim. E não se preocupem que ela não mancha a pele.

Onde fica?
Vamos lá! Tenerife é uma das 7 ilhas que estão no arquipélago espanhol das Canárias. As outras seis são Fuerteventura, Lanzarote, El Hierro, La Palma, La Gomera e Gran Canaria.

Apear das Canárias serem território espanhol, elas ficam mais perto da África do que da Espanha. As ilhas estão ¨ao lado¨ do Marrocos e do Saara, no Oceano Atlântico. De avião são três horas de voo saindo de Madri.

Quantos dias?
Eu estive em Tenerife no mês de junho (verão europeu) e fiquei cinco dias na ilha, conhecendo só a parte norte mesmo. Dormi todo os dias em Puerto de la Cruz e usei a cidade como base para fazer muitos passeios bate e volta.

Para conhecer a ilha toda ou mais regiões, aconselho ficar uma semana pelo menos. Confira o roteiro que fiz em 5 dias e as principais atividades para fazer em Tenerife (norte).

oquefazeremtenerife1
A bela Puerto de la Cruz

Acabei não conhecendo tantas cidades como gostaria porque eu só tinha meio dia. Fiz passeios de manhã e de tarde voltava para a pousada porque tive que trabalhar. Mas se você tiver mais tempo livre, consegue visitar duas cidades no mesmo dia tranquilamente, principalmente se alugar um carro.

Puerto de la Cruz (dia 1 e dia 2)
Eu achei a cidade bonita e tem alguns lugares legais pra visitar. Puerto de la Cruz fica no noroeste da ilha. O ponto que mais amei de lá foi o Lago Mártianez. É um complexo de piscinas ao ar livre com água do mar e a melhor parte é que o preço é super acessível, gente.

Esse lugar foi construído literalmente sobre o mar. São 33 mil metros quadrados onde tem um lago artificial rodeado por 7 piscinas, pequenas ilhas, esculturas, vegetação tropical e muitas pedras vulcânicas ao redor. Um passeio super legal tanto para adultos como para ir com crianças.

A entrada ao Lago Mártianez custa cinco euros e dá para passar o dia todo lá. Esse preço inclui o uso de cadeiras de praia, duchas e vestiário. Você pode levar um lanche ou também comprar ali. Tem um restaurante e vários quiosques com sanduíches e bebidas. Eu suuuuper recomendo visita. Nunca estive em um lugar natural como esse.

Logo ao lado do Lago Mártianez tem uma praia de areia preta. As mais urbanas próximas dali são Playa de Martiánez e Playa de San Telmo. Lembre de levar chinelo porque tem várias pedrinhas e caminhar nessa areia não é muito confortável.

oquefazeremtenerife
As praias de areia preta de Puerto de la Cruz

Também recomendo passear pelo calçadão que tem umas vistas belíssimas ao lado do mar até chegar ao pequeno porto. Puerto de la Cruz tem várias praças bonitas e ruazinhas estreitas pra se perder.

tenerife-puertolacruz
Essa é a praça principal da cidade

Fique de olho na vegetação que é exuberante. Você vai ver várias dragos milenários, uma planta que parece uma árvore mas não é. Reza a lenda que ao morrer, os dragões se transformavam em dragos.

O mais famoso de todos fica em Icod de los Vinos e tem cerca de 800 anos! O drago é uma espécia nativa da região da Macaronésia.

tenerife-drago
O famoso drago

Aproveite também para procurar alojamento em Tenerife! Confira este link que tem ótimas ofertas pelo Booking.

Garachico (dia 3)
Minha próxima parada foi a 29 quilômetros de Puerto de la Cruz. Visitei Garachico, um pequeno povoado que guarda um tesouro natural. Eu fui de ônibus. Aliás, usei transporte público para visitar todas as outras cidades que conheci em Tenerife.

Para chegar lá passei por várias plantações de bananeiras. Tenerife tem muitas subidas e descidas e Garachico fica lá embaixo, bem ao lado do mar.

A cidade tem apenas 30 quilômetros quadrados e pouco mais de cinco mil habitantes. Essa charmosa localidade foi o porto mais importante da ilha no passado até que em 1706 boa parte do vilarejo ficou soterrado pela lava quando o Vulcão Trevejo entrou em erupção.

Garachico tem um pequeno centro histórico com bonitos casarões, igrejas e praças. Uma dica, sente em algum dos restaurantes que estão perto da praça principal e peça um queijo assado ou batatas amassadas (que eles chamam de papas arrugadas) com o famoso mojo picón (molhos típicos dessas ilhas). Tem o verde e o vermelho, eu gostei mais do vermelho.

Agora vamos para a maior atração de Garachico, as piscinas naturais El Caletón. Elas ficam ao lado do Castelo San Miguel. Esse é um lugar realmente diferente. Quando a lava do Vulcão Trevejo entrou em contato com o mar, grandes poças se formaram e com o tempo isso virou um belo ponto turístico.

tenerife-garachico

O El Caletón são piscinas naturais rodeadas de rochas. Se você não tiver medo de água fria, aproveite pra dar um mergulho nesse lugar único. E a melhor parte, é gratuito entrar nas piscinas. Só lembre de levar uma toalha e chinelo de dedo.

La Orotava (dia 4)
Continuando com nosso passeio sobre o que fazer em Tenerife, no quarto dia visitei La Orotava. Esse lugar é famoso por preservar vários casarões com as típicas sacadas feitas de madeira trabalhada. Orotava fica só a 6 quilômetros de Puerto de la Cruz.

O lugar mais famoso de lá é a Casa de los Balcones, do século XVII. A entrada custa 5 euros. Lá dentro é possível ver como eram os móveis, peças de decoração e conhecer mais sobre a história e tradições canárias.

laorotava-casabalcones

O centro de Orotava é mega fofo e tem várias ruazinhas bonitas e igrejas espalhadas. Outro ponto que adorei foi a Plaza de la Constitución (a principal) e o Liceo del Taoro que é um café, restaurante e também uma associação cultural.

oquefazeremtenerife
A bela fachada do Liceo del Taoro

Vença a preguiça e suba as escadarias porque a vista dali é linda e vale o passeio por dentro do casarão e pelos Jardins Victoria que ficam logo ao lado. A entrada é gratuita.

Também tive a sorte de conhecer a cidade quando estavam preparando o famoso tapete colorido com areia vulcânica em comemoração ao Corpus Christi. Isso foi na metade de junho. O tapete é feito manualmente por várias pessoas na frente da prefeitura e fica exposto só por alguns dias.

oquefazeremtenerife

Vulcão Teide (dia 5)
No último dia decidi conhecer o ponto mais alto da Espanha, o vulcão Teide. Acabei comprando uma excursão porque de transporte público ficava complicado porque tinha só um ônibus pra ir e outro pra voltar no fim da tarde e o meu voo saía nesse mesmo dia.

teide-tenerife

Se quiser acompanhar como foi a visita, escrevi este post com muita informação legal pra quem quer conhecer o Teide.

Carro ou transporte público?
A melhor opção para se locomover em Tenerife é alugando um carro. Eu fui sozinha então acabei escolhendo viajar de transporte público.

Achei que  o sistema de ônibus funciona bem e que cobre o trajeto até as cidades mais turísticas, mas o ponto negativo é que dá para conhecer menos lugares porque os ônibus vão parando bastante e porque a frequência também não é grande. Só para ter uma ideia de preço, uma passagem de Puerto de la Cruz a La Orotava foi cerca de 4 euros.

Onde se hospedar
Eu passei 4 noites na Pensión Los Geranios (nota 8.7 no Booking) e gostei bastante. Ótima relação preço x qualidade.

A localização é excelente, fiz tudo a pé. Os quartos são simples, mas têm frigobar e a pousada é bem limpa e tranquila.

Quem quiser conhecer pequenos povoados e as praias de areia preta (como eu fiz), indico se hospedar no norte de Tenerife. Já o sul é para quem quiser curtir resorts e praias de areia dourada.

Se você quiser se alojar em outras cidades de Tenerife, confira este link que tem ótimas ofertas do Booking.

Como ir
Tenerife tem dois aeroportos. O aeroporto do norte (TFN) é o mais próximo da região das piscinas naturais, das praias com areia preta e dos pequenos povoados. Já o aeroporto do sul (TFS) fica mais perto das praias com areia dourada e dos resorts.

Quando ir
O bom clima das ilhas atrai turistas o ano todo, principalmente por ter muitas horas de sol. No verão costuma fazer 25°C e no inverno, 18°C.

A alta temporada é justamente nos meses de inverno europeu (dezembro a março). Quando estive lá em junho, de dia andava de camiseta e de noite só com um casaquinho. A temperatura oscilou entre 25°C e 20°C.

Gostou destas dicas? Agora que você já sabe o que fazer em Tenerife, tem mais alguma dica pra compartilhar?

Participe e deixe seu comentário